• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistema de escoramento com estrutura reutilizável contribui em obra sustentável

Mills

Sistema de escoramento com estrutura reutilizável contribui em obra sustentável

Mills Deck Light gera execução rápida e econômica, com melhor nivelamento dos andares construídos.



Estudo de caso: Via Green Towers / Brasília (DF).

Sistema de escoramento com estrutura reutilizável contribui em obra sustentável


Proprietário da obra: Via Engenharia e Tishman Speyer.
Contratante: Via Engenharia e Tishman Speyer.
Local da obra: Via Green Towers, área central de Brasília (DF).
Data da obra: Início: 2008 / Término: previsão para o primeiro semestre de 2015.
Fornecedor: Mills – Jahu.
Nome do Produto: Mills Deck.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Via Green Towers será o primeiro complexo comercial da capital federal a receber a certificação internacional “Green Building”. Tanto o projeto quanto a execução seguem rigorosos padrões de controle ambiental. O empreendimento é formado por três torres integradas de escritórios de alto padrão, todas com 16 andares.

O tamanho da obra entregue é em torno de 85 mil m² de área utilizável. Está localizada no Setor de Autarquias Norte, área central de Brasília, próxima ao Congresso Nacional, rodoviária do Plano Piloto, restaurantes e comércios locais.

DESAFIO

Sistema de escoramento com estrutura reutilizável contribui em obra sustentável

O projeto do Via Green Towers exige que todos os insumos e procedimentos utilizados na construção respeitem o meio ambiente. Isso não é diferente no aproveitamento de sistemas de escoramento. Nessa etapa, o desafio foi encontrar um produto moderno no mercado, com estruturas reaproveitáveis e que gerassem menores custos de produção, além de baixo impacto ambiental. Mais do que atender aos requisitos, o sistema deveria apresentar uma construção de alta qualidade, segura e rápida, e que permitisse a execução do maior número de pavimentos em um curto período.

SOLUÇÃO

Mills Deck Light foi a solução encontrada para um escoramento e forma de lajes planas que estivessem de acordo com o projeto sustentável do empreendimento. O sistema fornecido pela JAHU é utilizado na construção de 18 pavimentos em cada uma das torres.

Após a colocação das escoras definitivas dos andares, as peças provisórias são retiradas para a execução do pavimento seguinte. “A execução é feita em um prazo de três dias. No intervalo entre a construção de cada andar, realizamos a secagem do concreto utilizado. Com isso, posso dizer que o sistema garante muita agilidade na construção”, destaca Juliana Gehlen, arquiteta responsável pelo controle ambiental do Via Green Towers.

“Sem o Mills Deck Light, provavelmente a obra seria mais cara e prejudicial ao meio ambiente, pois a quantidade de resíduos descartados seria muito elevado com a utilização de outras escoras e sistemas convencionais. Além do mais, isso seria um obstáculo a mais para a obtenção do certificado Green Building, que é uma prioridade para a incorporadora Tishman Speyer”, completa a arquiteta. A utilização do produto também já reflete na qualidade do acabamento, pois proporciona melhor nivelamento dos andares construídos.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO



O Sistema Mills Deck Light é composto por painéis modulares estruturados em alumínio, revestidos com chapa compensada plastificada. As estruturas são reaproveitáveis, proporcionam menores custos de produção e danos ao meio ambiente. Pode ser adaptado a quaisquer geometrias e permite a conjugação com os sistemas convencionais.

O conceito do Mills Deck Light é que através do drop-head é possível desformar a laje, sem a necessidade de retirar a escora. Com isso, em até três dias toda a fôrma já estará disponível para ser utilizada na etapa seguinte.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da JAHU disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da Millsno Portal AECweb

Complete seu cadastro