• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Soluções da Atenua Som são usadas em prédio histórico na Bahia

Atenua Som

Atenua Som

Atenua Som Indústria e Comércio Ltda.

Fabricante
Avenida Ibirapuera n°3458MoemaSão Paulo-SP-Brasil
Telefone:(11) 2117-2963
Empresa associada à:
  • AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio
  • PROACÚSTICA - Associação Brasileira para Qualidade Acústica

Soluções da Atenua Som são usadas em prédio histórico na Bahia

A empresa desenvolveu 28 portas e 21 janelas termoacústicas para a obra

NEOJIBA
O prédio do NEOJIBA foi inaugurado por Dom Pedro II no século XIX (Foto: Claudiomar Gonçalves)

A sede do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) está situada no sítio histórico conhecido como “Parque do Queimado”, na cidade de Salvador (BA).

Com 1 mil m² de área construída, o prédio é composto por: sala de espetáculos para música de câmara (capacidade para 140 espectadores); prédio com saguão de entrada; bilheteria; loja; área de bastidores; depósito para instrumentos; banheiros e seis salas de ensaio (entre 10 m² e 70 m²).

DESAFIO

Inaugurado no século XIX por Dom Pedro II e pela Imperatriz Tereza Cristina, o edifício foi submetido a diversas adequações para comportar as atividades do NEOJIBA. Uma das principais intervenções foi no quesito acústico: devido aos espetáculos e aos ensaios musicais realizados no complexo, era necessário encontrar soluções que garantissem alto índice de proteção contra ruídos (aproximadamente 50 dB).

Sala NEOJIBA
Os vãos para instalação das esquadrias têm altura variável de até 7 m (Foto: Claudiomar Gonçalves)

SOLUÇÃO

A Atenua Som, especialista na fabricação de esquadrias de alumínio de alta performance acústica, concorreu com diversas empresas internacionais e foi a escolhida para executar a obra. Um dos seus diferenciais foi realizar o ensaio das esquadrias antes de fornecê-las.

A empresa contou com apoio da Nagata Acoustics – escritório japonês com know-how no mercado de soluções acústicas – para desenvolver as soluções ideais para o projeto. Em 2014, época do início das obras, não havia empresas com tecnologia e conhecimento sobre isolamento sonoro compatíveis com as necessidades do projeto na América Latina.

Após reunir todas as informações para a obra, a Atenua Som colocou a mão na massa e concebeu 49 esquadrias termoacústicas, que se dividiram em 28 portas acústicas, 18 quadros fixos e três janelas de giro, que atenderam às necessidades acústicas do projeto.

Além dos diversos deslocamentos para entrega dos produtos, a Atenua Som enviou quatro instaladores e um fiscal da sua equipe para trabalhar em conjunto com a equipe da Consplan – construtora responsável pela obra – e garantir a qualidade das instalações, que superaram alguns desafios durante os quatro meses de obra.

Os vãos onde as esquadrias seriam instaladas tinham altura variável de até 7 m; devido ao tombamento do edifício, não era possível colocar pontos de fixação no teto para colocação das talhas. Dessa forma, a alternativa foi elevar manualmente os perfis e os vidros.

Outra dificuldade enfrentada foi durante a instalação das esquadrias de giro, pois durante o processo foi constatado a necessidade da troca dos vidros especificados por modelos mais robustos, utilizando uma linha desenvolvida pela própria Atenua Som.

“O Neojiba Parque do Queimado foi um grande desafio devido às grandes dimensões das peças, à tipologia (peças em arco) e ao alto desempenho acústico exigido: Rw 50 dB. Essa obra nos proporcionou muito desenvolvimento e, como consequência, um novo produto: um caixilho com uma barreira acústica dentro do perfil de alumínio, dificultando a transmissão de ruído pela estrutura da janela. Depois dela, tudo parece fácil”, explicou Edison Claro de Moraes, diretor e fundador da Atenua Som.

As soluções também se destacaram pela funcionabilidade e estética diferenciada. Além disso, contribuíram para o conforto térmico dos ambientes.

Locais em que as esquadrias foram aplicadas:

• Camarins
• Backstage
• Rack geral
• Sanitários
• Área técnica
• SAS de entrada
• Hall de entrada
• Salas de música
• Hall (sound proof)
• Auditório (plateia e palco)
• Depósito de instrumentos
• Sala de produção audiovisual

Janela Atenua Som instalada no NEOJIBA
As esquadrias desenvolvidas pela Atenua Som se destacaram pela funcionalidade e estética (Foto: Claudiomar Gonçalves)

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

As esquadrias utilizadas na sede da NEOJIBA foram desenvolvidas conforme as necessidades técnicas do projeto. São constituídas por perfis robustos e leves de grandes dimensões para a instalação dos vidros. Dessa forma, caracteriza-se pelo alto apelo estético que valoriza os ambientes.

Outro diferencial foi a contribuição para a melhora térmica, pois as esquadrias são capazes de diminuir a troca de calor entre os ambientes internos e externos. Assim, proporcionam redução significativa nos gastos com ar-condicionado durante o verão e de aquecedores nos dias frios.

DescriÇÃo da Obra
Local: Salvador (BA)
Data: início: 04/10/17 | término: 09/07/19
Contratante: Consplan
Proprietário da obra: NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia)
Fornecedor: Atenua Som
Produtos: Portas e janelas termoacústicas

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Atenua Somno Portal AECweb

Complete seu cadastro