O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta CimaFornecedores
  • Seta CimaProdutos
  • Seta CimaArquitetura
  • Seta CimaEquipamentos
  • Seta CimaRevista Digital
  • Seta CimaWeb Seminários
  • Seta CimaConexão AEC
  • Seta CimaBlog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou ProdutoUtilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > Revestimentos intumescentes garantem proteção contra o fogo no IMS

Unifrax

Revestimentos intumescentes garantem proteção contra o fogo no IMS

Aplicados na sede de São Paulo, o revestimento intumescente Nullifire SC801-120 e a selagem corta-fogo KBS Panel Seal resistem por até duas horas de incêndio

Proteção externa contra incêndio
Revestimento intumescente Nullifire SC801-120
garante total proteção contra o fogo ao IMS
(foto: divulgação/Pillar Firestop)

O IMS (Instituto Moreira Salles) promove exposições de artes plásticas do Brasil e do exterior. Com unidades em Poços de Caldas (MG) e Rio de Janeiro (RJ), uma nova sede foi concebida em São Paulo (SP), mais precisamente na Avenida Paulista.

Distribuído em 7 mil m², o complexo possui sete andares, todos com pé-direito duplo. Cerca de 1,2 mil m² são destinados a exposições. Além disso, é composto por cineteatro, biblioteca, salas de aula, loja com livraria e restaurante.

DESAFIO

Tratando-se de uma edificação construída para um centro cultural, com amplo acervo de artes, foi necessário atender as exigências das Instruções Técnicas 8 e 9 do decreto estadual do Corpo de Bombeiros de São Paulo para garantir proteção contra incêndios.

Dessa forma, exigiu-se a instalação de uma proteção passiva contra incêndio na edificação. Por questões arquitetônicas, foram escolhidos um revestimento intumescente para as estruturas metálicas, além de uma solução com selo corta-fogo tipo ablativo para selar as aberturas periféricas e internas, que precisariam resistir por um bom tempo ao contato com fogo.

SOLUÇÃO

Proteção interna contra incêndio
Em caso de incêndio, os revestimentos Nullifire
SC801-120 e KBS Panel Seal garantem duas
horas de proteção contra chamas
(foto: divulgação/Pillar Firestop)

A All´e Engenharia – construtora da obra – contou com o suporte da Unifrax – especializada em produtos isolantes e de proteção contra incêndio. A empresa não apenas forneceu os revestimentos intumescentes e ablativos Nullifire SC801-120 e KBS Panel Seal, como também treinou os instaladores da Pillar Firestop – aplicador credenciado pela empresa.

O Nullifire SC801-120 foi utilizado nas estruturas metálicas internas e externas da edificação, enquanto o KBS Panel Seal foi aplicado na selagem dos shafts e da fachada em pele de vidro.

Em caso de incêndio, as estruturas metálicas estarão protegidas, pois as soluções da Unifrax evitam o rápido alastramento das chamas (os produtos garantem até duas horas de proteção contra o fogo). Dessa forma, os ocupantes poderão evacuar a edificação com mais segurança e as brigadas de incêndio terão mais tempo para atuar.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

Nullifire SC801-120 é uma película de revestimento intumescente à base de água, recomendada para proteção contra incêndios em estruturas de aço. Possui cor branca, mas pode ser fornecida em outras cores mediante consulta prévia. Conta, ainda, com baixa quantidade de VOC (Composto Orgânicos Voláteis).

KBS Panel Seal é um revestimento indicado para selagem de aberturas periféricas da edificação e shafts de aberturas entre pisos e paredes. O produto é certificado pela FMglobal (Factory Mutual Global).

Leia mais:
Os riscos de incêndio na edificação: como minimizar o problema

Local: São Paulo (SP)
Data da obra: Início: janeiro de 2016 | Término: fevereiro de 2017
Contratante: All´e Engenharia
Fornecedor: Unifrax
Produtos: Nullifire SC801-120 e KBS Panel Seal
Empresa responsável pela aplicação: Pillar Firestop
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Unifraxno Portal AECweb

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.