O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta CimaFornecedores
  • Seta CimaProdutos
  • Seta CimaArquitetura
  • Seta CimaEquipamentos
  • Seta CimaRevista Digital
  • Seta CimaWeb Seminários
  • Seta CimaConexão AEC
  • Seta CimaBlog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou ProdutoUtilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > ProAcústica realizará a 3ª edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais

PROACÚSTICA

PROACÚSTICA - Associação Brasileira para Qualidade Acústica

PROACÚSTICA

Associação Brasileira para Qualidade Acústica

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:5041-3036

ProAcústica realizará a 3ª edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais

Laboratórios de campo que ensaiam desempenho acústico de edificações passam por avaliação

Laboratórios de campo que ensaiam desempenho acústico de edificações passam por avaliação

ProAcustica

Divulgação ProAcústica

A ProAcústica, com o objetivo de promover a qualificação técnica e a garantia de resultados confiáveis das medições das empresas do setor, realizará, no início de 2017, a 3ª edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais.

A demanda por ensaios normalizados de campo na área de acústica das edificações vem crescendo nos últimos anos com a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575. Nesse sentido, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), com o objetivo de promover a qualificação técnica e a garantia de resultados confiáveis das medições das empresas do setor, realizará, no início de 2017, a 3ª edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais.

Na prática, a ação visa estimular a participação das empresas associadas e não associadas para que possam aferir o controle de qualidade e melhoria contínua de seus laboratórios. Os participantes terão a oportunidade de avaliar as metodologias, validar os resultados dos trabalhos e implantar ações necessárias para oferecer o melhor serviço aos clientes em geral.

De acordo com Juan Frias, engenheiro consultor da ProAcústica, “o desempenho relacionado à área de acústica nas edificações pressupõe um grande amadurecimento dos laboratórios, uma vez que os ensaios de campo são a única forma de verificar o atendimento aos requisitos da norma”.

A ProAcústica emite a certificação atestando a realização dos procedimentos e aprovação dos métodos das empresas. Os ensaios serão realizados em empreendimento residencial disponibilizado por uma construtora na região da Grande São Paulo, que busca garantia dos serviços dos laboratórios. Por outro lado, para os laboratórios, a participação é obrigatória, pois se trata de pré-requisito para obterem a acreditação da ABNT NBR 17025.

Frias explica que o ensaio interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. Os resultados são tratados com sigilo absoluto, mesmo dentre os participantes. “Serão vários tipos de ensaio previstos na norma de desempenho, onde diferentes laboratórios medem as mesmas amostras que permanecem invariáveis. Desta forma, pode ser assumido que as divergências dos resultados entre os diferentes laboratórios são causadas por fatores internos do próprio laboratório, como: metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos e calibração da instrumentação”, explica o consultor.

Na 1ª edição, em 2012, participaram cinco laboratórios e na 2ª, em 2014, foram sete. A expectativa da entidade é de que para o próximo programa este número cresça e possa ser uma amostragem mais efetiva para a intercomparação normalizada.

O programa interlaboratorial atinge os seguintes ensaios de campo de acústica na edificação:

• Medição isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos. Método de Engenharia.
• Medição isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos. Método Simplificado de Campo.
• Medição isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas. Método de Engenharia.
• Medição isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas. Método Simplificado de Campo.
• Medição isolamento acústico a ruído de impactos de pisos e lajes. Método de Engenharia.
• Medição isolamento acústico a ruído de impactos de pisos e lajes. Método Simplificado de Campo.
• Medição de tempo de reverberação
• Medição de ruído de instalações prediais.

O Programa InterLab 2017, o cronograma e as inscrições estarão em breve disponíveis e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 11 5041-3036 / 5572-1850 ou email interlab@proacustica.org.br

Fonte: ProAcústica

Notícias

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.