• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistema une escoramento e forma para construir Lote II da Transcarioca no mar

Mills

Sistema une escoramento e forma para construir Lote II da Transcarioca no mar

Presente na maior obra de mobilidade do Rio de Janeiro, o SM Mills foi a solução ideal para viabilizar a ponte de acesso ao Aeroporto Tom Jobim, economizando tempo e mão de obra

A obra da Transcarioca, no Rio de Janeiro, é considerada a maior em mobilidade e transporte da cidade. Trata-se do primeiro corredor BRT de ônibus articulado de grande capacidade que atravessará transversalmente a capital, ligando o bairro da Tijuca à Ilha do Governador.

Com 39 km de extensão, abrange 46 estações e 14 bairros. Quando estiver concluída, terá capacidade para atender cerca de 440 mil pessoas por dia, deixando um legado para o Rio de Janeiro – sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e, também, da Copa do Mundo FIFA 2014.

Desafio

Um dos gargalos da obra estava no Lote II que contempla a construção da ponte de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Com execução sobre o mar, exigia-se a utilização de um equipamento que atendesse as variações de geometria do mastro nas etapas da concretagem.

Além disso, a construção na água exigia o acompanhamento técnico de uma empresa especializada no assunto para viabilizar a chegada de materiais e o deslocamento dos profissionais.

Solução

O SM Mills, sistema que reúne escoramento e forma, foi escolhido por assegurar versatilidade, economia e flexibilidade na execução das estruturas. “Evidente que a engenharia, junto com o corpo técnico da Mills, teve um trabalho intenso no desenvolvimento deste equipamento. E com o SM Mills foi possível transformar uma mísula especial para a execução do projeto”, explica Marcos Gadelha, engenheiro da Mills.

 

A engenharia, junto com o corpo técnico da Mills, teve um trabalho intenso no desenvolvimento deste equipamento. E com o SM Mills foi possível transformar uma mísula especial para a execução do projeto

Gadelha explica que com alta capacidade de carga e composição modular em aço, o deslocamento em trilhos do SM Mills permitiu o reaproveitamento das formas sem desmontagem, gerando grande economia de tempo e mão de obra. O equipamento atuou, ainda, na formação de treliças e como sistema trepante das formas.

A Mills também forneceu os seguintes sistemas para a execução do Lote II da Transcarioca:

  • Formas metálicas SL2000 para os blocos;
  • Escoramento das travessas em Alumills para o mastro;
  • Formas Aluma para as paredes

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

SM Mills é ideal para conformar geometrias complexas como túneis, galerias, lajes inclinadas etc. Um sistema móvel de escoramento e forma que viabiliza o reaproveitamento sem desmontagem. É composto por perfis metálicos que, unidos por conexões especiais e combinados por vigas de alumínio, formam diversas geometrias.

O formato modular em aço substitui com vantagens os sistemas tradicionais de escoramento que demandam várias montagens e desmontagens. Um equipamento adequado para seções repetitivas, pois permite a união do escoramento vertical e a forma horizontal num só conjunto.

Descrição da Obra
Contratante: OAS
Local da obra: Rio de Janeiro (RJ)
Fornecedor: Mills
Nome do Produto: SM Mills
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Millsno Portal AECweb

Complete seu cadastro