• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistema de fôrma ULMA aumenta produtividade em obra da WTorre Nações Unidas

ULMA Construction

Sistema de fôrma ULMA aumenta produtividade em obra da WTorre Nações Unidas

Execução das torres empresariais tem redução de mão de obra e mais agilidade com a Fôrma Recuperável RECUB



Estudo de caso: Edifício comercial WTorre Nações Unidas / São Paulo (SP)

Sistema de fôrma ULMA aumenta produtividade em obra da WTorre Nações Unidas

Proprietário da obra: Eugênio de Medeiros Empreendimentos Imobiliários SPE
Contratante: WTorre Engenharia S.A.
Local da obra: São Paulo (SP)
Data da obra: Início: 2010 / Término: 2013
Fornecedor: ULMA
Nome dos produtos: Fôrma Recuperável RECUB

DESCRIÇÃO DO LOCAL

WTorre Nações Unidas, localizado na Marginal Pinheiros, São Paulo (SP). O terreno conta com 42.000 m² de área construída, sendo 22.000 m² de área locada e 20.000 m² de estacionamento. A obra foi dirigida pela construtora WTorre. Durante o período de construção, a obra foi dividida em duas áreas:

Área Comum: composta por subsolos, térreo e mezanino;
Prédio: composto por pavimento tipo do primeiro ao 16º andar, ático e casa de máquinas.

O empreendimento compreende três edifícios comerciais interligados a um projeto arquitetônico que favoreceu o uso de recursos para racionalização do consumo de água e de energia.

Duas de suas torres já receberam o selo LEED (Leardership in Energy and Environmental Design & Core and Shell). O terceiro edifício está em fase de certificação. Ao todo, as três torres somam 108 mil m² de área construída.

DESAFIO

Durante a construção dos prédios houve uma mudança de método construtivo motivada por alguns cenários e desafios peculiares da obra como:

- Dificuldade na logística de recebimento e armazenamento dos materiais industrializados (perfis metálicos e stell deck);
- Visibilidade de aumento na comodites do aço, que em cenário anterior foi acessível à nova tecnologia (sistema misto).

O maior desafio estava na execução da superestrutura a partir do térreo em quatros meses e meio. Num curto prazo, necessitava-se de uma solução rápida e eficaz.

Sistema de fôrma ULMA aumenta produtividade em obra da WTorre Nações Unidas

SOLUÇÃO

Diante dos problemas gerados, a WTorre Engenharia optou por estudos de viabilidade no sistema nervurado, com grande apoio da ULMA para fornecimento da Fôrma Recuperável RECUB e do escritório de cálculo Ávila Engenharia.

Percebeu-se que a viabilidade em laje nervurada, embora a superestrutura fosse realizada em seis meses, não inviabilizaria seu uso. O ganho seria no canteiro, onde seu pequeno espaço poderia ser utilizado para outros recursos e necessidades para a obra.

Na primeira versão seriam utilizadas lajes planas do 3º subsolo até o térreo, a partir desse sistema misto.

Segundo Demetrius de Féo, gerente de projeto, após o período de adequação e treinamento da equipe, permitiu-se confirmar a execução de quatro pavimentos por mês.

Sistema de fôrma ULMA aumenta produtividade em obra da WTorre Nações Unidas

“Diante dos benefícios com a utilização do RECUB (agilidade na execução da superestrutura, redução da mão de obra, cumprimento de prazos e logística), foi viabilizado em 100% o uso de sistema nervurado no empreendimento”, completa Féo.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Fôrma Recuperável RECUB: consolidado como o mais moderno conceito na execução de lajes nervuradas. Trata-se de um sistema completo para execução de lajes nervuradas, onde as cubetas, o escoramento e o escoramento permanente estão unidos num só equipamento.

As cubetas são reforçadas com chapas metálicas nas bases, inibindo deformações e quebras na desforma. A agilidade da desforma das cubetas permite que se realizem ciclos rápidos e seguros, otimizando o reaproveitamento das fôrmas em outras áreas e reduzindo os custos da obra.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto

Veja mais produtos da ULMA disponíveis no Canal de Especificação Online

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro