As telhas de aço são uma ótima escolha para quem busca conforto térmico, resistência, personalização e alta durabilidade, afinal, elas podem durar mais de 50 anos em áreas com pouca corrosão.
Porém, a durabilidade das telhas está ligada a diversos fatores, como região, qualidade do material, método de instalação e inspeção. As boas práticas podem evitar a principal causa de degradação das telhas metálicas: a corrosão.
A corrosão – ou oxidação – acontece quando o aço entra em contato com oxigênio, água, umidade, agentes poluentes, ácidos ou sais que acabam formando uma camada de óxido de ferro – popularmente conhecido como ferrugem. Essa camada pode ir aumentando e enfraquecendo cada vez mais o aço.
Alguns fatores podem causar a oxidação das telhas metálicas, tais como:
• Instalação errada (falta de vedação, encaixe incorreto e ângulo de inclinação equivocado);
• Exposição às intempéries (em lugares com alta presença de sais ou substâncias agressivas);
• Danos mecânicos (peças amassadas podem danificar a camada protetora de revestimento);
• Falta de limpeza;
• Transporte e/ou armazenamento errados (deixam a telha exposta à chuva, sem uma lona de proteção).
Para recuperar a telha metálica oxidada é necessário seguir os passos abaixo:
Outra maneira de evitar a corrosão das telhas metálicas é investir em materiais fornecidos por empresas especializadas na área, como é o caso do Grupo Pizzinatto – um dos principais fabricantes de telhas de aço do país.
A empresa possui vários modelos que seguem todas as normas existentes:
• Telhas em Aço Termoacústicas Coloridas
Disponíveis em várias espessuras, as Telhas Naturais – ou telhas de zinco – são feitas em aço galvanizado ou galvalume. Podem ser trapezoidais ou onduladas. Para aumentar sua qualidade e durabilidade em até 10% é possível submetê-las à pintura eletrostática durante a fabricação, com tintas isentas de metais pesados.
Caso o projeto necessite de isolamento térmico e acústico é possível preencher as telhas com poliestireno/EPS (Isopor), poliisocianurato (PIR) ou lã de rocha. É por isso que o produto recebe o nome de “telha sanduíche”.
Ecologicamente corretas, as telhas são fabricadas em aço, um material infinitamente reciclável. Com alta resistência às intempéries, estão disponíveis em diferentes modelos: PZ 17, PZ 40 X 980, PZ 25, PZ 40 X 1020, PZ 35 e PZ 100.
Como acabamento inferior, as telhas termoacústicas podem receber outra telha no mesmo modelo, bandeja (com forro em aço), filme lavável ou telha perfurada.
Poliisocianurato – PIR IT-10
O Grupo Pizzinatto é o único no Brasil a fornecer laudo classe II-A – totalmente em conformidade com a instrução técnica do corpo de bombeiros IT-10 – para preenchimento em PIR nas telhas com pintura eletrostática ou com acabamento em telha (inferior).
• Telhas Perfuradas
Produzidas sob medida, as Telhas Perfuradas possuem diversas especificações – inclusive decorativas – e são fabricadas em aço galvanizado ou galvalume (zincalume), com espessuras de: 0,50 mm, 0,65 mm ou 0,80 mm.