• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Obra de complexo multiuso ganha produtividade com sistema RECUB

ULMA Construction

Obra de complexo multiuso ganha produtividade com sistema RECUB

Formas recuperáveis da ULMA garantem agilidade e economia na obra do complexo Trend 24 em Porto Alegre

Na conhecida esquina da 24 de Outubro com a Nova York, na capital gaúcha, esta em execução a obra do complexo multiuso Trend 24 da construtora Maiojama. Construído em uma área de 44.579,58 m², o projeto inclui um edifício corporativo com 52 unidades, um edifício Office com 160 conjuntos, e um edifício residencial com 138 unidades, além de uma área comum com 43 lojas e uma ampla praça de alimentação.

Desafio

Devido ao grande número de unidades para serem executadas em um curto prazo de entrega, previsto para Agosto de 2015, o maior desafio da construtora foi encontrar soluções que garantissem agilidade e alta produtividade, principalmente na execução das lajes, de modo que mantivessem o conceito de obra limpa, já implantando pela Maiojoma. Para que tudo isso fosse atendido, os engenheiros da obra optaram por utilizar um sistema conhecido como laje nervurada.

“Trata-se de um modelo estrutural em que os vãos livres são apoiados em pilares que recebem capteis, que são maciços para suportar essa laje, e praticamente não tem vigas”, explica o engenheiro Alfredo Kuhn, supervisor da obra. “É um sistema simples que atende a vãos livres, com isso facilita o pé direito maior”. Conclui.

Solução

Para garantir a eficiência na execução das lajes nervuradas é importante utilizar fôrmas e escoramentos que atendam as especificações da obra. Nesse empreendimento, foi utilizado o Sistema de Escoramento e a Fôrma Recuperável RECUB, da ULMA. Este sistema alia o escoramento, as fôrmas e os escoramentos remanescentes no mesmo produto, dando muito mais dinamismo nessa fase da obra.

O Sistema RECUB é composto por módulos e é muito fácil de montar. Uma pessoa sozinha consegue atingir a produção média de 8 metros quadrados por hora. De acordo com o Alfredo, uma das explicações para toda essa agilidade é o fato do sistema exigir menos o lado criativo do operário e utilizar mais o lado racional do sistema.

“A gente já tinha uma ideia inicial de que era muito bom, mas realmente nos surpreendeu. A gente conseguiu acelerar a obra, estamos com os prazos na frente em função da produtividade”

As formas são colocadas sobre uma grelha modular formada por duas peças: as longarinas e as travessas. Esse conjunto pode ser apoiado por escoras ou torres, dependendo da altura do pavimento.

Para a concretagem é utilizado concreto armado que forma uma espécie de capa sobre as fôrmas e preenche os espaços vazios, garantindo estabilidade estrutural com menos consumo de aço e concreto.

Todos esses fatores resultaram na satisfação de toda equipe de engenharia da construtora Maiojama:“A gente já tinha uma ideia inicial de que era muito bom, mas realmente nos surpreendeu. A gente conseguiu acelerar a obra, estamos com os prazos na frente em função da produtividade”. Ressalta a engenheira líder da obra, Fernanda Gerhard.

Os três edifícios juntos somam 48 pavimentos que serão construídos com essa mesma técnica. No total, estão sendo utilizadas mais de 4 mil cubetas, o equivalente a 3,5 mil metros quadrados do sistema RECUB. 

Descrição do Produto

Forma Recuperável RECUB: A Fôrma Recuperável RECUB é um moderno e completo sistema para execução de lajes nervuradas, onde as cubetas, o escoramento e o reescoramento unem-se num único equipamento. As cubetas são reforçadas com chapas metálicas nas bases, garantindo durabilidade e evitando deformações durante a concretagem e desforma. São apoiadas numa grelha metálica e escoradas por torres ou escoras, permitindo uma execução rápida e segura quando comparado aos sistemas convencionais.

Descrição da Obra
Proprietário da obra: Construtora Maiojama
Contratante:Construtora Maiojama
Local da obra:Porto Alegre (RS)
Data de entrega:Agosto de 2015
Fornecedor:ULMA
Nome do Produto:Sistema de escoramento e forma recuperável RECUB
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos da ULMAdisponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro