• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

Ibape/SP

Ibape/SP - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo

Ibape/SP

Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3105-4112

IBAPE-SP colabora com ABNT em nova norma de inspeção predial

A Norma ABNT NBR 16747:2020 estabelece diretrizes, conceitos, terminologia e procedimentos para esta atividade e é resultado de trabalho iniciado em 2013

A Norma ABNT NBR 16747:2020 estabelece diretrizes, conceitos, terminologia e procedimentos para esta atividade e é resultado de trabalho iniciado em 2013

A atividade de inspeção predial, fundamental para constatar o estado de conservação e funcionamento de edificações, ganhou uma nova Norma no último dia 21 de maio, a ABNT NBR 16747:2020. O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP) atuou intensamente durante todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos junto à Comissão de Estudos.

As tratativas junto à ABNT começaram em 2013, quando o Ibape/SP apresentou projeto para criação de uma comissão de estudos que visaria o desenvolvimento de texto normativo que viria a preencher certa lacunas quanto à avaliação e acompanhamento técnico da manutenção, conservação e condições de segurança das edificações. O processo envolveu representantes de diversos segmentos da sociedade e teve, como texto-base, a Norma de Inspeção Predial – 2.012 do Ibape Nacional.

“O preenchimento desta lacuna se tornou imperativo ante a aprovação de diversos textos legislativos, por todo o país, estabelecendo a obrigatoriedade de realização de inspeção predial nas edificações. Mas sempre importante destacar, conforme consta, inclusive, da introdução da nova Norma, que a atividade da Inspeção Predial tem por finalidade instruir a gestão de uso operação e manutenção das edificações e não ações judiciais que visem a asserção de responsabilidades por eventuais irregularidades construtivas”, explica o engenheiro Antonio Carlos Dolacio, que além de membro do Ibape/SP também é secretário da comissão de estudos da ABNT.

Detalhamento

A Norma ABNT NBR 16747:2020 traz, ainda, além de definições importantes, relacionadas à atividade da Inspeção Predial, as etapas mínimas a serem cumpridas no desenvolvimento do trabalho. Entre elas estão o levantamento e análise de dados e documentação (solicitados e disponibilizados); anamnese para a identificação de características e histórico geral da edificação; vistoria (de forma sistêmica); classificação das irregularidades constatadas; recomendação das ações necessárias; organização das prioridades em patamares de urgência; avaliação de manutenção (conforme ABNT NBR 5674); avaliação de uso e redação do laudo técnico de inspeção predial.

“A atividade de inspeção predial cabe apenas para edificações já em fase de uso e com histórico mínimo de manutenção. Devido ao fato de ser uma análise global das condições de conservação e funcionamento do imóvel têm características multidisciplinares e, de acordo com a complexidade dos sistemas e instalações, pode demandar equipes com profissionais de diferentes formações”, completa o engenheiro Dolacio.

Agora, o trabalho do Ibape/SP continua no sentido de divulgar e esclarecer sobre o novo texto normativo, sua aplicação e o impacto junto à sociedade, trabalho que caberá às diversas entidades técnicas envolvidas. Saiba mais em www.ibape-sp.org.br.

Confira a Norma ABNT NBR 16747:2020 completa no site da ABNT: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=444718

Complete seu cadastro