• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > > 22° Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural

ABECE

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

ABECE

Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3938-9400

22° Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural

Realizado pela Abece, o evento acontecerá no dia 31 de outubro em São Paulo. Será abordado o seguinte tema: Privilegiando a técnica

Realizado pela Abece, o evento acontecerá no dia 31 de outubro em São Paulo. Será abordado o seguinte tema: Privilegiando a técnica

Edificação sustentável
Divulgação ABECE

Sob o tema “Privilegiando a técnica” acontece, no dia 31 de outubro de 2019, no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP), o ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que está com inscrições abertas.

Promovido anualmente pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), o evento reúne especialistas da área da engenharia estrutural em ciclos de palestras sobre temas pertinentes ao setor e é dirigido a projetistas de estruturas, engenheiros civis, estudantes e interessados.

A programação da vigésima segunda edição conta com três presenças internacionais (Mark P. Sarkisian, Randall Poston e George Jones) como destaque, além de um especialista brasileiro.

A palestra de abertura terá como convidado especial um dos maiores especialistas em Inovação no Brasil, o palestrante Guilherme Horn. Empreendedor serial, fundou 6 startups nos últimos 25 anos, entre elas, a Ágora, vendida ao Bradesco em 2008 e a Órama, eleita pela Amazon em 2012 a fintech mais inovadora do mundo. Horn é investidor anjo em mais de 40 startups e membro do Board de várias organizações. É editor do Finnovation, o maior blog de Fintech do país, escreve a coluna “Seu Bolso na era digital”, no Estadão, e a coluna “Ruptura” na Revista Época Negócios. Nos últimos 5 anos, foi Diretor Executivo de Inovação da Accenture para a América Latina, de onde saiu recentemente para assumir uma cadeira no Conselho de Administração do Banco do Brasil.

Presenças internacionais

Inovações de projetos para edifícios altos do futuro serão apresentadas pelo sócio do escritório Skimore, Owings & Merril, sediado em São Francisco (EUA), e professor na Universidade de Bekerley (Califórnia) e Stanford, na Cal Poly, no Pratti Institute e na Northeastern University, eng. Mark P. Sarkisian. Ele demonstrará ideias integradas de engenharia que inspiraram mudanças inventivas no design de prédios altos incorporando minimização do impacto ambiental.

Outro tema que abordará será sobre o uso criativo de aço estrutural em edifícios altos do futuro. Sarkisian falará sobre o Tianjin World Financial Center, de 339 m de altura – a maior estrutura de parede de aço do mundo, o prédio principal da Poly Beijing - a maior rede de cabos do mundo usando um conceito de mecanismo rocker, o exterior Poly International Plaza Guangzhou, o Al Hamra Tower composto por 415 m de altura - Kuwait, o Citic Financial Tower - Shenzhen, entre outros. Serão discutidas abordagens futuristas utilizando aço estrutural no Poly Beijing International Plaza e novos desenvolvimentos em sistemas sísmicos, considerando a abordagem mecanizada do sistema Pin-Fuse para estruturas submetidas a fortes movimentos do solo.

Com mais de 32 anos de experiência na indústria de concreto pré-moldado, o eng. George Jones demonstrará suas experiências com a utilização deste produto em edifícios altos construídos, principalmente, em Londres nos últimos anos. Membro da Comissão de Pré-fabricados da FIB desde 2009, coordenador do grupo de trabalho FIB “Concreto pré-moldado em edifícios altos”, o palestrante também é membro do grupo de trabalho e colaborador de boletim FIB 74 (Manual de planejamento e design de estruturas de edifícios pré-moldados) e 84 (painéis sanduíche com isolamento pré-moldado) e descreverá o conteúdo do futuro boletim e usar estudos de caso para ilustrar o projeto e a construção de concreto pré-moldado em alturas mais elevadas e os benefícios que podem ser alcançados.

O evento também contará com a participação especial do atual presidente do ACI (American Concrete Institute), eng. Randall W. Poston, CEO da consultoria Pivot Engineers. Ele apresentará casos de dois projetos significativos de edifícios nos EUA e discutirá a natureza dos defeitos de projeto e construção que foram descobertos durante a investigação, os tipos de deterioração do concreto que foram experimentados em serviço, os esquemas de reparo e reforço utilizados para adequar os edifícios aos códigos de construção atuais.

Concreto estrutural para edifícios altos

A palestra do eng. Paulo Helene, que é especialista em "Patología de las Construcciones", pelo Instituto Eduardo Torroja (Espanha), PhD, pós doc na Universidade da Califórnia, Berkeley e diretor da PhD Engenharia, terá como objetivo ressaltar a importância da escolha do concreto mais adequado do ponto de vista da sustentabilidade e resistência para uso em edifícios altos, além de discutir módulo, fck, idade de controle e processo construtivo.

Como parte da programação, Fernando Garcia, da Ex-Ante Assessoria Econômica e consultor do Deconcic-FIESP (Departamento da Indústria da Construção e Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), apresentará um panorama dos indicadores do setor da construção civil, que emprega mais de 12 milhões de pessoas no País.

Após o encerramento do ENECE 2019, será realizada a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Serão revelados os vencedores desta edição nas categorias Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos, novidade em 2019.

Promovida pela ABECE e pela Gerdau, a premiação estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil através do reconhecimento dos profissionais que atuam na área da engenharia estrutural.

O 22º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural acontecerá das 8h às 18h no Hotel Renaissance, que fica na Alameda Jaú, 1620 – Cerqueira César – São Paulo - SP. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no endereço www.abece.com.br/enece2019, onde constam todas as informações sobre o evento.

 

Fonte: ABECE

Notícias

Complete seu cadastro