Microfibra de Polipropileno Anti-Spalling Firex®

Proteção passiva do concreto contra fogo

As microfibras de polipropileno Firex® da Neomatex aumentam a resistência ao fogo do concreto quando incorporadas em dosagens adequadas. Promovem o benefício de evitar o fenômeno conhecido como “spalling”, também chamado de lascamento explosivo, que ocorre quando o concreto é submetido a altas temperaturas. Firex® pode ser aplicado em concretos simples, armados, projetados e pré-moldados; em revestimentos de túneis; e em edificações comerciais, industriais e residenciais.

especificações técnicas

  • Uso / Aplicações

    Para aumento da resistência ao fogo do concreto em:
    Concreto simples e armado;
    Concreto projetado;
    Concreto pré-moldado;
    Revestimento de túneis;
    Edificações comerciais, industriais e residenciais.

  • Desempenho

    O concreto sofre lascamentos explosivos devido ao aumento da poro-pressão e das tensões internas geradas durante o incêndio, resultante da evaporação da água da frente de saturação. O resultado disso é a ocorrência de desplacamentos das camadas mais externas, que reduzem a seção transversal da peça e expõem a armadura. Assim a redução da capacidade portante do elemento estrutural é imediata. O lascamento explosivo ou “spalling” é a expulsão violenta e repentina de camadas ou pedaços de concreto da superfície de um elemento estrutural quando exposto ao aumento rápido da temperatura, como acontece em casos de incêndio. Isto normalmente ocorre durante os primeiros 20-30 minutos do início do fogo. A relação existente entre o comportamento térmico do polipropileno e as temperaturas que atingem o concreto em casos de incêndio permite às microfibras de polipropileno aumentar a resistência ao fogo do concreto. A redução acentuada da viscosidade e a perda de massa das fibras de polipropileno a partir de 220°C permitem que o vapor pressurizado possa deformar a massa polimérica e atravessar os canais permeáveis gerados na estrutura do concreto. Quanto maior a dosagem de fibra maior será o número de canais formados. Os valores típicos variam de 1 a 3 Kg/m³.

  • Linhas / Modelos

    Linha de fibras.

  • Vantagens

    Aumento da resistência ao fogo do concreto.
    Diferencial: O polipropileno, matéria-prima da microfibra Firex, aumenta a resistência do concreto ao fogo devido excelente relação entre seu comportamento térmico e as temperaturas que os concretos atingem em casos de incêndio;
    As propriedades físicas de Firex não comprometem a trabalhabilidade do concreto quando adicionado nas dosagens comumente especificadas.

  • Sustentabilidade

    Produto não poluente.

  • Composição

    Polipropileno.

  • Acabamento / Cores

    Branca.

  • Dimensões / Peso

    Comprimento: 10 mm;
    Diâmetro: 37 μm.

  • Embalagem e Armazenamento

    FIREX vem embalada em pacotes de papel hidrossolúvel com 1 kg/pacote e acondicionados em fardos totalizando 12 pacotes/fardo.
    Os fardos deverão ser armazenados em locais secos, protegidos de intempéries e da possibilidade de danos.

  • Instalação

    FIREX deve ser incorporada ao concreto no estado fresco. Os pacotes fechados podem ser lançados diretamente no caminhão betoneira, na central dosadora ou no canteiro de obra. A embalagem se dissolve rapidamente e as microfibras são misturadas no concreto de forma fácil e homogênea;
    Tempo médio de mistura: 5 minutos.

Microfibra de Polipropileno Anti-Spalling Firex®

Proteção passiva do concreto contra fogo

Outros Produtos Neomatex

+ ver produtos Neomatex
Linha Geox
Linha Geox
Neomatex
ComfortFoil FS
ComfortFoil FS
Neomatex
ComfortFoil FD
ComfortFoil FD
Neomatex
NeoFibra AT
NeoFibra AT
Neomatex
NeoFibra CR
NeoFibra CR
Neomatex
Tegra
Tegra
Neomatex
Microfibra de Polipropileno NeoFibra MF
Microfibra de Polipropileno NeoFibra MF
Neomatex