Parte do Grupo Velletri, a Promaflex é referência na produção de fitas adesivas e filmes de proteção para superfícies desde 1988. Está situada no munícipio de Taboão da Serra (SP), num terreno de 7,5 mil m².
A Promaflex passa regularmente por um processo de licenciamento ambiental que analisa possíveis impactos ambientais que suas instalações e processos podem acarretar à região vizinha da sua unidade. Além disso, a empresa investe em melhorias operacionais, pesquisas, fontes renováveis e uso eficiente dos materiais.
Vale ressaltar que a matéria-prima dos filmes de proteção e fitas adesivas é o polietileno, uma resina plástica que é muito fácil de reciclar (quando destinada corretamente).
Reutilização
Uma das ações adotadas pela Promaflex para minimizar os impactos ambientais é a reutilização da água (do processo produtivo) para abastecer os banheiros e a refrigeração das máquinas extrusora e coextrusora. Desde 2015, toda a sucata gerada também é reciclada – 40% é destinada ao próprio reuso pela empresa, enquanto 60% é comercializada.
Ainda sobre o processo produtivo, a Promaflex recupera o solvente dos itens de borracha e reutiliza as aparas plásticas – o material é utilizado para a fabricação de sacos de lixo. Tal iniciativa faz parte do programa interno batizado como resíduo zero.
A Promaflex é signatária do Pacto Global – iniciativa da ONU (Organização das Nações Únicas), que objetiva a mobilização da comunidade empresarial internacional para a adoção de valores, como direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.