• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Tecnologias da ULMA agilizam a construção do novo Centro Administrativo do DF

ULMA Construction

Tecnologias da ULMA agilizam a construção do novo Centro Administrativo do DF

O empreendimento conta com investimentos em torno de 600 milhões de reais por meio de parceria público-privada e visa economizar em custos operacionais para o estado

Redação PE

A tecnologia

Nas obras do novo centro administrativo do Distrito Federal, a aplicação dum método construtivo para construção de lajes proporciona estruturas mais leves e resistentes. É o sistema BubbleDeck, uma referência em tecnologia, que consiste na aplicação de esferas plásticas entre telas de aço para eliminar concreto sem função estrutural e reduzir peso.

Para essa execução, a ULMA forneceu o sistema de Mesa VR que, adaptada a solução BubbleDeck, conciliou produtividade e economia a obra. No pico dos trabalhos, o empreendimento contou com mais de 4.000 metros quadrados do produto. Para o escoramento das lajes, a utilização das Escoras EP - caracterizadas pela robustez - permitiram a movimentação de um pavimento a outro, sem a necessidade de desmontagem do conjunto durante a operação.

As edificações vão abrigar todos os órgãos do Executivo e seus quinze mil servidores. Com previsão de entrega da primeira fase ainda em 2014, os sistemas da ULMA contribuíram para o desenvolvimento da obra, dentro dos parâmetros exigidos pelo Consórcio Construtor CADF (formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia S/A).

Outras soluções

Nos pilares externos, os Consoles CF-170 foram utilizados como uma plataforma de trabalho, que facilitou a execução dos pilares de difícil acesso. O sistema garantiu a segurança dos trabalhadores durante as montagens e também na concretagem.

Por fim, o Andaime Multidirecional BRIO está sendo aplicado no acesso às diversas áreas da obra, oferecendo acesso livre e seguro dos trabalhadores aos diversos pavimentos dos blocos que estão em execução.

A obra

Localizadas próximo à antiga rodoviária de Taguatinga, as edificações vão ocupar aproximadamente 180 mil metros quadrados. Serão quatorze torres, dez de quatro andares e quatro de quinze pavimentos, um prédio da Governadoria, um shopping com centro de convivência, estacionamento com capacidade para três mil veículos e bicicletário. Além disso, está localizado a 100 metros de uma estação de metrô e paradas de ônibus.

A estimativa é que o Distrito Federal economize de aluguéis, custos de manutenção e operação administrativa, cerca de 9 milhões de reais por mês. O investimento do parceiro privado para a construção do complexo, segundo informações da Secretaria de Planejamento e Orçamento do DF é de 600 milhões de reais e limite de 6 milhões mensais, por 22 anos, para operar e manter toda a estrutura.

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro