A reforma de um apartamento de 230 m² no bairro de Higienópolis, localizado na região central de São Paulo, precisava “fugir” das soluções tradicionais para ter um visual único. Com duração de cinco meses, entre dezembro de 2020 e maio de 2021, as obras foram executadas em todos os ambientes do imóvel e proporcionaram um design “vivo” para a residência.
De acordo com a arquiteta Mariana Schmidt, sócia-fundadora do escritório MNMA STUDIO, a ideia do projeto era que as irregularidades das superfícies fossem mantidas. “Sem maquiar possíveis ondulações ou marcas nas alvenarias”, diz a profissional, explicando que o objetivo era alcançar uma materialidade mais assumida e que os possíveis defeitos “criassem formas”.
Schmidt conta, ainda, que pretendia reproduzir uma sensação de areia natural nas alvenarias, mesclando a impressão de movimento com acabamento rústico. “Por isso, a materialidade precisava ser bem elaborada para conseguirmos atingir esse resultado”, afirma a arquiteta.
Com essas demandas em mente, a equipe responsável pela obra encontrou nos produtos da Terracor a opção ideal para que o aspecto desejado fosse conquistado. Todos os ambientes do apartamento receberam a textura Velvet 107, material aplicado, inclusive, nas áreas molhadas em conjunto com um selador — solução também fornecida pela empresa.
“Escolhemos a Terracor por seus produtos que aliam sustentabilidade e desempenho”, destaca Schmidt.
O Velvet 107, além de proporcionar efeito natural às alvenarias, criou a sensação de areia projetada nas paredes. “Era exatamente o que buscávamos nesse projeto. Algo que demonstrasse a passagem de tempo de forma calma e silenciosa”, completa.
A aplicação ocorreu em cerca de 25 dias e contou com o auxílio de uma equipe terceirizada e treinada, oferecida pela Terracor. A atividade aconteceu com uma espátula, por meio de técnica manual e artesanal de pigmentação. Esse método de trabalho conferiu às alvenarias o resultado esperado de volumetria, além de dar “vida” à pintura.
“Por criar camadas com volumetria, ou seja, sem efeito chapado, parece que as paredes têm ‘vida’ e ‘respiram’. O aspecto fica muito leve e com uma sensação de passagem de tempo”, detalha a arquiteta, que ressalta a relação assertiva com a Terracor. “A começar pelos testes de cores e pela escolha da materialidade, em que fomos amplamente orientados”, diz.
Para Schmidt, esse diferencial é muito importante por assegurar que o produto utilizado foi fornecido por uma empresa preparada para qualquer eventualidade. “A Terracor traz essa materialidade mais tradicional, com efeito de areia, pedras ou caiado. Isso somado a alta tecnologia empregada em soluções que garantem bons resultados e durabilidade”, finaliza.
Velvet é uma textura com toque sofisticado e que gera sensação que pode ser comparada ao contato com tecidos aveludados. Com estética discreta e elegante, é ideal fachadas e ambientes internos. Sua composição é livre de materiais pesados, como o chumbo. Além disso, as superfícies que recebem o produto podem ser lavadas com água e sabão neutro sem prejuízo ao visual, pois não desbotam nem perdem as características físicas e mecânicas.
Local: São Paulo (SP)
Data: Dezembro de 2020 a maio de 2021
Projeto: MNMA STUDIO
Fornecedor: Terracor
Produto: Velvet 107