O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta CimaFornecedores
  • Seta CimaProdutos
  • Seta CimaArquitetura
  • Seta CimaEquipamentos
  • Seta CimaRevista Digital
  • Seta CimaWeb Seminários
  • Seta CimaConexão AEC
  • Seta CimaBlog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou ProdutoUtilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > ABNT apresenta nova versão da norma de prova de carga estrutural

ABECE

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

ABECE

Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3097-8591

ABNT apresenta nova versão da norma de prova de carga estrutural

Novo texto da NBR 9607, em consulta pública até 27/7, é mais objetivo na definição de cargas aplicadas e do tempo de carregamento e descarregamento de estruturas

Nathalia Lopes

Novo texto da NBR 9607, em consulta pública até 27/7, é mais objetivo na definição de cargas aplicadas e do tempo de carregamento e descarregamento de estruturas


Profissionais interessados podem acessar gratuitamente o site da ABNT e apresentar suas sugestões até o dia 27 de julho (crédito: /Shutterstock)

14/06/2017 | 11:43 – O texto da revisão da norma NBR 9607, que aborda o planejamento e a execução de provas de carga em estruturas de concreto, está em consulta pública. Os profissionais interessados podem acessar gratuitamente o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e apresentar suas sugestões até o dia 27 de julho.

Segundo o engenheiro Júlio Timerman, conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e coordenador do trabalho de revisão, o novo texto é mais objetivo quanto à carga aplicada nos ensaios das estruturas. A norma também definirá o tempo de carregamento e de descarregamento em ensaios de pontes e viadutos – que não são abordadas na versão atualmente em vigor.

Com a revisão, a norma também ganhará um novo título: Prova de Carga Estática em Estruturas de Concreto — Requisitos e Procedimento. “O termo ‘prova de carga estática’ foi inserido para diferenciar este procedimento de uma prova de carga dinâmica, cujas premissas e resultados a serem obtidos são outros e devem ser tratados em uma norma específica”, explica Timerman.

O trabalho foi desenvolvido pela CEE-169 – Comissão de Estudo Especial de Inspeções de Estruturas de Concreto, que em 2016 já havia concluído a revisão da NBR 9452/2016 – Inspeção de Pontes, Viadutos e Passarelas de Concreto - Procedimento.

Para conhecer o texto da norma, acesse o site da ABNT e faça seu cadastro.

Notícias

Complete seu cadastro