Telhas termoacústicas: soluções sustentáveis para vários projetos

Desenvolvidas pela Pizzinatto, as telhas termoacústicas Telhaço contam com preenchimentos em EPS, PU, PIR ou lã de rocha, contribuindo para a eficiência energética

grupo-pizzinatto
As telhas termoacústicas Pizzinatto são desenvolvidas conforme as necessidades de cada projeto (foto: divulgação/Grupo Pizzinatto)

O Grupo Pizzinatto oferece as melhores soluções para construções que exigem desempenho térmico e acústico com qualidade e responsabilidade ambiental. As telhas termoacústicas são ideais para a cobertura de diversos empreendimentos, sejam residências, comércios ou indústrias.

Estão disponíveis em quatro tipos de preenchimento: poliestireno (EPS), poliuretano (PU), poliisocianurato (PIR) e lã de rocha. Fabricadas de acordo com as especificações de cada projeto, as telhas termoacústicas da Pizzinatto permitem várias combinações em seus materiais (aços, acabamentos, cores e preenchimentos), oferecendo muito mais do que uma simples cobertura.

CARACTERÍSTICAS SUSTENTÁVEIS

Suas propriedades termoacústicas reduzem o uso de equipamentos para refrigeração, aumentando a eficiência energética das edificações. Além disso, as telhas são fabricadas com aço galvanizado ou galvalume, atendendo a padrões e exigências de sustentabilidade, já que é um material reciclável.

Outro fator que contribui para a redução de energia elétrica é a possibilidade de aproveitar a luz natural, instalando telhas translúcidas ou venezianas industrias para fechamento lateral.

A solução apresenta ao mercado uma evolução nos preenchimentos termoacústicos. Já utilizado há algum tempo na América do Norte e na Europa, o PIR é um produto com propriedades sustentáveis: possui química ecológica e não utiliza o bromo em sua composição. Além dos benefícios ambientais, oferece maior resistência mecânica – e ao calor –, além de maior opacidade da fumaça. Assim, atende às normas nacionais e internacionais de resistência ao fogo.

As telhas são uma solução de vida útil prolongada que diminui os prejuízos causados pela atmosfera corrosiva e que evita o retrabalho na especificação de produtos adicionais para redução de ruídos de ambientes. E mais: durante o processo de fabricação, nenhum resíduo agressivo é gerado e as sobras são reutilizadas.

As telhas também são canais de captação de águas pluviais: em conjunto com as calhas da Pizzinatto, podem ser utilizadas para armazenamento da água em cisternas e reuso.

ACABAMENTOS

Forro

Telha com preenchimento termoacústico e chapa corrugada na face interna.

forros-grupo-pizzinatto
As telhas termoacústicas Pizzinatto podem ser preenchidas com poliestireno (EPS), poliuretano (PU), poliisocianurato (PIR) ou lã de rocha (foto: divulgação/Grupo Pizzinatto)

Telha

Telha com preenchimento termoacústico e acabamento com ou sem pintura. Ideal para pé-direito de qualquer altura.

Telha perfurada

Telha com preenchimento termoacústico em lã de rocha e perfurada na parte inferior. Proporciona alta absorção acústica do ambiente interno.

telha-perfurada-grupo-pizzinatto
As telhas termoacústicas Pizzinatto podem receber acabamento com pintura eletrostática (foto: divulgação/Grupo Pizzinatto)

Filme

Telha com preenchimento termoacústico e acabamento com filme protetivo. Solução leve, com custos reduzidos e que aumenta a luminosidade no interior.

filme-grupo-pizzinatto
As telhas termoacústicas Pizzinatto aumentam a eficiência energética do projeto (foto: divulgação/Grupo Pizzinatto)

PREENCHIMENTOS

Poliestireno (EPS)

• Bom desempenho térmico
• Retardante à chama do fogo
• Baixo peso por m²
• Custo competitivo

Poliuretano (PU)

• Retardante à chama do fogo
• Conjunto estruturado único – ideal para vãos maiores
• Resistente a produtos químicos e solventes
• Não apodrece, nem mofa e protege contra ataques de insetos e roedores

Poliisocianurato (PIR)

• Maior resistência ao fogo e opacidade da fumaça
• Maior força de compressão
• Atende às normas nacionais e internacionais

Lã de rocha

• Alta absorção acústica
• Desempenho térmico superior
• Simples manuseio
• Resistência ao fogo

PINTURA ELETROSTÁTICA

Para qualidade estética superior e maior durabilidade, as telhas podem ser pintadas durante o processo de fabricação. Elas recebem pré-tratamento com uma camada de tinta em pó (com base de poliéster) por eletrodeposição. Depois, são colocadas em um forno. O processo garante uma superfície uniforme, com alto brilho e melhor proteção.

A pintura eletrostática (pós-pintura) é ecologicamente correta, pois não utiliza solventes, nem produz odores e vapores. Dessa forma, preserva o meio ambiente e os profissionais envolvidos no trabalho.

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Parafusos Autobrocantes

Download de catálogo

Fechamento de Onda Inferior

Download de catálogo

Fechamento de Onda Superior

Download de catálogo

Calha Chalé

Estudos de Casos

Informativos Técnicos