• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistema para lajes nervuradas otimiza tempo em projeto de biblioteca

ULMA Construction

Sistema para lajes nervuradas otimiza tempo em projeto de biblioteca

Fôrma Recuperável RECUB proporciona agilidade entre as concretagens, redução de mão de obra e economia de materiais.



Estudo de caso: Fôrma Recuperável RECUB / Biblioteca USP Fase 1 e 2

Sistema para lajes nervuradas otimiza tempo em projeto de biblioteca

Proprietário da obra – Governo do Estado de São Paulo
Contratante – Scopus Construções
Local da obra – Universidade de São Paulo – São Paulo - SP
Data da obra –2011
Fabricante – ULMA Construcción
Nome do Produto – RECUB

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A obra da Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin faz parte do projeto de expansão da USP – Universidade de São Paulo. O complexo possui 14 mil m², sendo composto por 14 eixos. O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelos escritórios Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

DESAFIO

De acordo com Marcelo Fram Zóboli, gerente técnico da ULMA, o desafio encontrado foi a máxima otimização do projeto de fôrma e escoramento, dado o nível de complexidade das estruturas do projeto arquitetônico do edifício. Era necessária agilidade de execução, devido ao cronograma de conclusão da obra. “Graças à complexidade arquitetônica, o minucioso estudo da obra foi a chave para a elaboração e execução deste projeto, levando em consideração os curtos prazos e exigências de qualidade no acabamento”, ressaltou.

SOLUÇÃO

Sistema para lajes nervuradas otimiza tempo em projeto de biblioteca

O sistema para execução de lajes nervuradas Fôrma Recuperável RECUB, da ULMA foi escolhido por apresentar características que contribuem para maior rapidez ao andamento da obra. “Para o projeto de execução das lajes, foram utilizadas cubetas de 40 cm escoradas por uma grelha metálica modular. Esta foi apoiada verticalmente por escoras e/ou torres, atendendo aos diferentes pés direitos de cada pavimento”, explicou Marcelo.

De acordo com o gerente, através deste sistema, que une o escoramento e o escoramento remanescente em um único equipamento, garantiu-se a agilidade e segurança durante as concretagens e a desforma. “O sistema preservou a estrutura de esforços prematuros nas lajes recém concretadas”, completou.

Sistema para lajes nervuradas otimiza tempo em projeto de biblioteca
A solução em lajes nervuradas aliada ao sistema RECUB, minimizou o tempo entre as concretagens, gerando redução de mão de obra, mesmo com os grandes vãos, proporcionando economia de concreto e aço. Tal sucesso, fez com que a construtora utilizasse o mesmo processo na segunda fase de ampliação da obra, hoje em execução.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

A Fôrma Recuperável RECUB é um moderno sistema para execução de lajes nervuradas, onde as cubetas, o escoramento e o escoramento remanescente são unidos em um único equipamento. As cubetas são reforçadas na parte inferior por uma estrutura metálica, garantindo maior durabilidade e inibindo as deformações durante a concretagem e a desforma.

As cubetas são escoradas por uma grelha metálica e apoiadas por escoras e/ou torres, que permitem execução rápida, segura e racionalizada de quaisquer pés direitos com um aumento de produtividade mínimo de 20%. Além disso, garantem uma economia de 25% no consumo de concreto e aço em relação aos sistemas construtivos de lajes convencionais.


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da Ulma disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro