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ULMA Construction

ULMA Construction oferece inovação tecnológica na duplicação da Serra do Cafezal

A fabricante de formas e escoramentos apresentou soluções técnicas inovadoras para diversas estruturas da obra

A rodovia Régis Bittencourt - BR-116 é uma das principais rodovias de ligação do país. Com 402,6 km de extensão, liga a cidade de São Paulo à Curitiba no estado Paraná. Em 2008 a ANTT concedeu ao consórcio Autopista Régis Bittencourt a administração da rodovia pelos próximos 25 anos, com investimentos de 3,9 bilhões de reais previstos para melhorias, durante período de concessão.

A obra mais importante desse conjunto é a duplicação da Serra do Cafezal, que contém 19,5 quilômetros e contará com investimentos de 700 milhões de reais, que é um dos principais pontos de congestionamento da rodovia, por conta de sua atual pista simples e seu grande fluxo diário, principalmente de caminhões.

Desafio

O Consórcio – Ferrovial | Toniolo, Busnello, foi o contratado para a construção do trecho de serra (lotes 6 e 7) entre os km 363 e 367, possivelmente um dos mais críticos da serra, com curvas sinuosas e topografia muito acidentada.

Para obra de tamanha complexidade, a construtora teve que buscar parceiros com expertise e experiência suficiente para fazer frente a esse desafio, e a ULMA Construction foi à parceira ideal para o fornecimento de fôrmas e escoramentos para diversas estruturas da obra.

Solução

Para a execução das diversas pontes, por conta da dificuldade de montar escoramentos convencionais diretamente do solo, o método construtivo escolhido foi o Balanço Sucessivo.

Para tal solução, o sistema CVS da ULMA é o que há de mais inovador neste tipo de equipamento, uma vez que além de possuir uma excelente relação peso x capacidade de carga, possui um sistema hidráulico para o nivelamento e movimentação do carro para a nova área de utilização, reduzindo consideravelmente a mão de obra e o tempo de movimentação do carro. Ao todo oito carros estão trabalhando simultaneamente em diversos trechos da obra, aliados a fôrma ENKOFORM HMK.

Nos pilares da estrutura (alguns chegam até 30 metros de altura), estão em utilização Consoles Trepantes BMK em conjunto com a fôrma modular ORMA que suporta pressões de concreto de até 80 kN/m².

As aduelas de disparo com até 20 metros de altura estão sendo executadas por métodos convencionais apoiados ao solo, sendo assim, a solução utilizada foi com torres de escoramento T-60, sistema de alta capacidade de carga (6 toneladas por poste), com alta produtividade de montagem e que também possibilita, após sua montagem a movimentação com grua, em conjunto com a fôrma ENKOFORM HMK. Já para as aduelas de disparo que estão acima dos 20 metros, a solução utilizada foi com perfis e ENKOFORM HMK.

Nos blocos de fundação e vigas tipo “I”, está sendo usada a fôrma portátil COMAIN, sistema leve e de fácil montagem, que se adéqua perfeitamente a esse tipo de estrutura.

Para o acesso seguro dos trabalhadores a diversos trechos da obra, o Andaime Multidirecional BRIO é a solução ideal que resolve o acesso às áreas de trabalho com máxima segurança.

A obra em seu pico utilizará aproximadamente 800 toneladas de equipamentos da ULMA, o que confirma a capacidade de resposta ao fornecimento de soluções completas do fornecedor para este tipo de obra.

A conclusão deste trecho da obra está prevista para Agosto 2015.

Descrição dos Produtos

Balanço Sucessivo CVS: O Balanço Sucessivo CVS da ULMA é utilizado para executar tabuleiros e arcos de pontes de grandes vãos. O equipamento projeta a estrutura através do avanço hidráulico, com repetitividade de movimentos. A distância máxima entre pilares é de 200 metros. A ponte deve estar desenhada para suportar as cargas derivadas da execução. A capacidade de carga varia conforme o carro e o comprimento da aduela. Suporta valor mínimo de 100 toneladas e máximo de 300.

Forma ENKOFORM HMK: A ENKOFORM HMK da ULMA é uma fôrma horizontal adaptável a diversas geometrias no âmbito da construção pesada. É capaz de configurar-se em seção transversal constante e variável (maciço ou oco), pontes curvas e pontes de canto de tabuleiro variável (maciço ou oco). A desforma é feita de maneira rápida por módulos ou panos. O equipamento é ideal para tabuleiros de pontes, lajes de grande espessura, pontes empurradas, passagens superiores e inferiores e outras estruturas horizontais de concreto armado.

Forma modular ORMA: A Fôrma Modular ORMA da ULMA foi desenvolvida especialmente para grandes concretagens. O sistema suporta até 80kN/m² de pressão de concretagem. Seu sistema de união simples e prático garante a rigidez e a estanqueidade da forma, ao mesmo tempo em que proporciona um perfeito alinhamento dos painéis. A montagem e a sobreposição dos diferentes painéis permitem obter modulações múltiplas de 30cm, podendo chegar a concretagens de até 10m de altura em uma única etapa.

Cimbre T-60: O Cimbre T-60 da ULMA é um sistema de cimbramento concebido para suportar cargas verticais de até 6 toneladas por poste, com torres isoladas ou conjugadas. Com um número reduzido de peças, ele torna a montagem simples, prática e segura. Seu sistema de encaixe permite ainda que as torres sejam movimentadas com o auxílio de grua ou com a utilização do Carro VR (Mesa Voadora).

Forma portátil COMAIN: O COMAIN é um sistema portátil leve que pode ser manuseado por um único operário, o que possibilita sua utilização sem necessidade do uso de grua. O sistema permite executar estruturas verticais, desde pequenas superfícies até grandes áreas: paredes, fundações, paredes monoface, cantos de viga, enchimento de lajes, vigas, pilares etc. Dispõe de diferentes painéis, capazes de atender todo tipo de geometria. O sistema suporta pressão de concreto de 40 kN/m².

Andaime Multidirecional BRIO: O Andaime Multidirecional BRIO da ULMA oferece ao mercado um sistema de encaixe simples com quantidade reduzida de peças. Essas características permitem que a montagem seja rápida e segura, não necessitando de nenhuma ferramenta especial. Atende a diversas estruturas, entre elas: andaimes pendurados em arcos ou pontes, torres móveis, fachadas e interiores de geometria irregulares e de plantas circulares, passarelas, entre outras.

 
 
Descrição da Obra
Proprietário da obra: Não divulgados
Contratante: Consórcio – Ferrovial | Toniolo, Busnello
Local da obra: entre os km 363 e 367 da rodovia Régis Bittencourt
Data de conclusão da obra: Agosto de 2015
Fornecedor:Ulma Construction
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