• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Telhado verde garante isolamento térmico

Ecotelhado

Ecotelhado - CBV Comércio e Indústria de Artefatos de Cimento Ltda

Ecotelhado

CBV Comércio e Indústria de Artefatos de Cimento Ltda

Fabricante
Rua Erechim, 310 Complemento FundosNonoaiPorto Alegre-RS-Brasil
Telefone:(48) 98850-5945

Telhado verde garante isolamento térmico

1.550 m2 de laje foram cobertos com sistema modular da Ecotelhado em apenas 32 horas, assegurando conforto térmico e economia de energia.

Estudo de Caso: Sistema Alveolar Ecotelhado® / Cobertura de 1550 m2 em laje impermeabilizada do parque gráfico do jornal Zero Hora (RS)

O parque gráfico do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, teve seus 1.550 m2 de laje cobertos com o sistema modular da Ecotelhado em apenas 32 horas, assegurando conforto térmico e economia de energia.

Proprietário da obra:
Grupo RBS
Contratante: Jornal Zero Hora
Local: Porto Alegre – RS
Data da Obra: 24 a 27 de março de 2009.
Fornecedor: Ecotelhado
Produto: Sistema Alveolar ECOTELHADO®

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Denominado Jayme Sirotsky, em homenagem ao presidente emérito do Grupo RBS, o novo parque gráfico do jornal Zero Hora fica localizado nas proximidades do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tendo cerca de 12 mil m2, um depósito de papel, novas e modernas rotativas e um sistema de expedição automatizado inédito no Brasil.

DESAFIO

A obra consistia em cobrir, com o Ecotelhado®, 1.550 m² de lajes impermeabilizadas sobre o parque gráfico, onde foram instalados grandes equipamentos de ar condicionado. A necessidade de um produto com baixa carga, rapidez de instalação e vegetação exuberante após a instalação, sem necessidade de plantio, levou à preferência pelo Sistema Alveolar Ecotelhado®. A obra foi executada em tempo recorde, de 32 horas, evitando a circulação interna dos operários e materiais, pois tudo foi transportado por Muncks, que venceram uma altura de 10 m carregando palets com os módulos. Essa mesma obra, se executada por qualquer outro tipo de cobertura verde, demoraria, no mínimo, oito meses para atingir o nível de vegetação.

Telhado verde garante isolamento térmico
A utilização de Muncks permitiu que a obra fosse executada em apenas 32 horas, além de evitar a circulação interna dos operários e materiais.

SOLUÇÃO

“A preocupação ambiental sempre esteve presente em nosso dia a dia nos parques gráficos da RBS”, revela o engenheiro Marcelo Ferreira dos Santos, coordenador Técnico Industrial da RBS – Zero Hora Editora Jornalística. Ele conta que desde o início do projeto do novo parque gráfico, houve a intenção de adotar práticas ambientalmente amigáveis. “No início das obras, a empresa contratou a Sol Construções Sustentáveis para nos ajudar com as soluções ambientais disponíveis no mercado, diante da realidade da construção de um prédio industrial. Eles trouxeram várias idéias, entre elas, a colocação do telhado verde”, relata.

A busca por empresas especializadas foi acompanhada pelo temor de que a solução teria custo elevado que poderia inviabilizar a idéia. “Verificamos que o custo não era tão alto, tendo em vista que iríamos reduzir uma camada de isolante térmico do telhado, com valor semelhante ao do Ecotelhado”, diz o engenheiro. Localizados os fornecedores, a RBS optou pela empresa gaúcha, “pela questão da logística e pela solução oferecida pela Ecotelhado”, comenta, explicando que “o sistema instalado é o modular, que pesa 50 kg/m2 – o que evitou alterações no projeto da capacidade da laje do terraço”. Segundo ele, a instalação foi rápida, feita em menos de três dias para cobrir uma área de 1.550 m2.

Telhado verde garante isolamento térmico
Por se tratar de um sistema vivo, a vegetação impede a acumulação do calor, promovendo isolamento térmico e conforto acústico.

“As vantagens foram muitas com a colocação do Ecotelhado, substituindo o isolante térmico padrão da construtora. Por se tratar de um sistema vivo, a vegetação impede a acumulação de calor, distribuído de forma mais homogênea, além de promover o isolamento térmico e conforto acústico. A redução de consumo energético do ar condicionado, conforme medição realizada em outros prédios que possuem o sistema Ecotelhado, é de aproximadamente 240 kwh/m2. Mas, como nosso prédio é ainda novo e já foi inaugurado com o sistema incorporado, não pudemos medir o desempenho energético que o telhado verde propicia”, diz Marcelo Ferreira dos Santos, que conclui: “Estamos muito satisfeitos com o sistema Ecotelhado porque, além de todos esses benefícios, traz um grande bem-estar a todos nós por sabermos que estamos ajudando na biodiversidade na zona urbana”.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Sistema Alveolar ECOTELHADO® é o conjunto dos seguintes elementos: Membrana Ecotelhado® de Proteção Anti-Raízes; Membrana Alveolar Ecotelhado® de PETG; Membrana Ecotelhado® de Retenção de Nutrientes; Módulo Ecotelhado® de Substrato Rígido; Substrato Leve Ecotelhado®; Vegetação de Metabolismo MAC (opcional).

A carga do Sistema Alveolar ECOTELHADO® já saturado de água é de 60kg/m², quando utilizadas plantas pré-vegetadas de forração. Tem como principais características a praticidade e rapidez na colocação; baixa sobrecarga sobre as coberturas; e conforto térmico e acústico para o interior dos ambientes. Sua aplicação é extremamente benéfica ao meio ambiente, devido à soma de resultados, como a grande redução no uso de energia de climatização de ambientes, gerando economia.

O sistema propicia a diminuição do fluxo pluvial, ajudando a evitar enchentes; a melhoria da qualidade do ar urbano pela fotossíntese, liberando oxigênio; e redução do ruído urbano, pois a vegetação não produz reverberação do som. As vantagens se complementam com o embelezamento da paisagem urbana, recuperando o verde ocupado pelas construções, e o aumento da área de biodiversidade.

Redação AECweb

Conheça mais produtos da Ecotelhado disponíveis no Canal de Especificação Online

Veja também outros destaques da Ecotelhadono Portal AECweb

Complete seu cadastro