• Busque fornecedores, produtos e matérias

Produto indisponível

O produto que você buscou se encontra indisponível no momento.

SINDUSCON-SP

SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

SINDUSCON-SP

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

EntidadeSão Paulo, SP
Telefone:(11) 3334-5600

Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo

Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo

fotoDesde o ano 2000, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) participa ativamente das ações relacionadas à gestão dos resíduos da construção civil, tendo como diretriz principal a articulação entre governo, iniciativa privada, entidades de ensino e o terceiro setor na busca de soluções sustentáveis.

Na qualidade de representante da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o SindusCon-SP participou da elaboração da Resolução 307/2002 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que trata dos resíduos da construção, e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Também contribuiu como representante do setor da construção nas discussões que levaram à formulação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e das políticas municipais.

Além de participar da elaboração de políticas públicas, a entidade atuou na conscientização e na capacitação das construtoras paulistas sobre o tema, desenvolvendo entre outras ações: metodologia de gestão de resíduos em canteiros de obras, programa de educação ambiental, publicações, seminários, treinamentos, reportagens e artigos de opinião.

Consciente de sua importância para o desenvolvimento social e econômico sustentável do país, a construção civil está atenta para as questões ambientais e a necessidade de mudanças. Neste contexto, o SindusCon-SP tem incentivado a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e o uso de novos produtos e sistemas construtivos voltados à economia verde. Incentiva a concepção de empreendimentos e projetos que contemplem critérios de sustentabilidade, por entender que estes também são elementos de sucesso para a competitividade das empresas da construção civil.

A assinatura em 2012 do Convênio sobre resíduos da construção com a Secretaria de Meio Ambiente demonstra o reconhecimento do poder público pela atuação do SindusCon-SP e traz novos desafios. O maior deles é levar a todo o Estado de São Paulo informações, instrumentos e capacitação de agentes públicos e privados para a correta gestão dos resíduos do setor.

Esta publicação é importante no sentido de nortear as ações necessárias, ressaltando que a efetividade destas ações passa pela evolução de um trabalho conjunto entre governo, setor da construção civil, fabricantes, transportadores, recicladoras e áreas de destinação.

Para acessar, clique aqui.

Fonte: Sinduscon-SP

 

Veja também outras publicações da SINDUSCON-SP no Portal AECweb

Complete seu cadastro