• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistema da LP Brasil atende conceito de Construção Energitérmica Sustentável

LP Brasil

Sistema da LP Brasil atende conceito de Construção Energitérmica Sustentável

A Construção Energitérmica Sustentável, também conhecida como Steel Framing, agiliza obra e reduz custos indiretos de cinco casas em condomínio de alto padrão



Estudo de Caso: Jardim das Castanheiras / Curitiba – PR

Sistema da LP Brasil atende conceito de Construção Energitérmica Sustentável
Uma das cinco casas do Jardim das Castanheiras, no bairro Mercês, Curitiba – PR

Proprietário da obra: Não divulgado
Contratante: Construtora Quaco Casas e Condomínios
Local da obra: Bairro Mercês, Curitiba – PR
Data da obra: Entrega em julho de 2012
Fornecedor: LP Brasil
Produto: Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável (Light Steel Frame)

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Localizado na cidade de Curitiba, o Jardim das Castanheiras é um condomínio de alto padrão formado por cinco casas de 257 m² cada. As residências contemplam três pavimentos, suítes amplas, terraços descobertos e salas com pé direito duplo. O terreno total tem mais de 1.200 m² e recebe amplo espaço para lazer e conforto.

DESAFIO

Os imóveis foram projetados inicialmente para serem construídos em alvenaria, mas os compradores exigiram uma concepção mais moderna e que estivesse alinhada com o conceito CES – Construção Energitérmica Sustentável. Dessa forma, era essencial a busca por um sistema construtivo que atendesse a todas essas necessidades com resistência, praticidade e – principalmente – agilidade.

Fernando de Quadros Coelho, proprietário da construtora Quaco Casas e Condomínios – responsável pela obra – reforça que “as casas deveriam apresentar um conceito de arquitetura limpa e altamente tecnológica, já que existe uma preocupação cada vez maior com a preservação ambiental e a necessidade de evitar o desperdício de materiais de construção. Estávamos em busca de uma obra rápida, segura e economicamente viável”.

Sistema da LP Brasil atende conceito de Construção Energitérmica Sustentável
Exemplo de construção com Light Steel Frame

SOLUÇÃO

CES - Construção Energitérmica Sustentável (Light Steel Frame) foi o escolhido pela união de fatores como o menor prazo de execução, racionalização da mão de obra e de materiais, maior produtividade e menor custo de fundação – considerando que é um sistema leve e, consequentemente, gera redução de custos indiretos. Por isso, tornou a obra do Jardim das Castanheiras inteligente para a construtora e compradores.

“É um sistema industrializável leve e de fácil aplicação. Proporcionou maior produtividade, organização e controle do canteiro de obras. Sobretudo, reduziu o prazo de execução em até 60% quando comparado aos sistemas convencionais. Além disso, não podemos esquecer que a solução da LP Brasil conferiu à edificação um ótimo desempenho térmico e acústico. Meu cliente ficou mais feliz com o resultado”, explica Fernando.

Sistema da LP Brasil atende conceito de Construção Energitérmica Sustentável
Exemplo de construção com Light Steel Frame

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

a. Paredes perimetrais
Nas paredes perimetrais foi utilizado fechamento externo e contraventamento com placas estruturais LP OSB HOME PLUS 11,1 x 1200 x 3000 mm, revestidas com placas cimentícias 10 x 1200 x 2400 mm com acabamento em textura elastomérica. Entre as placas estruturais LP OSB HOME PLUS e as chapas cimentícias, foi utilizada a membrana hidrófuga (LP Membrana), que evita a condensação de umidade nas paredes e garante que a umidade interna saia da edificação, enquanto impede a entrada da umidade externa nas paredes.

b. Paredes Internas
As placas estruturais LP OBS HOME PLUS 11,1 x 1200 x 2400 mm foram aplicadas em todas as paredes internas das casas, sob as chapas de gesso acartonado. Elas servem como reforço para fixação de peças suspensas como armários e bancadas.

c. Lajes
Foram utilizadas no pavimento superior e terceiro pavimento lajes do tipo mista, com previsão de carga de uso de 200 kg/m². As lajes mistas são compostas por placas estruturais LP OSB HOME PLUS 18,3 x 1200 x 2400 mm com capa de 3 a 5 cm de argamassa reforçada com malha “pop” leve.

d. Cobertura
Foi usado o sistema de cobertura com telhas metálicas. O LP TechShield 11,1 x 1200 x 2400 mm foi aplicado sobre a estrutura e protegido com LP subcobertura, garantindo a estanqueidade do telhado.


Veja mais produtos da LP Brasil disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da LP Brasilno Portal AECweb

Complete seu cadastro