• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Revestimento SONOGUARD® garante impermeabilidade no Mineirão

BASF

Revestimento SONOGUARD® garante impermeabilidade no Mineirão

Mais de 8 mil m² da solução da BASF foi aplicada nos vestiários, banheiros, áreas médicas e em todas as instalações da área operacional do Estádio

SonoguardFoi no entorno da Lagoa da Pampulha que um gigante surgiu com a alcunha de segundo maior estádio de futebol do mundo. Quase 50 anos depois de sua inauguração, o Estádio Governador Magalhães Pinto – popularmente conhecido como Mineirão – receberá o evento que fará jus à sua grandiosidade: a Copa do Mundo FIFA 2014.

Para isso, uma reforma foi executada para deixar o complexo pronto para comportar mais de 62 mil torcedores de todo o mundo.

De acordo com Marcelo Fontes, arquiteto do escritório BCMF, “o projeto tinha como objetivo apresentar um novo Mineirão que vai além da sua função de arena esportiva de alto nível, oferecendo também um conjunto de serviços de lazer, comércio, cultura e entretenimento para a cidade. O Estádio precisava transformar-se em um novo polo de atividades, integrado à paisagem modernista do complexo de turismo e lazer da Pampulha”.

Desafio

Para o projeto se adequar aos padrões determinados pela FIFA, era necessário realizar uma adequação quantitativa e qualitativa dos espaços de atendimento ao público e das áreas técnicas e operacionais do estádio. Dentro desse cenário, as construções de novos banheiros, postos médicos e vestiários exigiam, obrigatoriamente, soluções para impermeabilização.

Ao mesmo tempo, manter o aspecto rústico da estrutura passava por intervenções que, apesar de radicais, deveriam dialogar com a edificação existente. Materiais ‘crus’ e ‘pinturas’ de múltipla função precisavam atender essa estética.

"A obra possuía algumas características extremas: escala urbanística de, aproximadamente, 300 mil m², prazo de execução muito apertado e a utilização de espaços por multidões - cerca de 60 mil espectadores. Além de todo o pessoal que trabalha na operação. Por tudo isso, os produtos tinham que oferecer facilidade e agilidade de aplicação e, ao mesmo tempo, resistência ao tráfego intenso”, diz Marcelo.

Solução

As questões de impermeabilidade foram atendidas com o SONOGUARD®, revestimento da BASF muito superior aos sistemas tradicionais, já que é extremamente leve e funciona como revestimento final, destacando-se pela estética e textura.

“Por ser uma solução impermeabilizante e, ao mesmo tempo, com características antiderrapantes e de resistência ao fluxo intenso de pessoas e veículos, o SONOGUARD® eliminou a necessidade de vários níveis de acabamento para se obter um piso impermeável acabado – regularização, manta, proteção mecânica, contrapiso e revestimento. Dessa forma, reduziu a sobrecarga sobre a laje e gerou redução do tempo de execução”, conta o arquiteto.

Por ser uma solução impermeabilizante e, ao mesmo tempo, com características antiderrapantes e de resistência ao fluxo intenso de pessoas e veículos, o SONOGUARD® eliminou a necessidade de vários níveis de acabamento para se obter um piso impermeável acabado – regularização, manta, proteção mecânica, contrapiso e revestimento

A aparência do produto também é ressaltada pelo profissional, já que “a impermeabilização pode ser deixada aparente e conceitualmente estava adequada à estética pretendida”.

O produto da BASF foi aplicado nos vestiários dos atletas, comissão técnica e árbitros; nas áreas médicas; nas cozinhas de apoio das áreas de hospitalidade; nos banheiros para os espectadores; nos postos médicos; e em todas as instalações sanitárias da área operacional do Estádio, somando, ao todo, aproximadamente oito mil m².

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

SONOGUARD® da Basf é um revestimento impermeabilizante de poliuretano, antiderrapante, ideal para áreas expostas sujeitas ao tráfego de veículos e pedestres. É um produto de cura rápida, moldado in-loco, aplicado a frio, sem riscos de incêndio e de fácil aplicação. SONOGUARD® dispensa o uso de telas de reforço e / ou camada de proteção mecânica, e é extremamente leve se comparado a sistemas de impermeabilização tradicionais. Funciona como revestimento final, destacando-se pelo aspecto estético e textura.

Descrição da Obra
Escritório: BCMF Arquitetos
Local da obra: Estádio do Mineirão, Minas Gerais (MG)
Data das obras: Início: 2010 / Término: 2012
Fornecedor: BASF S.A.
Produto: SONOGUARD®
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da BASFno Portal AECweb

Complete seu cadastro