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ULMA Construction

Sistema de forma autotrepante agiliza construção de ponte estaiada no Rio

A ponte que é um dos grandes destaques na obra da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, exigiu uma solução rápida e segura para construção dos dois pilares inclinados de 72 metros de altura

Entre as inúmeras obras previstas para atender as exigências do comitê olímpico internacional no Rio de Janeiro, esta a construção da linha 4 do Metrô.

Composta por 6 estações e atingindo aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a linha ligará a Barra, na zona oeste, a Ipanema na zona sul e terá capacidade para transportar 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos no horário de pico.

Desafio

Entre escavações em rocha, perfurações de túneis e os inúmeros desafios que uma obra deste porte possui, esta a construção de uma ponte estaiada de 250 metros de extensão. A obra de arte será uma interligação entre o túnel que sairá da pedra do focinho do cavalo à estação jardim oceânico e que passará sobre a Lagoa da Tijuca.

A ponte será suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço que serão fixados a dois pilares inclinados com 72 metros de altura. “O grande desafio desta construção está nas diferentes inclinações que esses pilares possuem. Enquanto um pilar tem 25 graus de inclinação, o outro tem 21 graus e isso torna o trabalho muito mais complexo” Explica João Carlos Fonseca, gerente técnico da ULMA Construction.

Solução

Para a construção desses pilares foi utilizado o sistema autotrepante ATR da ULMA Construction, uma fôrma especifica para construção de estruturas verticais que não utiliza gruas para sua movimentação, que é feita através de seu próprio sistema hidráulico. Esta é a primeira vez na América Latina em que pilares inclinados de uma ponte estaiada são executados desta maneira. 

O sistema autotrepante ATR é composto por consoles trepantes, fôrmas e um sistema hidráulico que é responsável pela movimentação do conjunto em etapas sucessivas, o que proporciona uma alta produtividade em relação aos trepantes convencionais. A segurança, também é um ponto relevante do sistema, que pode trabalhar mesmo com ventos de até 72 Km por hora, o que praticamente reduz a zero os tempos de parada na produção.

“No sistema convencional a movimentação deve ser feita com a ajuda da grua, sendo que as formas devem ser desmontadas e montadas novamente em cada etapa da construção do pilar, já como sistema autotrepante a movimentação é única, todas as formas sobem de uma só vez, dando muito mais agilidade na obra.” Finaliza Fonseca.

Descrição do Produto

O Sistema Autotrepante ATR da ULMA Construction é uma estrutura composta por consoles trepantes, fôrmas e um sistema hidráulico responsável por movimentar a fôrma em etapas sucessivas à nova área de concretagem, sem a necessidade de grua, eliminando os trabalhos de montagem e desmontagem da fôrma. Sistema versátil, se adapta a diversas geometrias e aplicações complexas.

Descrição da Obra
Contratante: Concessionária Rio Barra SA
Local da obra: Rio de Janeiro (RJ)
Fornecedor: ULMA Construction
Produto: Sistema Autotrepante ATR
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