• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Revestimento da N. Didini proporciona transparência em fachada de colégio

N. Didini

Revestimento da N. Didini proporciona transparência em fachada de colégio

Painéis de Cobre Patinado Perfurado foram fixados em toda a fachada, assegurando estética e durabilidade

O Colégio Mopi Itanhangá está localizado em uma área urbana bastante arborizada do Rio de Janeiro. Com projeto de ampliação assinado pelo escritório Mareines+Patalano Arquitetura, o complexo foi arquitetado com quatro volumes separados que se conectam por meio de varandas de circulação. Dois desses blocos estão voltados para uma avenida e contam com salas de aulas. Os outros dois volumes encontram-se direcionados para a reserva florestal da Tijuca e abrigam as salas com aulas complementares de arte, ciências e computação, além da biblioteca.

A fachada principal, composta por painéis presos a uma estrutura de madeira eucalipto laminada de reflorestamento, lembra uma floresta com formas abstratas de árvores. Durante o dia, o exterior do edifício é opaco por fora e semitransparente por dentro, enquanto à noite, o prédio adquire uma transparência realçada pelas cores presentes no interior da escola. As tonalidades atravessam a fachada, dando a impressão de que o colégio é um organismo vivo.

Desafio

N.DIDINI

Para que a fachada se concretizasse, era necessária a utilização de um material metálico e durável, que dispensasse manutenção e ainda possibilitasse a perfuração. O principal objetivo do projeto era criar uma comunicação entre as salas de aulas e o entorno repleto de vegetação.

Além disso, o material deveria conectar-se com uma estrutura de madeira – a principal estrutura da fachada, que representava o tronco das árvores.

Solução

O Cobre Patinado Perfurado, fornecido pela N.Didini, proporcionou estética e acabamento final necessários para que a fachada se tornasse marcante e representasse a vegetação do entorno do projeto. Por meio da transparência da fachada, os alunos podem admirar a presença da natureza constantemente.

Para fixar os Painéis de Cobre Patinado Perfurado, a N. Didini inseriu uma estrutura metálica auxiliar entre as vigas de madeira principais. Os painéis têm clips de cobre sobre toda a extensão da fachada. “O resultado é a harmonia criada pela frente em forma de árvore que reflete a preocupação ecológica do colégio”, revela Rafael Coelho, diretor comercial da N. Didini.

O material em forma de bandejas BJ-60 foi fixado através de clips de cobre em uma estrutura metálica auxiliar durante dois meses de trabalho.

Descrição do Produto

O Revestimento especial em cobre, fabricado pela N. Didini, é disponibilizado em três modelos: Cobre Natural, sem oxidação e verniz; Cobre Laqueado, adequado para estabilizar a oxidação do metal; e Cobre Patinado, sistema patenteado pela marca para produzir a oxidação do cobre.

Descrição da Obra
Escritório: Mareines+Patalano Arquitetura
Contratante: Colégio Mopi Itanhangá
Local da obra: Itanhangá, Rio de Janeiro
Data da obra (Instalação): Início: 2012
Fornecedor: N. Didini
Nome do produto: Revestimento especial de Cobre
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos desse [fornecedor] disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da N. Didinino Portal AECweb

Complete seu cadastro