O conceito sustentável das fachadas ventiladas ULMA

Desenvolvidas em concreto polímero, um material reciclável e não contaminante, as fachadas ventiladas garantem o isolamento térmico da edificação e contribuem para a pontuação no LEED

Fachadas Ventiladas - MISFachadas Ventiladas na Obra do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Rio de Janeiro (RJ)

Ao empregar o concreto polímero como solução para fachadas ventiladas de edifícios, a ULMA Architectural Solutions disponibiliza ao mercado um sistema totalmente alinhado com o conceito sustentável e muito superior aos convencionais.

Quanto à funcionalidade, as fachadas ventiladas contribuem para solucionar os problemas de aquecimento interno. Ou seja, permitem o isolamento térmico contínuo pelo exterior da edificação, além de proteger a superfície interna e os cantos das lajes. Atuam como uma "chaminé", já que a entrada e a saída de ar possibilitam a evacuação constante do vapor de água. Como resultado, mantêm o isolamento seco e geram economia significativa no consumo de energia.

Obra - ULMA - Sete Lagoas
Unidade Escolar Fundação Zerrenner, em Sete Lagoas (MG):
25 mil m² de Fachada Ventilada. Gustavo Penna Arquiteto &
Associados. Foto: Jomar Bragançã

Há, também, outras vantagens proporcionadas pelas fachadas ventiladas. Elas eliminam as radiações diretas sobre os muros e as lajes e, consequentemente, reduzem os riscos de surgir patologias que afetam a construção. A ULMA fornece as fachadas com uma camada superficial de Gel-Coat, uma substância altamente resistente aos raios UV, à contaminação, aos solventes e ácidos. Trata-se, ainda, de uma solução muito simples de limpar.

CONCRETO POLÍMERO

Esse é o material utilizado na fabricação dos painéis. É constituído por uma combinação de agregados de sílice e quartzo misturados com resinas de poliéster estável. Essa miscelânea é controlada por rigorosos padrões de qualidade, o que assegura o desenvolvimento de um produto de características mecânicas quatro vezes maiores do que às do concreto convencional.

Do ponto de vista sustentável, o concreto polímero tem como diferenciais o fato de exigir poucos recursos de água em sua fabricação. Além disso, geram poucos resíduos e emissões (estão em conformidade com a regulamentação REACH – Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de substâncias químicas). É, também, um elemento que contribui para a economia de energia aos ambientes.

Fachada - Concreto PolímeroObra do Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP): 3 mil m² de Fachada Ventilada. Arquiteto: AIC Arquitetura e Urbanismo | Israel Sancovski (retrofit)

CERTIFICAÇÕES

As fachadas ventiladas da ULMA contribuem para que a edificação pontue no sistema da certificação LEEDLeadership in Energy and Environmental Design (permite até 32 pontos sobre os 110 possíveis).

PRODUTOS PERSONALIZADOS

A ULMA trabalha com diferentes modelos que possuem texturas, cores e formatos personalizados para atender as necessidades de diferentes projetos. São temas inspirados na natureza, como folhas, nuvens, pedras e madeira. Estão disponíveis nas linhas Vanguard e Creaktive.

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Canais de Concreto Polímero

Download de catálogo

Kompaqdrain®

Download de catálogo

Canal de Drenagem KOMPAQDRAIN®

Download de catálogo

Canais de Drenagem

Estudos de Casos

Informativos Técnicos