• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Robô permitiu demolição controlada de chaminé em antiga fábrica de cimento

FURACON

FURACON

Furacon Sistemas de Cortes e Perfurações em Concreto LTDA - EPP

Serviços
Rua Pedro Jose Lorenzini, 156CentroSão Caetano do Sul-SP-Brasil
Telefone:(11) 4224-4697

Robô permitiu demolição controlada de chaminé em antiga fábrica de cimento

Controlado via Bluetooth, o Robô Demolidor da Furacon atendeu todas as exigências de segurança. Além disso, executou o serviço antes do prazo estipulado pela contratante

robo-demolidor-em-servico
O Robô Demolidor possui braço articulado de 4,5 metros de comprimento (foto: divulgação/Furacon)

Localizados na cidade de Itapeva, interior de São Paulo, os antigos galpões que abrigavam uma fábrica de cimento (CIA de Cimento Portland Maringá) passaram por profunda intervenção. Ao final, uma das três chaminés – com 47 metros de altura – apresentava defeitos estruturais e, por isso, precisava ser demolida.

DESAFIO

robo-demolidor-chamine
O Robô Demolidor é controlado a distância via Bluetooth
(foto: divulgação/Furacon)

A Lafarge, contratante e proprietária da fábrica de cimento, havia feito estudos de vários métodos de demolição, como implosão, explosão e demolição manual com ferramentas pequenas. Entretanto, essa última escolha ocasionou um acidente e a obra precisou ser interrompida por um período de oito anos.

Devido às condições da chaminé, a principal exigência da obra era quanto à segurança do trabalho. Dessa forma, era preciso encontrar uma empresa que tivesse tecnologia e know-how para viabilizar a demolição a distância, sem executar cortes com serras, fios diamantados ou marteletes elétricos.

O serviço também precisava ser realizado com o máximo de cuidado para não afetar as chaminés próximas, nem gerar ruídos, além de evitar o colapso da estrutura.

SOLUÇÃO

“Foi apresentado aos dirigentes, responsáveis técnicos e departamento de segurança do trabalho um projeto pioneiro e inédito no Brasil de demolição com robô controlado a distância via Bluethoth. Após a demonstração do processo que seria utilizado, os representantes da Lagarge tiveram absoluta certeza de que esse processo seria o adequado”, explica Alberto Libanio, diretor-presidente da Furacon, empresa que forneceu a tecnologia e o serviço.

O Robô Demolidor foi colocado sobre uma plataforma e erguido com auxílio de um guindaste a 60 metros de altura. Ele fez a demolição da chaminé de cima para baixo a fim de evitar o colapso da estrutura. Com isso, foi possível garantir a segurança das demais chaminés e dos próprios trabalhadores que estavam no solo, a uma distância segura da estrutura (aproximadamente 100 metros).

“O serviço foi concluído em tempo recorde, com alta tecnologia e sem nenhum acidente, tudo o que o cliente precisava depois de o trabalho ter parado por muitos anos sem uma solução”, destaca Libanio.

robo-demolidor
O Robô Demolidor pode esmagar paredes de até 40 cm de espessura (foto: divulgação/Furacon)

DESCRIÇÃO DOs PRODUTOs

O Robô Demolidor da Furacon é ideal para demolir estruturas de concreto ou paredes de alvenaria em áreas sensíveis, como hospitais, escolas, bibliotecas, galerias, tanques e indústrias de processamento. Com funcionamento por controle remoto via Bluetooth, garante ao operador uma visão completa da área de trabalho. Além disso, seu design inovador proporciona ótima estabilidade e facilita sua locomoção em locais compactos; é capaz de passar por uma porta simples.

Movido a energia elétrica, não produz CO2 e proporciona serviços com maior segurança e rapidez. O robô demolidor pode ser utilizado tanto com um martelete, quanto com uma mandíbula hidráulica. É capaz de esmagar paredes de até 40 cm de espessura. A máquina possui 80 cm de largura, enquanto seu braço articulado tem 4,5 metros de comprimento.

DescriÇÃo da Obra
Local: Itapeva (SP)
Data: Setembro 2013
Contratante: Lafarge Holcim
Fornecedor: Furacon
Equipamento: Robô demolidor
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da FURACONno Portal AECweb

Complete seu cadastro