• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > Abece promoverá uma mesa-redonda sobre a manutenção de pontes e viadutos em SP

ABECE

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

ABECE

Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3097-8591

Abece promoverá uma mesa-redonda sobre a manutenção de pontes e viadutos em SP

O evento tem o objetivo de esclarecer as causas e as providências adotadas em relação aos recentes acontecimentos de falhas estruturais de pontes e viadutos

O evento tem o objetivo de esclarecer as causas e as providências adotadas em relação aos recentes acontecimentos de falhas estruturais de pontes e viadutos

Edificação sustentável
Crédito: rocharibeiro/shutterstock

Contribuir para a troca de informações técnicas sobre a questão da necessidade emergente da manutenção de obras de arte especiais (pontes, viadutos, túneis etc.), visando a divulgação de modernas estratégias de gestão das mesmas, de forma a otimizar a aplicação adequada dos recursos de conservação, são os principais objetivos da mesa-redonda que acontecerá no dia 25 de fevereiro de 2019, no auditório da EPUSP, em São Paulo (SP).

O evento, intitulado “Obras de Arte (Pontes e Viadutos) em São Paulo”, é promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), grupo brasileiro do IABMAS (Brazilian Group - International Association for Bridge Maintenance and Safety) e Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e contará com a participação de entidades especialmente convidadas como a ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), IABMAS (Insternational Association for Bridge Maintenance and Safety), Prefeitura do Município de São Paulo e Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).

Em função da evidente e crescente necessidade de melhoramentos nos processos de gestão da manutenção de obras de arte especiais no país em geral, e de forma particular na cidade de São Paulo, e devido a urgência e a importância do assunto, o evento buscará esclarecer as causas e as providências adotadas relativas aos recentes episódios de falha estrutural de pontes e viadutos, que tanto têm afetado a população.

Será aberto um espaço para a apresentação das ações e dos planos dos órgãos gestores da infraestrutura para enfrentar esses desafios. Há uma forte motivação atual para grandes investimentos na infraestrutura do país e a gestão da manutenção de obras de arte especiais é um ponto que está intimamente ligado à garantia das condições de desempenho, segurança e sustentabilidade da infraestrutura existente e a ser construída.

Na pauta dos assuntos a serem abordados pelos convidados, estão a normalização e programas de inspeções de obras de arte especiais, sistemas de gestão das mesmas, visão do meio técnico do acidente do Viaduto da Marginal Pinheiros, projeto de reabilitação desta obra, assim como ações e implementação de programas de inspeção e manutenção de obras de arte especiais.

O evento será realizado das 8h às 17h no auditório do Edifício Engenheiro Mário Covas Junior da EPUSP (Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3 nº 380 – Cidade Universitária - São Paulo - SP) e a entrada é franca. As inscrições devem ser feitas pelo link http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3491.

Confira a programação completa do evento:

8h-8h30

Credenciamento

8h30-8h45

Abertura

8h45-9h35

Fernando Stucchi – Projeto e Execução de Reabilitação do Viaduto da Marginal Pinheiros
Engenheiro Civil, professor da Poli e engenheiro atuante na obra de recuperação do viaduto

9h40-10h10

Eduardo Barros Millen – Acidentes, Avaliação técnica de projetos e ética na engenharia estrutural
Diretor da Regional São Paulo e conselheiro da ABECE

10h10-10h40

Coffee-Break

10h40-11h10

Julio Timerman – Normalização e Programas de Inspeção e Manutenção de Obras-de-arte Especiais
Presidente do Ibracon

11h10-12h30

Debate sobre os Temas Apresentados - Mediador Prof. João Cyro André - EPUSP

12h30-14h

Intervalo para Almoço

14h-14h30

Sergio Marques Assumpção – Apresentação do programa “Prazo de validade Vencido”
Vice-Presidente de Gestão e Assuntos Institucionais do Sinaenco

14h30-15h

Túlio Bittencourt – Sistemas de Gestão de Obras-de-arte Especiais.
Diretor da ABECE, Professor da Poli - EPUSP, ex-presidente do Ibracon

15h-15h20

Coffee Break

15h20-15h50

Prof. Vitor Aly – Ações e Planejamento da PMSP
Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo.

15h50-17h30

Debate sobre os temas apresentados

 

Fonte: ABECE

Notícias

Complete seu cadastro