Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

12 mil m² de placas em concreto polímero para fachada curva

ULMA Architectural Solutions fornece o modelo Vanguard totalmente customizado para instituição de ensino em Sete Lagoas, Minas Gerais

Fachada Curva - Vanguard

Situado na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, o Colégio Roberto Herbster Gusmão – da Fundação Zerrenner – foi concebido com área de 25,8 mil m² pela construtora Marco Projetos e Construções e pelo escritório de arquitetura Gustavo Penna Arquiteto & Associados. O empreendimento é constituído por três edifícios: a escola de ensino fundamental e médio, a escola técnica e o auditório e o ginásio.

Do ponto de vista arquitetônico, destaca-se pela fachada curva, pelos tons sóbrios e pelas formas vazadas que favorecem a ventilação e o conforto térmico.

Desafio

Fachada - Fundação ZerrennerA concepção de integrar atividades distintas com acolhimento e harmonia precisava ser representada por elementos arquitetônicos marcantes. O projeto propôs uma fachada curva para determinar a identidade visual do extenso pórtico e criar um gesto único, que convida as pessoas a usufruírem o complexo educacional.

Viabilizar a execução de uma unidade com fachada curva levantou algumas necessidades, como o sistema adequado, a resistência e a durabilidade do material e, finalmente, a estética. Contar com o apoio técnico de uma empresa especializada no mercado, desde a especificação do produto até a instalação, também era outro fator preponderante para o sucesso da obra.

Solução

A ULMA Architectural Solutions foi acionada para desenvolver e fornecer uma solução em fachada totalmente customizada e de acordo com os propósitos do projeto. O desenho idealizado pelos arquitetos ganhou forma com o Sistema de Fachadas Ventiladas em Concreto Polímero.

Foram fornecidos mais de 12 mil m² de fachada no modelo Vanguard, com a textura Terra. Além de garantir o conforto térmico dos ambientes, o produto proporcionou design moderno, placas com perfeito encaixe e muito resistentes, além de fácil manuseio e simples manutenção.

Fachadas - Aberturas

“O projeto original propõe uma fachada curva e com inclinação negativa realizada com o mesmo material. A ULMA solucionou esse desafio ao realizar uma subestrutura auxiliar metálica de perfis de alumínio, sobre a qual se instalam os painéis de concreto polímero. O formato dos painéis para realizar a fachada é de 1800 mm de comprimento e 800 e 900 mm de altura, acompanhando todas as juntas horizontais do prédio” afirma David Sevilla, arquiteto e técnico da ULMA.

Fachada - Parte de trás

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A linha de Fachadas Ventiladas Vanguard da Ulma Architectural é uma solução integral com garantia de qualidade. A coleção oferece um produto estético com inúmeras possibilidades de design para fechamentos arquitetônicos. Com tendência e modernidade, a linha possui garantia do certificado DIT de 10 anos e oferece alta resistência à compressão, à tração e ao choque, nula absorção da água, tratamento pós-pichação e resistência a ambientes salinos. Disponível em 43 opções de cores.

Descrição da Obra
Local: Sete Lagoas (MG)
Data da obra: Início: 2011 / Término: 2016
Incorporador: Fundação Zerrenner
Construtora: Marco Projetos e Construções
Escritório de arquitetura: Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Fornecedor: ULMA Architectural Solutions
Produto: Fachada ventilada Vanguard
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Canal de Drenagem U

Download de catálogo

Canais de Concreto Polímero

Download de catálogo

Kompaqdrain®

Download de catálogo

Canal de Drenagem KOMPAQDRAIN®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos