• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Tecnologia alemã de protensão no One Trade Center

SAS Protensão

SAS Protensão - SAS Stup Brasil Sistemas de Protensão Ltda.

SAS Protensão

SAS Stup Brasil Sistemas de Protensão Ltda.

Fabricante
Rua Brasilandia, 160Chacáras MarcoBarueri-SP-Brasil
Telefone:(11) 4161-0902

Tecnologia alemã de protensão no One Trade Center

SAS fornece aço para o reforço das estruturas e fundações do novo complexo comercial dos Estados Unidos

SAS Protensão - Aços - WTC

One World Trade Center é o novo complexo comercial de New York, Estados Unidos, estabelecido no lugar das antigas “Torres Gêmeas”, agora com quatro prédios. O primeiro edifício inaugurado, conhecido como Freedom Tower, tem 104 andares e domina o horizonte de Manhattan com 541m de altura – é o terceiro prédio mais alto do mundo. Como diferencial, as torres foram construídas para resistirem ao impacto de aviões.

Com projeto arquitetônico de Daniel Libeskind, o novo empreendimento ocupa um espaço de 241,5 mil m², cujos investimentos totais somam mais de U$ 3,9 bilhões.

Desafio

Aço - Reforço EstruturalO cenário da obra, por si só, já era desafiador, principalmente em razão de dois fatores: a complexidade construtiva, evidentemente, e o contexto simbólico em que o empreendimento estava inserido.

Mais especificamente na etapa estrutural, exigia-se o uso de aços de alta resistência para o reforço das estruturas de concreto e das fundações que compreendem as torres. Ainda do ponto de vista técnico, o sistema a ser empregado deveria suportar os grandes esforços de tração e, ao mesmo tempo, diminuir a quantidade necessária de aço e mão de obra.

Solução

A tecnologia alemã em sistemas de protensão da SAS – Stahlwerk Annahütte Systems – foi utilizada na obra do novo complexo do World Trade Center em substituição ao reforço de aço do concreto armado tradicional.

Para tanto, a empresa forneceu 6,2 mil toneladas do aço 670/800; esse número mostra a resistência de 670Mpa como tensão de escoamento e 800Mpa como tensão de ruptura do aço.

Nesse nível de resistência, o aço da SAS influenciou na redução de custos de material e mão de obra, já que foi utilizada uma quantidade menor de aço nas fundações e na estrutura até o 30º andar.

O sistema foi empregado com diâmetros entre 22 e 75mm, com placas, porcas e luvas. Como explica Otávio Pepe, diretor da SAS Protensão, o aço aplicado na armação e nas luvas de emenda foram montados facilmente, barra por barra.

"A montagem foi realmente simples, rápida e econômica. O aço SAS 670/800 pode ser utilizado em todos os tipos de fundação, resistindo aos esforços de tração e diminuindo a alta concentração da armadura em estruturas muito densas", conta.

SAS Protensão - WTC

Otávio também relata que as fundações do One World Trade Center foram feitas com estacas de concreto armado e reforçadas com as barras de aço especial da SAS, para resistirem aos esforços de tração da laje de subpressão. Também tiveram blocos de concreto apoiados diretamente na rocha, como sapatas de fundação.

"As estruturas de aço já chegaram à obra montadas e armadas, sendo somente necessária sua instalação no local de aplicação. Com a utilização da armação das estruturas pré-montadas, foi possível diminuir consideravelmente o prazo de execução a partir de um processo mais industrializado, além de reduzir o espaço necessário no canteiro de obras", complementa o profissional.

Também foram utilizadas 450 toneladas de barras de aço especial SAS 835/1035 (85/105), atuando como tirantes de ancoragem protendidos na rocha e dupla proteção anticorrosiva –inclusive na cabeça de ancoragem e conexões por luvas de emenda SAS.

"Resumindo, os aços SAS foram utilizados tanto para as fundações – tirantes ancorados no terreno com dupla proteção anticorrosiva, em estacas para lajes de subpressão, submetidas à tração – como na infraestrutura de pilares e paredes dos edifícios, também para suportar os esforços de cisalhamento", conclui Otávio.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Os sistemas de barras de alta resistência da SAS constituem um dos componentes de modernas soluções para reforços estruturais, tirantes, ancoragens passivas e protendidas, estais de pontes, tensores para fundações de torres eólicas, além de emendas de estruturas de concreto pré-moldado. Na engenharia geotécnica, servem para: tirantes de contenção, chumbadores, solo grampeado, reação para provas de carga, estacas de fundação tracionadas para lajes de subpressão, ancoragens de fundação para estais de torres de linhas de transmissão de energia elétrica e sistemas de ancoragem para portos.

São formados pelos tipos:

• SAS 500/550 (N/mm2) (Mpa) ou 50/55 (Kgf/mm2)
• SAS 670/800 (N/mm2) (Mpa) ou 68/82 (Kgf/mm2)
• SAS 838/1035 (N/mm2) (Mpa) ou 85/105 (Kgf/mm2)
• SAS 950/1050 (N/mm2) (Mpa) ou 97/107 (Kgf/mm2)

Descrição da Obra
Local: Manhattan, New York (EUA)
Data: Início: 2008 / Término: 2014
Contratante: Silverstein Properties
Proprietários: Halmar International | Turner Constructions | Tishman Constructions
Fornecedor: SAS Protensão
Produtos: Aços SAS 670/800, SAS 835/1035 e SAS 950/1050
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da SAS Protensãono Portal AECweb

Complete seu cadastro