• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

> > > > > AsBEA aborda tecnologia utilizada na arquitetura dos jogos olímpicos em palestra

AsBEA

AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

AsBEA

Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3168-4982

AsBEA aborda tecnologia utilizada na arquitetura dos jogos olímpicos em palestra

AsBEA aborda tecnologia utilizada na arquitetura dos jogos olímpicos em palestra

Durante a FEICON BATIMAT 2014, associação apresentará seminário que tem como destaque, palestra de John Bilmon, um dos arquitetos do Cubo d´Água de Pequim, e Kathryn Firth, chefe de design do London Legacy Development Corporation

06 de março de 2014 - Na edição deste ano da Feicon Batimat 2014, a AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, realizará no dia 20 de março, a partir da 8hs, o seminário “Arquitetura e Tecnologia: BIM, Inovação e Gestão”, promovendo diálogos que demonstram os avanços que a tecnologia tem agregado à arquitetura e ao urbanismo.

Para contribuir com o debate sobre inovação e tecnologia em sistemas construtivos de grandes arenas esportivas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o seminário traz John Bilmon, CEO do escritório PTW Architects, responsável pelo projeto do Cubo d’Água - Centro Aquático Nacional de Pequim - Olimpíadas de 2008, cuja concepção e construção utilizou a metodologia da arquitetura generativa, o processo de fabricação digital e BIM. Planejado pelo escritório australiano, o centro nacional de natação tem estrutura inspirada em bolhas de sabão.

Também entre os internacionais, participa do evento a inglesa Kathryn Firth – Chefe de Design do London Legacy Development Corporation – que irá falar sobre como o legado das Olimpíadas em Londres contribui para a revitalização das áreas do entorno dos centros esportivos e como as ferramentas digitais estão permitindo a gestão desse patrimônio.

Ainda sobre tecnologia BIM – Building Information Modeling, com foco em VDC – Virtual Design Construction, o arquiteto Murilo Moralle demonstrará como o uso desse processo contribui para a sustentabilidade ao permitir uma construção mais eficaz, com menos resíduos e desperdícios.

Duas abordagens sobre geoprocessamento serão apresentadas pelos palestrantes, o engenheiro Rubens Almeida e a arquiteta Mirna Cortopassi, que demonstrarão como as informações georreferenciadas têm contribuído para a gestão e a apropriação do espaço urbano pelo cidadão.

Já o arquiteto Franklin Lee, detalhará o processo de prototipagem e fabricação digital na construção civil. E a arquiteta e professora, Gabriela Celani, abordará a metodologia da gramática da forma, um caso particular da arquitetura generativa. O ciclo de palestras é encerrado com o premiado arquiteto Mário Biselli que falará sobre a importância da tecnologia na concepção e desenvolvimento de sua obra.

Seminário: Arquitetura e Tecnologia: BIM, Inovação e Gestão

Data: 20/03/2014
Local: Anhembi – São Paulo/SP

Programação:

08h50: Abertura da Conferência - Arq. Eduardo Sampaio Nardelli – Presidente da AsBEA

09h00 às 09h40: Guia AsBEA – Boas práticas em BIM

Palestrante: Arq. Murillo Morale – Membro do Grupo Técnico BIM da AsBEA e Diretor do escritório YCUB. Especialista em tecnologia BIM, foi responsável pela implementação de sistemas BIM em empresas como Edo Rocha e Promon Engenharia, e no apoio ao desenvolvimento de projetos em BIM nas Arenas Olímpícas Rio 2016 (ArqHos), Outlet Premium Rio, entre outros. É responsável pela capacitação de mais de 800 profissionais em Revit Architecture. Desenvolveu a ferramenta mYbox – aplicativo e portal para a organização e distribuição gratuita de catálogos e componentes digitais da indústria da construção para a rede de profissionais de arquitetura, engenharia e construção.

Módulo I: Gestão do Espaço Urbano

09h40 às 10h20: A Cidade é um palimpsesto

Palestrante: Mirna Cortopassi. Arquiteta e Urbanista é Conselheira do COSU- Conselho Superior de Arquitetos do Brasil pelo Paraná. Membro da AsBEA-PR. Diretora Presidente de empresas de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Inteligência Geográfica. Assessora Especial da Presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Professora Titular aposentada da UFPR em Planejamento Urbano e Regional.

