Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Como evitar corrosão nas telhas de aço?

Grupo Pizzinatto explica os cuidados básicos para preservar a qualidade das telhas e a evitar dores de cabeça com problemas como a oxidação

Nano Drywall
As telhas de aço podem durar até 50 anos quando bem preservadas (Foto: Divulgação/Grupo Pizzinatto)

As telhas de aço são uma ótima escolha para quem busca conforto térmico, resistência, personalização e alta durabilidade, afinal, elas podem durar mais de 50 anos em áreas com pouca corrosão.

Porém, a durabilidade das telhas está ligada a diversos fatores, como região, qualidade do material, método de instalação e inspeção. As boas práticas podem evitar a principal causa de degradação das telhas metálicas: a corrosão.

Quando acontece a corrosão?

A corrosão – ou oxidação – acontece quando o aço entra em contato com oxigênio, água, umidade, agentes poluentes, ácidos ou sais que acabam formando uma camada de óxido de ferro – popularmente conhecido como ferrugem. Essa camada pode ir aumentando e enfraquecendo cada vez mais o aço.

O que pode causar oxidação das telhas de aço?

Alguns fatores podem causar a oxidação das telhas metálicas, tais como:

• Instalação errada (falta de vedação, encaixe incorreto e ângulo de inclinação equivocado);
• Exposição às intempéries (em lugares com alta presença de sais ou substâncias agressivas);
• Danos mecânicos (peças amassadas podem danificar a camada protetora de revestimento);
• Falta de limpeza;
• Transporte e/ou armazenamento errados (deixam a telha exposta à chuva, sem uma lona de proteção).

Como recuperar a telha metálica oxidada?

Para recuperar a telha metálica oxidada é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Lavar o telhado com sabão neutro e esponja não abrasiva. Após isso, lixar e aplicar uma tinta de proteção ou galvanização a frio nas áreas com limalha oxidada;
  2. Em áreas com manchas superficiais de ferrugem, recomenda-se passar uma esponja abrasiva, aplicar antiferrugem e pintar com tinta líquida para metal ou galvanização a frio;
  3. Para grandes e profundas oxidações há algumas opções:
  1. Realizar a decapagem das telhas com jato de areia, aplicar antiferrugem e pintar com tinta líquida para metal ou galvanização a frio;
  2. Utilizar uma manta líquida;
  3. Substituir as telhas.

Como evitar a corrosão das telhas metálicas?

Outra maneira de evitar a corrosão das telhas metálicas é investir em materiais fornecidos por empresas especializadas na área, como é o caso do Grupo Pizzinatto – um dos principais fabricantes de telhas de aço do país.

A empresa possui vários modelos que seguem todas as normas existentes:

Telhas em Aço Termoacústicas Coloridas

Telhas Naturais
Com pintura eletrostática é possível aumentar a qualidade e durabilidade das Telhas Naturais em até 10% (Foto: Divulgação/Grupo Pizzinatto)

Disponíveis em várias espessuras, as Telhas Naturais – ou telhas de zinco – são feitas em aço galvanizado ou galvalume. Podem ser trapezoidais ou onduladas. Para aumentar sua qualidade e durabilidade em até 10% é possível submetê-las à pintura eletrostática durante a fabricação, com tintas isentas de metais pesados.

Telhas Naturais verdes
As Telhas Naturais possuem alta resistência às intempéries (Foto: Divulgação/Grupo Pizzinatto)
Cartela de cores Telhas Naturais
Padrão de cores das Telhas Naturais (Foto: Divulgação/Grupo Pizzinatto)

Caso o projeto necessite de isolamento térmico e acústico é possível preencher as telhas com poliestireno/EPS (Isopor), poliisocianurato (PIR) ou lã de rocha. É por isso que o produto recebe o nome de “telha sanduíche”.

Ecologicamente corretas, as telhas são fabricadas em aço, um material infinitamente reciclável. Com alta resistência às intempéries, estão disponíveis em diferentes modelos: PZ 17, PZ 40 X 980, PZ 25, PZ 40 X 1020, PZ 35 e PZ 100.

Como acabamento inferior, as telhas termoacústicas podem receber outra telha no mesmo modelo, bandeja (com forro em aço), filme lavável ou telha perfurada.

Poliisocianurato – PIR IT-10

O Grupo Pizzinatto é o único no Brasil a fornecer laudo classe II-A – totalmente em conformidade com a instrução técnica do corpo de bombeiros IT-10 – para preenchimento em PIR nas telhas com pintura eletrostática ou com acabamento em telha (inferior).

Telhas Perfuradas

Telhas Perfuradas
As Telhas Perfuradas ajudam na ventilação e no conforto acústico (Foto: Divulgação/Grupo Pizzinatto)

Produzidas sob medida, as Telhas Perfuradas possuem diversas especificações – inclusive decorativas – e são fabricadas em aço galvanizado ou galvalume (zincalume), com espessuras de: 0,50 mm, 0,65 mm ou 0,80 mm.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Calha Água Furtada

Download de catálogo

Calha Platibanda

Download de catálogo

Pingadeira - Grupo Pizzinatto

Download de catálogo

Pingadeira Testeira

Estudos de Casos

Informativos Técnicos