Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Sistemas de fôrmas e escoramentos agilizam construção de prédio comercial

ULMA Construction

Sistemas de fôrmas e escoramentos agilizam construção de prédio comercial

ULMA Construcción viabilizou os processos da obra do Tower Bridge com sistemas estruturais, que garantem mais velocidade e economia de materiais

Tower Bridge - ULMA

Próximo à Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) da Marginal Pinheiros e da Rede Globo de Televisão, na Zona Sul de São Paulo, o edifício Tower Bridge possui 55 mil m² de área locável. Seu diferencial (três terraços por andar) faz dele um dos maiores prédios comerciais da região metropolitana.

As periferias da obra são divididas em três setores de aproximadamente 2 mil m², com cinco níveis de subsolos. A projeção do prédio tem uma área compreendida de 2,4 mil m², totalizando 138 mil m² de área construída.

Sistemas ULMA

Desafio

Pelo tamanho das áreas a serem executadas do edifício Tower Bridge, foi necessária a elaboração de um projeto que gerasse corredores de circulação de pessoas e uso de sistemas que proporcionassem alta versatilidade aos procedimentos. Além disso, era preciso encontrar um sistema que seguisse a velocidade de execução (ciclo de 07 dias de concretagem para uma área de 2,4 mil m²).

Outra necessidade foi a elaboração das plataformas de trabalho na área externa do prédio, apoiando os macacos hidráulicos de protensão e servindo de passagem aos trabalhadores para realizar os travamentos das vigas externas. Tudo isso acoplado ao escoramento tradicional, sem gerar aumento no número de equipamentos e retrabalhos na montagem.

Em relação ao re-escoramento, foi necessário o uso de uma escora com alta capacidade de carga (SP-40). De acordo com a velocidade de execução que a construtora exerceu, os pavimentos re-escorados chegaram a 4 níveis, levando-se em consideração uma laje com espessura de 22 cm, com grandes áreas de influências.

O desafio adicional foi propiciar uma rápida montagem, sem interferir na estabilidade das torres do escoramento que ganhavam grandes áreas e alturas.

Forma - ComainSolução

A ULMA Construction esteve presente na construção do empreendimento com soluções essenciais para a viabilização dos processos. Focando em pés-direitos altos, a versatilidade do sistema CIMBRE G, com seu exclusivo sistema de cabeçais descendentes, correspondeu muito bem à expectativa. Seu uso permitiu o reaproveitamento de materiais, como chapas de compensado, vigas principais e secundárias, sem que a estrutura recém-concretada trabalhasse, diminuindo sensivelmente o custo de locação. Além disso, o sistema conta com peças simples, leves, de fácil manuseio e montagem.

A fundação da torre (bloco hexagonal) que apresenta uma estrutura atípica foi executada com a Fôrma Portátil COMAIN. De acordo com Marcio Demian Guerra, supervisor Operacional da ULMA, a concretagem lenta exige atenção da equipe para os trabalhos de travamento. “Neste ponto, a atenção aos mínimos detalhes fez uma enorme diferença para o resultado final. Sem dúvida, foi mais um desafio superado com a alta qualidade do produto e serviço de supervisão de obras da ULMA, que acompanhou cada passo”, explica.

Devido à não concretagem de alguns trechos periféricos do pavimento térreo, a execução do escoramento do 1º pavimento foi inserida em um pé-direito de 12,15 m e outro de 6,25 m. “O desafio foi propiciar uma rápida montagem, garantindo a estabilidade das altas torres de escoramento, que ganhavam grandes áreas e alturas”, conclui Guerra.

A ULMA Construcción apresentou aos montadores, encarregados e mestres de obra, uma palestra técnica de treinamento para utilização de seus produtos, além de realizar o acompanhamento técnico necessário durante toda a obra, que ainda encontra-se em execução.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Sistema CIMBRE G
O mais versátil sistema de escoramento, capaz de executar estruturas das mais diversas conformações. É indicado para obras de edificação no escoramento de lajes e vigas. Possui um número reduzido de peças e consegue minimizar os números de apoios verticais portantes. Suas vantagens são a alta produtividade e redução do tempo de montagem e também economia, se comparado aos sistemas convencionais.

Sistema COMAIN
O Sistema é composto por uma grande diversidade de painéis modulados, com peso inferior a 34 kg. Esta fôrma se encaixa nas mais variadas peças estruturais, desde cortinas até reservatórios, passando por pilares, vigas, paredes, etc. Modulado e prático, COMAIN não necessita de mão de obra especializada para a montagem. Os painéis foram desenvolvidos para suportarem uma pressão de até 40 kN/m² e são compostos de uma estrutura metálica, que garante uma união e alinhamento perfeitos entre eles, proporcionando um ótimo acabamento do concreto.

Descrição da Obra
Proprietário da obra – Tishman Speyer
Contratante – Brookfield Incorporações
Local da obra – Av. Roberto Marinho x Av. Nações Unidas - Brooklin Novo (Zona Sul) – SP
Data da obra – Início: Agosto/2010 – Término: Julho/2012
FabricanteULMA Construction
Nome dos ProdutosCIMBRE G, Fôrma Recuperável RECUB e Fôrma Portátil COMAIN
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro