Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > > 11º edição do Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE)

ABECE

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

ABECE

Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3938-9400

11º edição do Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE)

O evento será promovido pela ABECE em parceria com a ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo

O evento será promovido pela ABECE em parceria com a ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo

Edificação sustentável
Divulgação ABECE

O maior evento brasileiro na área de pontes e estruturas chega à décima primeira edição e acontece em São Paulo (SP), nos dias 16 e 17 de maio de 2019, sob o tema “Inovações em Projetos, Manutenção e Inspeção”.

Trata-se do CBPE - Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), que reúne os grandes nomes da Engenharia Civil do Brasil e do exterior, além de estudantes dos cursos de graduação de todo o território nacional.

Com o principal objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa e de aplicação aos profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia que queiram discutir, inovar e atualizar conhecimentos na área de engenharia de estruturas, o temário contempla as áreas específicas: Projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de Pontes, Estádios, Edifícios, Indústrias, Metropolitanos, Portos, Barragens, Plataformas Offshore, Aerogeradores e Fundações; e Normatização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de Concreto Armado e Protendido, Metálicas, Madeira, Alvenaria e Materiais Avançados.

Neste ano, serão 13 palestras com participação de conferencistas nacionais e internacionais, como Hugo Corres Peiretti (Espanha), Rui Calçada (Portugal) e Luis Oliveira Santos (Portugal). A cerimônia de abertura contará com a presença dos presidentes da ABPE, Sergio Hampshire, e da ABECE, João Alberto Vendramini, além de representantes de entidades parceiras.

Palestras internacionais

“Morandi, o viaduto de Polcevera de Gênova, as possibilidades passadas e as necessidades presentes e futuras da manutenção e reparação do patrimônio construído” é o tema da palestra do projetista estrutural espanhol Hugo Corres Peiretti, presidente da FIB (International Federation for Structural Concrete), professor da Escola Politécnica de Madri, fundador da Fhecor Ingenieros Consultores, cuja especialidade é a elaboração de projetos concebidos para serem executados com base em estruturas pré-construídas em concreto.

Ele detalhará o projeto do grande projetista italiano Ricardo Morandi para a Ponte que leva o seu nome e que fica em uma área densamente habitada de Gênova (Itália) por onde passa a rodovia A10, que liga cidades no Norte da Itália ao Sul da França. No acidente ocorrido no ano passado, parte da ponte desmoronou vitimando dezenas de pessoas.

Para Peiretti, o acidente de Polcevera é certamente um tema de grande interesse para incorporar muitas lições para o trabalho futuro, valorizar o trabalho dos engenheiros estruturais e também mostrar que existe um debate sério sobre as necessidades presentes e futuras da gestão do patrimônio construído, e sua palestra vai contribuir para este fim.

O eng. Rui Calçada, com mestrado em Estruturas FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e doutorado em Engenharia Civil pela mesma instituição, professor catedrático da FEUP, onde é também diretor do Departamento de Engenharia Civil, coordenador do CSF - Centro de Saber da Ferrovia e membro do Conselho Científico, falará sobre avaliação do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias.

Já o eng. Luís Oliveira Santos, doutor em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa e investigador principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal, onde há cerca de 30 anos exerce a sua atividade no domínio do monitoramento e ensaio de obras de arte, abordará o tema “Monitoramento de obras de arte: uma ferramenta para o gerenciamento sustentável”. Ele é responsável pela concepção, implementação e exploração de sistemas de monitoramento de diversas pontes em Portugal, Angola, Argélia e Cabo Verde, tendo participado no ensaio de mais de 80 obras de arte, incluindo seis pontes estaiadas. Tem desenvolvido trabalhos no âmbito do comportamento diferido de estruturas de concreto e da avaliação da segurança de pontes existentes.

Também fazem parte da rica programação do evento, que se estende por dois dias, palestras sobre obras emblemáticas em concreto (Rafael Timerman), selantes para juntas de dilatação (Jorge Calixto), pontes pré-fabricadas (Luiz Livi e Charles Hipólito), desenvolvimento sustentável e oportunidades de inovações em estruturas de concreto (Vanderley M. John), construção metálica e casos de obras de pontes (Henrique José F. da Silva), inovações em estruturas reticuladas em casca (Flávio Correia D´Alambert), prinerdeck (Danilo Peluso e Bernardo Miller), sustentabilidade em pontes mistas aço-concreto (Zacarias Chamberlain e Fernando Ottoboni Pinho), uniontech (José de Alencar A. Figueiros Sobrinho) e boas práticas e análise de desempenho de ancoragens químicas (Carlos Britez).

Os vencedores da primeira edição do Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia receberam seus prêmios no Congresso. O grupo de alunos vencedores é da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, com o projeto de "Passarelas Modulares sobre Rodovias do DNIT", tema da competição.

A programação completa da 11º edição do CBPE pode ser conferida no link http://www.abece.com.br/cbpe2019/programacao.php.

O evento será realizado no CRQ - Conselho Regional de Química (Rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros - São Paulo - SP). As inscrições estão abertas no endereço www.abece.com.br/cbpe2019, onde constam todas as informações sobre o evento.

 

Fonte: ABECE

Notícias

Complete seu cadastro