Caixa permitirá que construtoras consultem processos em tempo real
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Procedimento será viabilizado por meio de uma ferramenta eletrônica, o Painel da Construtora. Informação foi dada durante reunião do Comitê de Habitação do SindusCon-SP
A previsão é de que, em novembro, seja assinado o primeiro contrato de financiamento no formato de banco digital, e que, em dezembro, uma série de serviços esteja disponível para acesso por aplicativo (Créditos: K.D.P/ Shutterstock)
07/08/2019 | 10:15 - A Caixa Econômica Federal irá implementar o Painel da Construtora, uma nova ferramenta que permitirá a empresas acompanharem, em tempo real, por meio eletrônico, o andamento de seus processos realizados na estatal. A informação foi dada pelo diretor executivo de Habitação do banco, Matheus Neves Sinibaldi, durante reunião do Comitê de Habitação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), realizada em 1º de agosto.
A previsão é de que, em novembro, seja assinado o primeiro contrato de financiamento no formato de banco digital, e que, em dezembro, uma série de serviços esteja disponível para acesso por aplicativo.
O diretor de Habitação informou, ainda, que a Caixa pretende lançar, neste mês, o financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que deverá auxiliar no aquecimento do mercado. Com a nova modalidade, o tomador de crédito terá a opção de pagar um maior valor de prestação no início do financiamento, para diminuir o prazo da negociação.
A projeção da Caixa é de que a variação do IPCA se estabilize em torno de 3,5% ao ano nos próximos anos. De acordo com Sinibaldi, a nova modalidade iria reduzir o risco de elevação do valor das prestações, caso o IPCA retome o ritmo de crescimento de maneira expressiva.
O diretor informou que a Caixa deverá lançar também o financiamento de retrofits em edifícios abandonados, com o intuito de trazer a população para as proximidades dos centros urbanos.
Sinibaldi anunciou, ainda, que o Selo Azul está sendo revitalizado e deverá começar a ser obrigatório em projetos do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, ele disse acreditar que as novas diretrizes do programa, prometidas pelo Governo Federal no mês de julho, deverão sair somente em setembro.
Leia também:
Nova Lei amplia subsídio complementar habitacional em SP
Projeto garante direito de casais homoafetivos à moradia popular