• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Placas cimentícias revitalizam as paredes de concreto de túneis e mergulhões

Brasilit

Placas cimentícias revitalizam as paredes de concreto de túneis e mergulhões

A Obra dos túneis do Aeroporto de Brasília contou com mais de 9 mil m² de Placas Cimentícias Impermeabilizadas da Brasilit, que garantiram resistência a intempéries e estética diferenciada

Mergulhão - Brasília - Placas Cimentícias

No acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek – foi executado um mergulhão (túnel) de, aproximadamente, 708 m de comprimento. Entre fevereiro e abril de 2016, a obra, sob responsabilidade da Trier Engenharia, passou pela etapa de revitalização das superfícies de concreto, executada pela NTC Construções.

Desafio

A principal necessidade estava em cobrir as irregularidades das paredes de concreto do mergulhão. Para tanto, exigia-se o uso de um material que garantisse a execução de uma fachada bem alinhada e com prumo perfeito, resistente e de fácil manutenção. No entanto, como explica Paulo Jorge Martins Antunes, diretor de produção da NTC Construções, existiam algumas implicações a serem resolvidas.

“O prazo era muito escasso, com o agravante da execução da fachada precisar ser coordenada em conjunto com outras especialidades em obra. Além disso, o passeio ainda não estava pronto, ou seja, a fachada não poderia ser apoiada no chão. Dessa maneira, precisaríamos fazer uma estrutura autoportante com apoio somente na parede”, afirma.

Estrutura AutoportanteSolução

A solução foi aplicar as Placas Cimentícias Impermeabilizadas Brasilit de 10mm com a borda quadrada na em uma área de mais de 9 mil m². O produto foi instalado o mais próximo possível à parede para manter o perfeito alinhamento e o prumo, com juntas assumidas de 1 cm. A execução completa, incluindo a estrutura, durou dois meses.

“Com as placas cimentícias da Brasilit foi possível regularizar a superfície de concreto, ocultar manchas na tonalidade do concreto, tampar a condensação nas paredes e esconder a infiltração. Posso dizer que o material custou 50% do valor a ser dispendido, caso optássemos por regularizar as paredes com massa de reboco”, explica Antunes.

Mas esses não foram os únicos benefícios, pois além de proporcionar um excelente aspecto estético diferenciado à construção, as fachadas, com Placas Cimentícias Impermeabilizadas Brasilit, garantem elevada resistência mecânica e resistência a intempéries. E com a aplicação de verniz anti-grafite (anti-pichação), a limpeza de qualquer tipo de vandalismo e manutenção fica facilitada.

Fachada Cimentícia

“A Brasilit também nos apoiou em todo o momento, desde a fase de pré-obra até o final. Essa assistência técnica, em conjunto com as condições de logística e de entrega, foi determinante para o êxito do projeto. Estamos satisfeitos”, elogia o diretor.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

As placas cimentícias desenvolvidas pela Brasilit são ideais para a construção de sistemas construtivos industrializados. Fabricadas com a tecnologia CRFS (cimento reforçado com fio sintético), não contêm amianto e são ideais para utilização em fechamento de paredes estruturais e paredes de vedação, seja em ambientes externos ou internos. A empresa oferece uma solução completa que inclui perfis, acessórios e tratamentos para juntas e está disponível em todo território nacional.

Leia mais sobre a versatilidade e estética das placas cimentícias

Descrição da Obra
Local: Brasília (DF)
Data (aplicação da placa cimentícia): Início: Março de 2016 / Término: Abril de 2016
Contratante: Trier Engenharia
Proprietário da obra: DER
Empresa que executou a obra (placa cimentícia): NTC Construções
Fornecedor: Brasilit
Produto: Placas cimentícias
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Brasilitno Portal AECweb

Complete seu cadastro