• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > Texturas ditam o visual do primeiro resort de luxo do país

Terracor

Terracor - Tintas da Terra Indústria e Comércio Ltda

Terracor

Tintas da Terra Indústria e Comércio Ltda

Fabricante
Rua Wisard, 53Vila MadalenaSão Paulo-SP-Brasil
Telefone:0800 055 0026

Texturas ditam o visual do primeiro resort de luxo do país

As soluções fornecidas pela Terracor foram as únicas que atenderam aos requisitos técnicos e estéticos do projeto Txai Itacaré, inaugurado na Bahia

Redação AECweb / e-Construmarket

Txai Itacaré
Além da estética, o revestimento cumpre os requisitos técnicos demandados pelo projeto (Foto: Carol da Riva)

Localizado na região sul da Bahia, o Txai Itacaré foi inaugurado em 2000 e tornou-se o primeiro resort de luxo do país. Está em uma área com 100 hectares de extensão, repleta de coqueiros e de frente para o mar. Além dos quartos para os hóspedes, oferece infraestrutura completa, com: recepção, restaurantes, piscinas, spa, biblioteca e mais. Os bangalôs foram construídos sobre decks suspensos de madeira e, assim como as suítes, são espaçosos. Algumas dessas acomodações oferecem, ainda, varandas privativas com vista panorâmica do oceano ou da Mata Atlântica.

A harmonia entre a arquitetura, a natureza, o conforto e o acolhimento rendeu ao empreendimento o título de “o Jardim de Eden”, concedido pelo “The Hotel Book: Great Escapes South America”.

O projeto recebe a assinatura do arquiteto e paisagista Leo Laniado, que encontrou nas texturas da Terracor a alternativa ideal para constituir a estética do resort sem renunciar ao desempenho técnico. Um dos produtos mais utilizados no empreendimento foi o Terracal.

DESAFIO

Desde o início, o contratante e proprietário da obra, Nelson Moraes, contou com o conhecimento e a vivência do arquiteto na Bahia, que por sua vez elaborou um projeto que atendesse às expectativas. “Era fundamental criar um hotel boutique e de luxo, mas sem pretensão, e que tivesse a cultura local como DNA”, diz Laniado.

Outros cuidados envolveram a localização, a insolação e a ventilação, assim como o conforto dos hóspedes.

Mas a principal preocupação foi respeitar a natureza e a cultura regional, com a tentativa de criar a máxima sinergia entre os conceitos de sustentabilidade. O trabalho precisava, ainda, garantir que as intervenções não degradassem a paisagem.

Txai Itacaré
A textura Terracal foi a mais utilizada no projeto (Foto: Carol da Riva)

SOLUÇÃO

Pioneira no universo de revestimentos – e com o pilar de preservação do meio ambiente –, a Terracor surgiu como a única escolha viável para que o resort e a paisagem que o cerca tivessem consonância visual.

Em parceria com Giuliana Michelino, do Bureau de Couleur, Laniado criou (de maneira meticulosa) uma cartela de cores e texturas. Durante o desenvolvimento das tonalidades que seriam aplicadas no resort, a dupla levou em consideração o clima e a luz natural proveniente de um sol bastante forte, além da natureza exuberante e das cores locais.

Portanto, a grande variedade de cores proporcionada pelos produtos da Terracor foi aproveitada no revestimento de todos os ambientes (internos e externos). Graças às inovações tecnológicas da empresa, as texturas foram capazes de simular a aparência natural de manchas e envelhecimento — proporcionando visual rústico e “antigo”, mas mantendo as elevadas durabilidade e resistência (tão peculiares das tintas acrílicas). A conclusão do revestimento aconteceu dentro do prazo de dois meses.

Txai Itacaré
As soluções da Terracor criaram unidade visual entre o Txai Itacaré e a paisagem que o cerca (Foto: Carol da Riva)

O resultado? Estética em unidade com a natureza. Isso tudo sem deixar de atender aos demais requisitos técnicos, afinal os produtos são:

• Atóxicos (produzidos a base de água, resina acrílica e cargas minerais inertes);
• Sem chumbo, mercúrio ou qualquer outro metal tóxico;
• Com baixos níveis de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis);
• Inofensivos ao meio ambiente e à saúde do aplicador;
• Constituídos por pigmentos que resistem ao intemperismo (em especial aos raios UV);
• Hidrorepelentes, bactericidas, fungicidas e algicidas;
• De baixa manutenção e excepcional durabilidade;
• Duráveis (garantia de três anos).

A Terracor também ofereceu treinamento da mão de obra, consultoria, fiscalização do processo executivo e retenção de amostras para uso futuro.

Txai Itacaré
Os bangalôs foram construídos sobre decks suspensos de madeira (Foto: Carol da Riva)

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

O Txai Itacaré recebeu diversas texturas e cores. Assim como o Terracal 519, 521 e 502, foram empregados o Originale 847 e o Sabbiato 822, além de tonalidades desenvolvidas especialmente para o projeto.

Terracor Terracal reproduz o efeito da caiação com a resistência e durabilidade de uma tinta acrílica. É inspirada nos efeitos e nas cores de diversas regiões do mundo, como: Toscana, Provença, Marrocos e Brasil. Deixa as fachadas com efeito envelhecido e toque aveludado da cal.

Terracor Originale é uma textura acrílica vencedora do “Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira”. Com requinte e rusticidade, é inspirada nas pinturas de antigas vilas italianas e de casas da Provença, na França. Ideal para projetos contemporâneos, proporciona efeito de mancha e envelhecimento natural. É composta por 58 opções exclusivas de cores, além de tonalidades especiais que podem ser produzidas sob encomenda.

Terracor Sabbiato é um revestimento de parede arenoso com textura rústica, mas ao mesmo tempo elegante e homogêneo. Ideal para grandes áreas.

Txai Itacaré
As texturas garantiram visual rústico para os ambientes internos e externos (Foto: Carol da Riva)
Descrição da Obra

Local: Itacaré (BA)
Data: Iniciada em 1999 e inaugurada em 2000
Projeto: Leo Laniado
Fornecedor: Terracor
Produtos: Originale 847 | Sabbiato 822 | Terracal 519, 521 e 502

Veja também outros destaques da Terracorno Portal AECweb

Complete seu cadastro