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Catter Engenharia

Projeto em BIM garante alto detalhamento de obra em Rodovia Federal

Com softwares de última geração – AutoCAD Civil 3D, Infraworks e Navisworks –, a Catter Engenharia fez o projeto de adequação geométrica da interseção rodoviária

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Visualização aérea da rodovia feita em BIM (foto: divulgação/Catter Engenharia)

A BR-392 é uma importante Rodovia Federal localizada no Rio Grande do Sul. Com 718,8 quilômetros de extensão, liga o município do Rio Grande (ao sul) à Porto Xavier (ao norte), que fica próximo à fronteira com a Argentina.

DESAFIO

Com o sistema viário do tipo "trevo de quatro folha", a interseção apresenta uma deficiência no atendimento ao tráfego intenso, principalmente quanto ao entrelaçamento de veículos. Por isso, houve a necessidade do alargamento viário com a implantação de uma faixa de tráfego adicional – em cada sentido – sob o viaduto.

Para concretizar essa obra, a concessionária buscou uma empresa para elaborar um projeto rico em detalhes que ajudasse a prever a implantação de faixas de mudança de velocidade e acostamentos, assim como a inserção de muros de contenção, dispositivos de drenagem e sinalização.

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Detalhe da conexão entre a barreira rígida e a defensa metálica (foto: divulgação/Catter Engenharia)

SOLUÇÃO

A Catter Engenharia, especialista em projetos de engenharia e viabilizações de soluções na área de infraestrutura de transportes, foi acionada para ajudar na etapa que antecederá a obra.

Para isso, utilizou um modelo 3D com o uso de plataformas que seguem o conceito BIM, permitindo aos projetistas e à equipe da concessionária a visualização da rodovia com as intervenções necessárias.

Segundo André Pita, sócio proprietário da Catter Engenharia, a empresa lançou mão dos softwares AutoCAD Civil 3D, InfraWorks e Navisworks para garantir o alto nível de detalhamento do projeto.

“O AutoCAD Civil 3D, por exemplo, é imprescindível para este trabalho, pois fornece de forma mais efetiva a interpolação dos pontos do terreno natural e a confecção do Modelo Digital do Terreno (MDT), como também a elaboração do projeto executivo de geometria”, explica.

A modelagem foi feita a partir de uma sobreposição no AutoCAD Civil 3D entre a situação atual da rodovia e o cenário do projeto. Depois, o resultado foi inserido no Infraworks, que agregou a superfície do solo (realizado na base de mapas Bing), cobrindo as áreas onde a topografia convencional não alcançou. A última etapa envolveu o uso do Naviswork para verificar o projeto como um todo.

“A execução do projeto em BIM permitiu uma integração mais completa dos projetos interdisciplinares, facilitando a verificação de interferências numa dimensão que o modelo convencional em 2D não fornece”, finaliza Pita.

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Vista do alargamento da pista sob o viaduto (foto: divulgação/Catter Engenharia)

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

A Catter Engenharia realiza projetos de geometria e terraplenagem; hidrologia e drenagem; estudo de viabilidade; projetos As Built; controle de qualidade; aerofotogrametria por drones e projetos em BIM.

DescriÇÃo da Obra
Local: BR-392 | Rio Grande do Sul (RS)
Prestador do serviço: Catter Engenharia
Serviço: Elaboração de projetos
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