• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > > Ação solidária para melhoria de conforto acústico em escola

PROACÚSTICA

PROACÚSTICA - Associação Brasileira para Qualidade Acústica

PROACÚSTICA

Associação Brasileira para Qualidade Acústica

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:5041-3036

Ação solidária para melhoria de conforto acústico em escola

ProAcústica e seus associados mobilizaram-se para fornecer de forma gratuita materiais, soluções de projeto, instalação e serviços de medição de campo para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, em São Paulo

Escola - Acústica

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima está localizada em São Paulo, no bairro do Butantã. Trata-se de uma escola experimental com proposta diferenciada de ensino, já que possui a proposta de criar cidadãos autônomos na busca de conhecimento. Seus mais de 800 alunos participam de iniciativas inovadoras e constantes parcerias, além de um projeto pedagógico que a posiciona entre uma das "Escolas do Futuro".


Desafio

Uma das principais deficiências estruturais das instituições de ensino relaciona-se com a falta de qualidade acústica, sobretudo nas salas de aula, uma vez que esses estabelecimentos – em sua grande maioria – não foram projetados com respaldo técnico no que tange ao assunto.

Para Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, a ausência de um projeto acústico adequado tem influência negativa no processo de aprendizado dos alunos. "É necessário condições mínimas para que o professor utilize o recurso da fala e os alunos compreendam. Atributos como nível de ruído de fundo, tempo de reverberação sonora e índice de transmissão de fala são imprescindíveis para o bom uso dos espaços destinados ao ensino e aprendizado".

No caso da EMEF Desembargador Amorim Lima, controlar a geração de ruídos tornou-se um problema ainda mais crônico, considerando que no decorrer dos anos a instituição passou por intervenções que demoliram paredes para ampliar as salas de aula. Como consequência de espaços maiores, os barulhos aumentaram demasiadamente.

Solução

Esse cenário mobilizou a ProAcústica e seus associados a realizarem uma ação solidária para melhoria de conforto acústico na escola municipal. A iniciativa consistiu no fornecimento gratuito de materiais, soluções de projeto, instalação e serviços de medições de campo dos atributos acústicos, antes e depois das intervenções realizadas.

Foram utilizados produtos e soluções economicamente viáveis, com disponibilidade, facilidade de aplicação e compatibilidade com a tipologia das escolas públicas em geral, tornando factível a multiplicação da proposta – o projeto abrange seis ambientes para melhoria da qualidade acústica dos colégios, incluindo tratamento acústico nos tetos (forros), venezianas acústicas entre salas e corredores, eventuais trocas de janelas ou inclusão de barreira acústica entre pátio e rua, além de outras práticas.

Dessa forma, a EMEF Desembargador Amorim Lima recebeu forros acústicos em cinco salas e em outras duas do pavimento térreo. Também foram substituídas as fachadas originais, até então compostas por vitrôs metálicos e basculantes, por alvenaria, portas, caixilhos com vidros e venezianas acústicas.

Em uma segunda etapa será realizada a avaliação completa, que inclui medições do ‘antes’ e ‘depois’, além de pesquisa de satisfação com o público envolvido. A ideia principal é avaliar o impacto dessa intervenção e utilizá-la para sensibilizar os gestores de outras escolas quanto à questão da acústica das salas de aula.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

As etapas do projeto incluem a identificação das empresas parceiras para atuarem nos espaços selecionados, a definição de produtos a serem fornecidos de acordo com o projeto executivo da escola, a ação interlaboratorial de medições anteriores à obra e coleta de depoimentos de professores / alunos, além de um mutirão para instalação dos novos produtos, sem dizer em campanhas de medições após as intervenções, com avaliação pós-ocupação.

Descrição da Obra
Local: São Paulo (SP)
Data: 1º Etapa em julho/2015
Laboratórios de Campo / Medições: Acústica Engenharia Ltda. / Bracústica Consultoria Ltda. / Grom Equipamentos Eletromecânicos Ltda. / Harmonia Acústica Ltda. / Modal Acústica e Engenharia Ltda.
Fabricantes fornecedores de produtos + instalação: Acoustic Control Tratamentos Acústicos Ltda. / Armstrong World do Brasil Ltda. / Atenua Som Indústria e Comércio Ltda. / Owa Brasil Produtos Acústicos Indústria, Exportação e Importação Ltda. / Placo do Brasil Ltda. / Saint-Gobain Produtos Industriais e para Construção Ltda – Divisão Isover
Empresa Não Associada Parceira: Cebrace Cristal Plano Ltda.


Veja mais informações desta empresa disponíveis no Portal AECweb

Notícias

Complete seu cadastro