• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Piso Tátil facilita o deslocamento de deficientes visuais em metrô paulistano

Grupo Ivaí

Piso Tátil facilita o deslocamento de deficientes visuais em metrô paulistano

Resistentes e antiderrapantes, os Pisos Podotáteis Ivaí foram aplicados com sucesso na estação Marechal Deodoro.

Estudo de Caso: Pisos Podotáteis Ivaí / Metrô Marechal Deodoro



Piso Tátil facilita o deslocamento de deficientes visuais em metrô paulistano

Proprietário da obra: Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Contratante: Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Local da obra: São Paulo - SP.
Fornecedor: Grupo Ivaí.
Nome do Produto: Pisos Podotáteis.

DESCRIÇÃO DO LOCAL


Inaugurada em dezembro de 1988, a estação Marechal Deodoro pertence a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Construída em uma área de 12.580 m2, no centro da cidade, possui capacidade para suportar até 20 mil passageiros por hora.

A estação encontra-se enterrada com mezanino de distribuição e plataformas laterais sobrepostas, estrutura em concreto aparente e aberturas para iluminação natural. Também possui acesso para pessoas portadoras de deficiência.

DESAFIO

Considerada uma “estação modelo” no quesito acessibilidade, o metrô Marechal Deodoro tem tomado várias providências ao longo dos últimos anos para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, entre as quais: instalação de elevador entre o acesso e a plataforma; instalação de cancela na linha de bloqueios, para facilitar a circulação de usuários em cadeira de rodas; e adequação dos sanitários públicos, possibilitando sua utilização por pessoas com mobilidade reduzida.

Para permitir e orientar o direcionamento e o deslocamento de pessoas portadoras de deficiência visual, desde os acessos até o local de embarque nas plataformas, tornou-se necessária a instalação de um piso tátil. Este tipo de piso permite que o corpo receba a informação através da sensação tátil da planta dos pés. Pessoas cegas ou de baixa visão têm as sensações táteis aguçadas e através dos pés sentem diferentes relevos no solo. A instalação do Piso Tátil garantiria então uma linguagem que pode ser decodificada e entendida, gerando orientações para a mobilidade.

Devido ao elevado número de pessoas que circulam diariamente pela estação, a escolha do piso exigia um produto de alta resistência e durabilidade, que aliasse também características antiderrapantes.

SOLUÇÃO

Fornecido pelo Grupo Ivaí, o Piso Tátil aplicado na estação possui cores vibrantes e textura diferenciada, sendo utilizado como piso de alerta nas escadas e nas bordas das plataformas, possibilitando assim a circulação com autonomia no interior da estação.

Como explica Jefferson Maurício, diretor comercial do Grupo Ivaí, “a estação do Metrô Marechal Deodoro escolheu o Piso Podotátil Ivaí por se tratar de um produto antiderrapante e de alta resistência, ideal para um local de alto fluxo de pessoas”. Jefferson destaca a tradição da empresa, que atua no mercado há mais de 30 anos oferecendo pisos com qualidade, beleza, cores variadas e design criativo. Na instalação dos Pisos Táteis, também foram considerados os critérios estabelecidos nas normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A linha de pisos podotáteis do Grupo Ivaí apresenta produtos em alto-relevo, com textura e volumetria especiais para deficientes visuais, auxiliando no caminhar e desenvolver rotas em calçadas, shoppings, estacionamentos e outros ambientes através da sensação nos pés, tendo inclusive modelos direcionais, pisos para alerta, parada, entre outros.

Piso Tátil facilita o deslocamento de deficientes visuais em metrô paulistano
Cores disponíveis

Os pisos podotáteis do Grupo Ivaí possuem dimensões ideais para colocação entre outros tipos de pisos e em qualquer tipo de obra: 25 X 25 X 2,5 cm.

Redação AECweb


Conheça mais produtos do Grupo Ivaí disponíveis no Canal de Especificação Online

Veja também outros destaques da Grupo Ivaíno Portal AECweb

Complete seu cadastro