• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

ABECE

ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

ABECE

Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3938-9400

Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Estrutura

Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Estrutura

fotoO Manual de Estrutura foi elaborado na visão da nova Norma de Desempenho de Edificações. Faz parte da série de Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária.

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade no desenvolvimento das várias etapas das atividades da cadeia produtiva, colaborando para a redução de custos de qualquer obra, antes, durante e depois de sua execução.

Conceito dos manuais

A elaboração de um projeto é um processo complexo que envolve, além dos projetos em si, diversas interfaces com outras especialidades técnicas. Portanto, a contratação e a coordenação racional de um projeto devem considerar a necessidade de integração das equipes, dos conhecimentos e das experiências. Além disso, a dinâmica atual da indústria imobiliária tem exigido otimização cada vez maior dos projetos para garantir melhor planejamento e controle das obras.

Para que essa otimização seja possível, é necessário o estabelecimento de um fluxo de trabalho estável e padronizado na elaboração dos projetos de um empreendimento, onde as etapas realizadas atendam adequadamente às necessidades de todos os intervenientes e contribuam para a interação eficiente entre as diversas equipes.

Essa é a premissa de todos os manuais elaborados. O principal objetivo é apresentar diretrizes para que as responsabilidades sejam bem definidas, eliminando, assim, as chamadas ‘zonas cinzentas’ entre os contratantes, projetistas, fornecedores e executores das obras. Os documentos oferecem orientações precisas sobre como identificar os itens envolvidos e suas soluções, atendendo às expectativas dos empreendedores.

Para acessar o manual, clique aqui.

Fonte: ABECE

 

Veja também outras publicações da ABECE no Portal AECweb

Complete seu cadastro