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Atlas Copco

Rolo compactador da Dynapac CT 3000 mostra eficiência na duplicação da BR 163

Com peso de 22 toneladas e velocidade máxima de 20 km/hora, rolos do Grupo Atlas Copco desbancaram os concorrentes em obra onde ganho de tempo é essencial. Rápida aceleração e desaceleração do CT 3000 contou como vantagem.

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A BR 163 é uma das principais rodovias federais do Brasil que corta o país longitudinalmente de Norte a Sul com mais de 3.500 km de extensão, sendo grande parte deles ainda não asfaltado.

No pacote de novas concessões do Governo Federal, a BR 163 vai ganhar duplicação em diversos trechos, numa tentativa de melhorar a infraestrutura do país, já que grande parte da produção é escoada através das rodovias.

Desafio

A duplicação da BR 163 no trecho que fica no estado do Mato Grosso impõe grandes desafios para a Odebrecht, concessionária responsável pelo serviço. A duplicação do trecho terá cerca de 450 km com previsão de quatro anos de trabalho, mas até dezembro de 2015, a concessionária precisa finalizar os 100 km do trecho que vai de Rondonópolis até a fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Com fortes chuvas, o principal desafio da concessionária é finalizar a empreitada com rapidez e agilidade, principalmente porquea partir de dezembro tem início o período chuvoso na região, o que vai dificultar todos os processos da duplicação. Até receber a manta asfáltica, a compactação do terreno é o principal fator para o sucesso e qualidade do trabalho.

Solução

O equipamento usado na compactação do terreno era ponto a ser levado em conta na produtividade da obra de duplicação da BR 163. “Realizamos testes com o compactador da Dynapac, o CT 3000, para saber se ele atenderia nossas exigências”, explica Hugo Moura, engenheiro de equipamentos da Odebrecht. O modelo Dynapac foi comparado com outros dois modelos de marcas concorrentes com peso operacional 12 e 32 toneladas,rolo de um cilindro e um rolo tamping, respectivamente.

Enquanto a velocidade máxima dos rolos tamping das marcas concorrentes é de 15 km/hora, segundo informações do catálogo do concorrente, o modelo CT3000, possuindo uma velocidade máxima de 20 km/h, ganhou em aceleração e desaceleração, consideradas rápidas e eficientes, atingindo uma velocidade média de 17 km/h, frente a 12km/h do tamping concorrente.

Com o CT 3000 foram necessárias entre seis e oito passadas para atingir o grau exigido de compactação que é testado pelo laboratório da obra. Com um rolo concorrente, o número de passadas seria de até 12. Isso significa que com o uso do CT 3000 haverá economia de combustível e consequentemente aumento de produtividade e a diminuição no tempo de execução.

“A máquina é muito boa. Uma vantagem é que ela preserva a umidade das camadas inferiores. Não puxa a umidade de baixo”, diz o técnico de laboratório Avilson Soares.

Os testes mostraram que a capacidade de produção do CT 3000 chegou a 790m³/hora com um gasto de 18,1 litros de combustível por hora. Nos dois modelos concorrentes, a produção foi de apenas 520 m³/hora comum consumo de combustível de 31,1 litros/hora para o compactador tamping de 32 toneladas e produção de 140m³ com um consumo de combustível de 12,1 litros/hora para o compactador de um cilindro.

Não apenas em questão de eficiência e produtividade, o rolo Atlas Copco modelo Dynapac CT 3000 também agradou quem está em contato direto com o equipamento. "A máquina é boa demais, muito confortável e macia. É igual a dirigir um carro pequeno”, declarou o operador de rolo Célio Paiva.

A Odebrecht vai usar seis rolos CT 3000 em sete frentes de trabalho. “É um rolo de alta produção, para uma obra como essa é o rolo que temos que ter”, declarou o encarregado Muniz Chavez.

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Descrição do Produto

O rolo compactador da Atlas Copco, líder mundial na fabricação de equipamentos para compactação e pavimentação, é destinado a obras que exigem grande movimentação de terra e está presentes nas obras mais emblemáticas do país. Com peso operacional de 22 toneladas, o equipamento possui uma velocidade máxima de 20 km/h e é usado para compactação de solos coesivos e semicoesivos. A largura do tambor é de um metro e os tambores possuem 60 patas de 185 mm de altura. Com motor Cummins de 260 cavalos de potência, seu tanque tem capacidade para 400 litros de combustível.

Esse rolo é imbatível em obras que necessitam de alta produtividade e baixo custo operacional.

 
Descrição da Obra
Contratante: Odebrecht
Local da obra: Rondonópolis (Mato Grosso)
Fornecedor: Atlas Copco
Produto: Rolo Compactador Atlas Copco modelo Dynapac CT 3000
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