Com excelente custo benefício, manta acústica da Promaflex foi aplicada no piso do palco do Caipirão do Lapinha
Está na cidade de Betim, Minas Gerais, a tradicional casa de shows para apresentação sertaneja, mais conhecida como Caipirão do Lapinha. Tem capacidade para receber grande público e conta com camarotes diversificados, bares e pista de dança.
O espaço para shows é formado por amplo palco que acompanha um sistema completo de som, iluminação e ar climatizado. Há, ainda, um anexo para realização de eventos reservados como festas de confraternização, aniversários e casamentos.
O Caipirão do Lapinha está próximo à algumas residências. E a geração atípica de ruídos incomodava os arredores da casa de shows. Para isolar o palco da estrutura da construção o projeto inicial estudava utilizar pisos suspensos.
“Seria uma solução muito mais cara, menos eficiente tecnicamente e dificultaria bastante a aplicação. Além disso, demoraria muito tempo, e a obra exigia agilidade. Entre adquirir o material e aplicá-lo, gastaríamos cerca de 15 dias”, afirma Cristiano Nogueira, engenheiro da Audiosonica.
A empresa ficou responsável por cuidar da parte acústica, desde a medição e análise de ruído, passando pela análise acústica de ambientes, realização do projeto de isolamento e tratamento, sonorização e consultoria, até a execução final.
A Audiosonica optou pelo PROMAlaje, uma manta de isolamento acústico em polietileno da Promaflex. Com preço muito mais competitivo do que os convencionais, o material foi aplicado no piso do palco e surpreendeu pelos resultados alcançados.
“O primeiro ponto importante foi a praticidade de aplicação que o PROMAlaje proporcionou à obra. Bastou desenrolar a manta e pronto. Seguimos as orientações técnicas da Promaflex e, em apenas três dias, o serviço estava feito. Depois, realizamos testes e constatamos que o ruído estrutural gerado pelas vibrações foi completamente eliminado”, conta Cristiano.
Isso foi possível graças à matéria prima do produto, formado por um conjunto de polímeros com densidades e composições distintas que garantiram uma maior absorção e reflexão do som.
Além de ser um material com preço muito mais competitivo do que os convencionais, PROMAlaje tem qualidade e eficiência atestadas por laboratórios nacionais e internacionais, sendo perfeitamente avaliada na capacidade de isolação sonora de piso de edificação multipavimentos ao ruído de impacto.
“Confiamos muito na qualidade dos produtos da Promaflex. E no caso da obra do Caipirão do Lapinha foi a solução ideal. Hoje, não utilizaria outro material nos meus projetos, a não ser aqueles que tenham a marca Promaflex”, ressalta Cristiano.