Patologia em Edificações

Prevenção, Detecção e Tratamento para Evitar Prejuízos nas Obras

Programação
  • 11/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
    Vendas
    encerradas

    Problemas Executivos e Soluções para Fundações e Contenções de Edifícios

    Ivan Joppert Jr.

    Sócio-diretor da Infraestrutura Engenharia, foi professor em disciplinas de projeto, mecânica de solos e fundações na FAAP, na Universidade Mackenzie e no Instituto Educacional Oswaldo Cruz. É autor do livro “Fundações e Contenções de Edifícios: Qualidade Total na Gestão do Projeto e Execução”. Atuou também na Themag Engenharia, MAG Projesolos, Geostática Engenharia e MG&A Consultores de Solos.

    Patologia de Estruturas de Concreto: Prevenção, Diagnóstico e Recuperação

    Leonel Tula

    Possui 30 anos de experiência na Engenharia Civil em diversas atividades, desde projeto, consultoria, docência e pesquisa, indústria de materiais, construção, reparos e manutenção. É especialista em avaliação e recuperação estrutural, impermeabilização, proteção contra corrosão e agentes agressivos. Trabalhou nas empresas Grupo de Projetos Nucleares en Cuba; Indústria Pré-fabricado; Universidades Politécnica de Havana, Universidade de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu; Indústrias Fosroc e Denver; Consultorias Falcão Bauer e ONSITE; Construtoras Método, JHSF, ICEC e Porte.

  • 12/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA DE ALVENARIAS E REVESTIMENTOS DE FACHADAS
    Vendas
    encerradas

    Patologia em Alvenarias

    Cristiana Furlan Caporrino

    Engenheira civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e mestre em Estruturas pela Universidade de São Paulo, é diretora e responsável técnica da Furlan Engenharia e Arquitetura, empresa especializada em projetos e obras. Foi professora no Instituto Mauá de Tecnologia e na FAAP e possui experiência no cálculo, dimensionamento, projeto e execução de estruturas, parecer técnico, prestação de serviço de reforma, ampliação e recuperação estrutural. É autora do livro “Patologia das Anomalias em Alvenarias e Revestimentos Argamassados” e possui vários artigos técnicos publicados.

    Patologia de Revestimentos de Fachadas: Inspeção, Prevenção e Recuperação

    Renato Sahade

    Engenheiro civil com mestrado em Tecnologia de Construção de Edifícios pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), atua há 26 anos como consultor em patologia de concreto e revestimentos. É professor de pós-graduação pelo INBEC/UNIP, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Educ.Eng/CREA-ES nas cadeiras de Vedações, Revestimentos e Sistemas de Recuperação. Coautor do Manual de Selantes para Fachadas elaborado pelo Consórcio Habitare/Caixa, é membro da Comissão de Estudos de Argamassas de Assentamento e Revestimento (CE 018:400.004) da ABNT/CB-002.

    Tópicos
  • A produção, o controle, a fiscalização e o recebimento de obras de fachadas
  • As causas e as formas das principais manifestações patológicas: fissuras, trincas e infiltrações
  • Implicações na vida útil da edificação
  • Atitudes corretivas e preventivas alinhadas com as técnicas do bom construir
  • 13/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA EM SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS E FALHAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
    Vendas
    encerradas

    Patologia em Sistemas Prediais Hidrossanitários

    Orestes Marracini Gonçalves

    Professor Doutor, Livre Docente e Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, coordena o grupo de ensino, pesquisa e extensão de Engenharia de Sistemas Prediais do Departamento de Engenharia de Construção Civil. Diretor da Tesis Tecnologia de Sistemas em Engenharia, é membro dos conselhos da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável e do Conselho de Orientação de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Saneamento de Energia do Estado de São Paulo.

    Patologias Decorrentes de Falhas na Impermeabilização

    Maressa Menezes

    Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, é pós-graduada em Engenharia de Materiais pela mesma escola, em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Tecnologia da Impermeabilização pelo Instituto IDD-SP. Possui experiência profissional em impermeabilização e químicos para construção civil, com ênfase em assistência técnica para a especificação de produtos e sistemas em obras imobiliárias, industriais e de infraestrutura. Trabalhou na Weber Saint-Gobain, Denver, Holcim Brasil, Vedacit e Sika.

  • 14/02

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES: VISÃO GERAL, GARANTIAS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA
    Vendas
    encerradas

    Patologia das Edificações e o Impacto da Norma de Desempenho

    Ercio Thomaz

    Engenheiro civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Ex-pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, é docente do Mestrado Profissional do IPT. Autor dos livros “Trincas em Edifícios” e “Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção”, é consultor com foco em materiais e sistemas construtivos, qualidade, patologia, desempenho, alvenarias, revestimentos e fachadas, entre outros assuntos relacionados à tecnologia de edificações.

    Prazos, Garantias, Manutenção e Assistência Técnica em Edificações

    Lilian Sarrouf

    Engenheira civil pela Escola de Engenharia Mauá e administradora de empresas pelo Instituto Mackenzie, é mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC-SP. