• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > ULMA participa da construção da hidrelétrica de Belo Monte

ULMA Construction

ULMA participa da construção da hidrelétrica de Belo Monte

Empresa utiliza sistema MK, desenvolvido para construções de alta capacidade de carga e com uma grande versatilidade de aplicações

No rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira, está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A hidrelétrica será a terceira maior do mundo, atrás apenas da usina de Três Gargantas (na China) e a usina de Itaipu.

Mesmo com as inúmeras divergências ocorridas no inicio da construção, o projeto agora segue em ritmo acelerado e precisa se manter assim para que todos os prazos sejam cumpridos. O trabalho das formas e dos escoramentos é extremamente essencial para garantir a produtividade da obra.

 

Desafio

No sitio Pimental localizado a 40 km de Belo Monte, está em construção uma barragem de 30 metros de altura composta por uma casa de força complementar, seis turbinas bulbo e um vertedouro de 18 comportadas.

O túnel de sucção que leva a água até a turbina possui um formato diferenciado: a entrada é circular e a saída quadrada. Sendo assim, para essa aplicação, foi utilizado o sistema MK da ULMA, que possui uma forma que se adapta a geometria da construção e suporta uma alta capacidade de carga.


Solução

O escoramento que se move por meio de trilhos garante agilidade e racionalização na execução, gerando economia de tempo e mão de obra. É o que afirma o engenheiro de obras do sitio Pimental, Rafael Haviaras:

“Nessa forma desenvolvida você tem o escoramento e as chapas metálicas que são reaproveitadas em varias unidades. Você não tem desperdício de material além disso, é possível montar a forma em 15 dias, um prazo muito menor do que a forma de madeira que você monta em até 3 meses.”

“Nessa forma desenvolvida você tem o escoramento e as chapas metálicas que são reaproveitadas em varias unidades. "

A forma é montada do lado de fora do túnel, e lançada com a ajuda de um guindaste no local de aplicação. Após o trabalho concluído, o guindaste retira a forma e a leva para ser utilizada em outro lugar.

“Por ser uma forma especial, a geometria dela só serve para essa estrutura, porém é possível adaptar outra forma e reutilizar o escoramento.” complementa Rafael.

Outras soluções proporcionadas pelo Sistema MK que merecem destaque é na formação de torres para o escoramento de alta capacidade de carga para a estrutura do peito de pombo e também para o escoramento da estrutura do Stay Column.

Descrição do Produto

Sistema MK

Polivalente e composto somente por elementos padrão, o Sistema MK foi desenvolvido para se adaptar a diversas aplicações que necessitem de grande capacidade de carga, mais comuns em construção pesada, ou em qualquer outro tipo de construção. A grande vantagem deste produto é a sua versatilidade, já que permite configurações como: treliças, carros para pontes, carros para túneis e paredes, escoramento para suporte de fôrmas e outras estruturas, fôrmas para lajes e paredes, consoles trepantes, suporte de fôrma monoface, protetor de fachada, estabilizador de fachada e outras configurações personalizadas.

Descrição da Obra
Contratantes: Consórcio Norte e Energia
Locais das obras: Altamira (PA)
Data das obras: 2019
Fornecedor: Ulma Construction
Nome do Produto: Ralo Linear TIGRE e Caixa Sifonada Girafácil TIGRE
Clique para obter catálogo e outras informações desde produto Veja mais produtos da [Ulma] disponíveis no Portal dos Equipamentos

Veja também outros destaques da ULMA Constructionno Portal AECweb

Complete seu cadastro