Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Fachada ventilada confere conforto térmico a edifício comercial

Solução da ULMA Architectural aplicada na reforma de prédio contribuiu para pontuação LEED

Solução da ULMA Architectural aplicada na reforma de prédio contribuiu para pontuação LEED

Estudo de caso: Prédio comercial / São Paulo (SP)

Fachada ventilada confere conforto térmico a edifício comercial

Proprietário da obra – Federação do Comércio de bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
Contratante – Arquiteto Julio Neves
Local da obra – São Paulo (SP)
Data da obra – Não divulgada
Fabricante – Ulma Architectural Solutions
Nome do Produto – Sistema pré-fabricado Fachada Ventilada de Concreto Polímero

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O edifício comercial no bairro Bela Vista, em São Paulo, engloba uma área total de 23,5 mil m², 15 pavimentos e cinco subsolos. Sua localidade é marcada por muitos prédios, residências e hospitais em um ambiente totalmente urbano.

DESAFIO

Aplicar um sistema de fachada ventilada. O projeto de revitalização do edifício exigia um material que apresentasse um conceito moderno e que mantivesse o acabamento de textura ‘fugê’. Para isso, era preciso instalar um sistema que se adequasse ao tamanho dos vidros da fachada unitizada, com um aspecto de pórtico que envolvesse essa estrutura, mantendo os prumos mais afastados.

Além disso, buscava-se um produto que demandasse pouca mão de obra e de rápida aplicação, já que outros materiais como o ACM e o granito seriam muito complicados de manter.

Fachada ventilada confere conforto térmico a edifício comercial

SOLUÇÃO

A ULMA Architectural forneceu o Sistema de Fachada Ventilada em Concreto Polímero, um material de alta tecnologia que proporcionou diversas vantagens arquitetônicas e modernas para o prédio. Mais do que isso, proporcionou conforto térmico interno e contribuiu para a pontuação LEED.

De acordo com Cassia Calastre Nobre, arquiteta coordenadora do projeto, a montagem do sistema foi muito ágil e produtiva. “Alinhamos o processo de instalação com a empresa de pele de vidro e a Construtora Método, resolvendo todas as questões de cronograma e liberações das frentes de trabalho para cada um dos fornecedores”, afirma.

Para Cassia, o Sistema de Fachada Ventilada atendeu os aspectos estéticos, inovadores e técnicos exigidos pelo projeto. “O ACM, por exemplo, não tem o apelo arquitetônico que a obra precisava. E o granito é um material muito pesado e poroso, ao contrário do concreto polímero. Sem dizer que a textura com massas já requeria manutenção com poucos anos de obra concluída. O sistema da ULMA Architectural é composto por uma placa em gel-coat e muito durável. Não é poroso e praticamente não exige manutenção. Por isso, proporcionou excelente custo-benefício à obra, além de ter compreendido a necessidade de prumo”, destaca.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

As Fachadas Ventiladas da Ulma Architectural são soluções pré-fabricadas em concreto polímero que proporcionam melhorias técnicas, funcionais e estéticas do edifício, já que oferecem placas com vários desenhos, cores, texturas e dimensões. Disponíveis no sistema horizontal e vertical, podem ser instaladas sem necessidade de eliminar o paramento existente. Seu formato é distinto, conforme a necessidade da obra e do desenho, podendo ser de 250 x 250 mm até 1800 x 900 mm no sistema horizontal e de 400 x 900 mm até 900 x 1800 mm no sistema vertical.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto

Veja mais produtos da ULMA Architectural disponíveis no Canal de Especificação Online

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Kompaqdrain®

Download de catálogo

Canal de Drenagem KOMPAQDRAIN®

Download de catálogo

Canais de Drenagem

Download de catálogo

Grelha Ranhurada

Estudos de Casos

Informativos Técnicos