Mezanino: informe-se sobre essa estrutura que ajuda na otimização do espaço

Leia sobre os mezaninos, suas vantagens, onde costumam ser empregados e quais materiais utilizar na sua execução

Publicado em: 30/11/2023

Texto: Hosana Pedroso

Mezanino branco instalado em ambiente industrialOs mezaninos são frequentemente empregados em galpões industriais (Foto: Adobe Stock)

Mezanino é uma estrutura elevada situada entre o piso principal e o teto de um edifício, criando um nível adicional que pode ser utilizado para diversos fins, como escritórios, áreas de armazenamento ou espaços de exposição. A explicação é do engenheiro Victor Henrique Duque Castilho de Moraes, diretor-executivo da BRWK, especializada em obras e facilities. “Mezaninos podem ser construídos com diversos materiais, sendo os mais comuns a estrutura metálica e a madeira”, afirma.

Os mezaninos são frequentemente empregados em lojas de shoppings, apartamentos compactos com pé-direito alto, galpões industriais, escritórios e outros espaços comerciais que buscam otimizar a utilização do espaço vertical.

Altura mínima para execução de mezanino

Segundo Moraes, não há uma altura mínima fixa, mas a viabilidade de um mezanino depende da altura disponível e da finalidade do espaço. “Em geral, é recomendado ter uma altura livre mínima de 4 metros”, diz Moraes.

Loft ou mezanino?

O engenheiro esclarece as diferenças entre loft e mezanino: “O loft é um espaço aberto, geralmente residencial, caracterizado pela integração de diferentes funções em um único ambiente. Já o mezanino refere-se a uma estrutura elevada dentro de um espaço, podendo ser encontrado tanto em ambientes residenciais quanto comerciais”.

Qual peso suportado pelo mezanino

A capacidade de carga de um mezanino é determinada durante o projeto, levando em consideração fatores como o tipo de material utilizado, a estrutura da edificação e a finalidade do mezanino. “É crucial resolver esse quesito durante o projeto para garantir a segurança estrutural”, alerta.

Na concepção do projeto da estrutura, é preciso considerar cuidadosamente a carga a ser suportada, a integração com a estrutura existente, as normas de segurança e as necessidades específicas do cliente. “A contratação de profissionais especializados é essencial”, orienta.

Mezanino em ambiente residencialA capacidade de carga de um mezanino é determinada durante o projeto (Foto: Adobe Stock)

Quanto custa um mezanino

O custo varia de acordo com diversos fatores, incluindo o material escolhido, a complexidade do projeto e as condições do local da obra. De acordo com Moraes, mezaninos em estrutura metálica geralmente apresentam um custo inicial mais baixo, em média, de R$ 1 mil/m². “Recomenda-se a obtenção de orçamentos personalizados para uma estimativa precisa”, orienta.

Execução do mezanino

A execução envolve a montagem da estrutura conforme o projeto, considerando as especificações de carga e segurança. A instalação pode variar dependendo do tipo de material escolhido.

“O elemento pode ser revestido com uma variedade de materiais, incluindo pisos, paredes e acabamentos decorativos, adaptando-se ao design e à função desejada”, diz Moraes.

Leia também:

Mezaninos em aço são a melhor escolha para qualquer tipo de obra

Vantagens

As vantagens incluem a otimização do espaço, a flexibilidade de uso, a valorização estética do ambiente e a possibilidade de criar áreas adicionais sem a necessidade de expansões horizontais.

Colaboração técnica

Victor Henrique Duque Castilho de Moraes – É engenheiro civil e diretor-executivo e founder da BRWK, uma das cinco maiores empresas na área corporativa hospitalar e industrial no Brasil, com expertise em várias disciplinas, entre elas estruturas metálicas.