• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistema PPR evita vazamentos nas tubulações de empreendimento e garante economia

Hydro Z Unikap

Hydro Z Unikap

Unikap do Brasil Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.

Fabricante
Estrada Particular Sadae Takagi, 655Cooperativa São Bernardo do CampoSão Bernardo do Campo-SP-Brasil
Telefone:(11) 2886-5151

Sistema PPR evita vazamentos nas tubulações de empreendimento e garante economia

Kits hidráulicos da Unikap viabilizam a substituição de chuveiros elétricos e a implantação do sistema de aquecimento de água a gás.



Estudo de Caso: Tubos e Conexões de PPR / Único e Máximo Guarulhos - Guarulhos (SP).

Sistema PPR evita vazamentos nas tubulações de empreendimento e garante economia

Proprietário da obra: Cury Incorporações.
Contratante: Cury Incorporações.
Instalações Hidráulicas e Elétricas: PHOX Engenharia e Comércio Ltda.
Local da obra: Único e Máximo Guarulhos - Guarulhos (SP), entre a Rodovia Dutra e Ayrton Senna.
Data da obra: Início - abril de 2010 / Término – previsão para fevereiro de 2012.
Fornecedor – UNIKAP do Brasil Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.
Nome do Produto – Tubos e Conexões de PPR.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Localizado em um terreno de 117 mil m², com mais de 100 opções de lazer, o Único e Máximo Guarulhos é o maior empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida na região metropolitana de São Paulo.

Possui 22 torres de 17 andares, com apartamentos de dois dormitórios, totalizando 3080 unidades habitacionais. O condomínio está situado entre a Rodovia Dutra e Ayrton Senna, próximo ao Shopping Internacional.

DESAFIO

Sistema PPR evita vazamentos nas tubulações de empreendimento e garante economia

Por desconhecimento da maior eficiência do sistema PPR, o projeto hidráulico do empreendimento previa a instalação de tubos de PVC e PEX para a condução de água fria, com sistema tradicional de chuveiros elétricos. Porém, os estudos de viabilidade realizados pela PHOX Engenharia - empresa contratada pela Cury para a execução das instalações hidráulicas e elétricas da obra - identificaram a necessidade de implantar um sistema que evitasse problemas geralmente ocorridos com as tubulações (coladas ou roscadas), como vazamentos e trincas.

“O desafio maior era promover a redução de custos de implantação, garantindo maior conforto e economia aos proprietários das unidades”, afirma Ricardo Holler, consultor técnico da UNIKAP que acompanhou a obra.

SOLUÇÃO

Sistema PPR evita vazamentos nas tubulações de empreendimento e garante economia

A UNIKAP forneceu os kits hidráulicos do sistema PPR. As prumadas e ramais em PPR rígido e os sub-ramais em PPR flexível, incluindo os registros da pressão e esféricos, todos em PPR (polipropileno random tipo 3), são instalados por meio do processo de termofusão. As conexões com roscas foram feitas apenas nos pontos terminais, eliminando qualquer ponto de emenda. A tranquilidade maior deste sistema inovador é que, caso seja necessário um novo ponto de saída, uma conexão pode ser feita de forma simples, rápida e com extrema eficiência, sem risco de vazamento, uma vez que a união entre partes ocorre em nível molecular.

Outra importante alteração também foi viabilizada com o sistema PPR da Unikap. As instalações de chuveiros elétricos, grandes vilões do consumo de energia elétrica, tornaram-se desnecessárias. A partir daí adotou-se a implantação do sistema individual de aquecimento de água a gás, através do apoio da COMGÁS. “Esta solução permitiu a diminuição nos custos de implantação com a redução dos custos no investimento do sistema elétrico do empreendimento, aumentando muito o consumo do PPR”, explica Holler.

Em conjunto com a Phox Engenharia, a UNIKAP estudou as melhores condições de fornecimento dos kits, com rolos de 100 m, contribuindo para que as modificações fossem possíveis de serem executadas, gerando resultados positivos para a indústria, o incorporador, o instalador e o consumidor. Com a troca do sistema de PVC e PEX por PPR, além de eliminar os problemas com vazamentos - tanto durante quanto após a construção -, a construtora foi beneficiada com redução do tempo de instalação, do material total, das perdas e dos resíduos. Também pôde agregar valor à própria marca, valorizando o conforto dos proprietários das unidades, uma vez que o PPR da Unikap possui durabilidade até três vezes maior que o sistema de PVC.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Sistema PPR foi desenvolvido atendendo todos os requisitos para a condução de água quente e fria. Os tubos e conexões que compõem o sistema são fabricados em Polipropileno Copolímero Random, sendo produzidos com resinas que não agridem o meio ambiente ou que possam gerar gases tóxicos.

Garantem os seguintes benefícios: união segura por termofusão; rapidez e praticidade na montagem; baixa perda de carga; segurança na condução de água quente a altas pressões; ausência de corrosão; isolamento térmico; e resistência ao impacto.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da UNIKAP disponíveis no Canal de Especificação Online.

Veja também outros destaques da Hydro Z Unikapno Portal AECweb

Complete seu cadastro