Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Uso do Bidim® RT-10 como elemento de drenagem no gramado do Maracanã

Solução da Mexichem Bidim® ofereceu agilidade, mão de obra reduzida e economia para o rebaixamento do gramado.

Estudo de Caso: Bidim RT-10 / Estádio do Maracanã. 



Uso do Bidim® RT-10 como elemento de drenagem no gramado do Maracanã

Proprietário da obra:  SUDERJ – Superintendência de Esportes do Rio de Janeiro
Contratante:  Consórcio CNO/OAS/A.Gutierrez/Engevix
Local da obra:  Rio de Janeiro - RJ
Data da obra: Novembro de 2005
Fornecedor:  Mexichem Bidim®
Nome do Produto: Bidim RT-10

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Por serem sede do PAN 2007, vários estádios e centros esportivos do Rio de Janeiro passaram por reformas em suas estruturas. Um desses locais, o Estádio do Maracanã, teve seu gramado totalmente modificado para se adequar ao Estatuto do Torcedor, que previa a eliminação das arquibancadas nas quais os torcedores precisassem ficar em pé.

No Maracanã, esse espaço compreendia a geral e ficava abaixo da linha do campo, o que não permitia aos torcedores assistirem aos jogos sentados. Por esse motivo, o gramado do estádio teve que ser rebaixado 1,40 metros. Com o rebaixamento foi criado um novo setor de cadeiras com capacidade para 38 mil torcedores.

DESAFIO

A reforma exigiu uma solução que aliasse eficácia, mão-de-obra reduzida, custos mais baixos e agilidade, para que os prazos de entrega fossem cumpridos.
No sistema de drenagem foi utilizado o Bidim® RT-10 em conjunto com Geotubo, executado em forma de espinha de peixe, coletando a água e transportando-a para uma cisterna de reaproveitamento.

Uso do Bidim® RT-10 como elemento de drenagem no gramado do Maracanã
Foto1: Detalhe do início da obra. Foto2: Detalhe do Rebaixamento do campo.
 

SOLUÇÃO

A solução encontrada para este problema foi a utilização da manta geotêxtil Bidim® RT-10, reduzindo o tempo da execução, melhorando a performance do conjunto e aumentando a vida útil do sistema de drenagem.

Três anos após a reforma, o sistema de drenagem do Maracanã mostra-se em excelente desempenho, como pôde ser constatado durante o período de fortes chuvas que castigou o Rio de Janeiro no início de 2010.  Além disso, hoje, o número de pessoas que assistem aos jogos nas cadeiras é muito maior que antes.

Uso do Bidim® RT-10 como elemento de drenagem no gramado do Maracanã
Foto3: Detalhe da Trincheira drenante. Foto4: Descarregamento das bobinas do Bidim® RT-10.

Devido à combinação de propriedades mecânicas, hidráulicas e físicas, a Linha de Geotêxteis Bidim® oferece soluções que proporcionam maior durabilidade e resistência às obras. Com uma retaguarda de pesquisa e desenvolvimento tecnológico contínuo, a Mexichem Bidim® tem hoje uma linha completa de Geotêxteis e Geossintéticos aplicados em controle de erosão, reforço de aterros, proteção, filtração, separação e drenagem de solos, que trazem inovação e qualidade para obras de engenharia civil.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Não tecido agulhado, constituído por filamentos contínuos 100% poliéster, indicado para atender as necessidades específicas de uma obra. O Bidim® RT faz parte da Linha de Geotêxteis e oferece alta durabilidade, elevada porosidade e permeabilidade, melhor relação de isotropia e filtração eficaz. Possui maior resistência mecânica e aos raios UVA e UVB, apresentando material sintético imputrescível. É um produto de baixa fluência e de alta resistência química e biológica a todos os tipos de solo.

Uso do Bidim® RT-10 como elemento de drenagem no gramado do Maracanã
Vista geral do campo na fase de finalização e após da reforma.


Redação AECweb


Conheça mais produtos da Bidim® disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Manta de Drenagem Drennáge

Estudos de Casos

Informativos Técnicos