• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

SINDUSCON-SP

SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

SINDUSCON-SP

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3334-5600

Guia Metodológico para Inventários de Emissões

Guia Metodológico para Inventários de Emissões

fotoCom a proposta de uniformizar o cálculo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na edificação de empreendimentos, o Guia Metodológico para Inventários de Emissões é um projeto realizado pela Vice-presidência de Meio Ambiente do SindusCon-SP e por seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp).

Com coordenação de Francisco Vasconcellos (vice-presidente de Meio Ambiente); André Aranha (coordenador do Comasp) e Lilian Sarrouf (coordenadora técnica do Comasp), e consultoria de Ricardo Neuding e Roberto Marin, da ATA Ativos Técnicos e Ambientais, o guia foi constituído com base nos princípios e recomendações das Normas Gerais referentes a inventários corporativos de emissões de GEE previstas no Protocolo GHG e na ABNT NBR ISO 14.064-1:2007, além de orientações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU.

De cunho complementar, o guia apresenta orientações que tratam de questões específicas não abordadas nas Normas Gerais, visando contribuir com as metas para a redução de emissões. O projeto contou ainda com ativa participação da CCDI, Cyrela, Even, Odebrecht Realizações Imobiliárias, Racional, Rossi, Stan e Tecnisa, que contribuíram voluntariamente com a expertise, apresentando suas dificuldades na elaboração dos inventários, bem como propostas de novas ações visando reduzir as emissões. Uma das grandes preocupações do grupo envolvido no projeto foi garantir a difusão e a aplicabilidade do guia, incentivando seu uso. A intenção é implementar um sistema padrão para a elaboração de inventários.

Futuramente, o trabalho deve se estender para as fases de uso e operação das edificações, com a expectativa de divulgação de indicadores de emissões. Em um segundo momento, a partir dos resultados obtidos as empresas devem trabalhar com a introdução de um programa de redução de emissões. Como próximos passos, as empresas que participaram da criação deste Guia indicam a necessidade da criação de um banco de dados dos indicadores de emissões de edificações, materiais e sistemas construtivos, a divulgação dos inventários e a criação de uma ferramenta estratégica para o cálculo das emissões que possa ser utilizada pelas empresas. O SindusCon-SP juntamente com as empresas irá desenvolver estes trabalhos.

De acordo com Lilian Sarrouf, a proposta de metodologia apresentada no guia é apenas a primeira versão, de forma que as empresas possam validá-la. A partir das observações dos usuários, esse trabalho deve se consolidar, com os devidos ajustes, caso sejam necessários.

Para acessar o Guia, clique aqui.

Veja também outras publicações da SINDUSCON-SP no Portal AECweb

Complete seu cadastro