10h20 às 10h40: Coffee Break

10h40 às 11h20: Ferramentas Digitais e Gestão Urbana

Palestante: Rubens de Almeida – Empresa Gisbi. É Engenheiro Civil e Jornalista profissional. Há mais de 20 anos dedicado à evolução das tecnologias que proporcionam ganhos de produtividade nas empresas e instituições, a partir do uso intensivo das possibilidades da internet. É diretor-presidente da Gisbi, empresa de consultoria voltada à inteligência e integração de dados e informações

11h20 às 12h: O Legado Olímpico de Londres: Parque Olímpico Rainha Elizabeth – Da Integração Urbana à Comunidade

Palestrante: Kathryn Firth – Chefe de Design do London Legacy Development Corporation. Com mais de 25 anos de experiência em diversos projetos, foi diretora de Design Urbano no PLP Arquitetos. Liderou inúmeros projetos de revitalização de antigas regiões industriais, incluindo o desenvolvimento de uma área ribeirinha de 15 ha, em Moscou, a reurbanização de um parque industrial nos arredores de Paris com 80 ha, Le Parc des Portes, um masterplan de uso misto para o Convoys Wharf , em Londres, e um masterplan para uma área degradada de 32ha, em Praga. Já trabalhou em ambientes urbanos complexos, tais como Victoria Transport Interchange - um trabalho de desenvolvimento urbano que vai transformar a forma como as pessoas trabalham e vivem no coração de Westminster, e um masterplan proporcionando a revitalização de um conjunto habitacional dos anos 1960, no East End, ambos em Londres.

12h às 12h20: Mesa Redonda

Participantes: Mirna Cortopassi, Rubens Almeia e Kathryn Firth

Mediadora: Arq. Miriam Addor – Vice-presidente da AsBEA e Coordenadora do Grupo Técnico BIM da AsBEA

12h20 às 13h50: Intervalo para Almoço

13h50 às 14h30: O Projeto Watercube: O Cubo d'Água - Centro Aquático Nacional de Pequim - Olimpíadas de 2008

Palestrante: John Bilmon, CEO do PTW Architects. Arquiteto que integra a equipe do escritório PTW desde 1982. O escritório é conhecido por projetos de grande escala, principalmente na Ásia. O PTW atua fortemente em projetos nos seguintes segmentos: complexos comerciais, centros de saúde, centros esportivos, infra-estrutura e planejamento urbano. Além de inúmeros títulos, John já ocupou o cargo de presidente do Instituto Australiano de Arquitetos NSW. Em 2006, recebeu o prêmio Hero Export do Conselho de Exportação Australiano, como reconhecimento por seus esforços e sucesso para o avanço e desenvolvimento dos serviços australianos em mercados internacionais. John foi o líder e responsável pela equipe de criação e planejamento do projeto: O Cubo d'Água no Centro Aquático Nacional de Pequim para as Olimpíadas de 2008. Entre os diversos projetos de destaque em sua carreira está o Sydney International Aquatic and Athletic Centres – para as Olimpíadas de 2000.

14h30 às 15h10: Arquitetura Paramétrica e Fabricação Digital

Palestrante: Franklin Lee - SubDV. Arquiteto e fundador, junto com Anne Save de Beaurecueil do escritório SUBdv arquitetura. SUBdv arquitetura é um escritório multidisciplinar, em São Paulo, que usa computação para gerar geometrias responsáveis ambientalmente para projetos de mobiliário, arquitetura e desenho urbano. Os trabalhos da SUBdv são publicados e exibidos mundialmente, incluindo 33 MAM Panorama, Bienal de Peking, Bienal de Rotterdam, Exposição Synthasoris, em Atenas, Festival de Arquitetura Londres, FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), em São Paulo. O SUBdv também presta serviços em computação paramétrica, fabricação digital e prototipagem. Franklin Lee ainda coordena o programa AA Brasil Visiting School da Architectural Association, Londres. Foi professor da unidade 2 da AA em Londres de 2005 – 2012. Lecionou na Pratt Institute, Nova Iorque e Columbia University e é mestre pela mesma.

15h10 às 15h30: Coffee Break

15h30 às 16h10: Da Gramática da Forma à automação do processo de projeto em arquitetura

Palestrante: Gabriela Celani - UNICAMP. É arquiteta e mestre pela FAU-USP e PhD pelo MIT. É também livre-docente pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa. Desde 2004 é pesquisadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unicamp, onde criou e coordena o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e o grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto.

16h10 às 16h50: Arquitetura com Tecnologia

Palestrante: Mario Biselli - Escritório biselli + katchborian arquitetos associados – Gabinete de Projeção Arquitetônica. Biselli é Mestre em Arquitetura e Urbanismo, professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Belas Artes de São Paulo e do Departamento de Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Titular do Escritório biselli + katchborian arquitetos associados - Gabinete de Projetação Arquitetônica que conta com projetos em todas as escalas e temas, desde ínúmeras residências, edifícios públicos e privados, comerciais e de serviços, edifícios de interesse social, escolas, centros esportivos e templos religiosos, até projetos na escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos.

16h50 às 17h20: Mesa Redonda

Participantes: John Bilmon, Franklin Lee, Mario Biseli e Gabriela CelaniMediador: Arq. Eduardo Sampaio Nardelli – Presidente da AsBEA

17h20 às 17h30: Considerações Finais e Encerramento

Fonte: AsBEA

 

 

Notícias

Complete seu cadastro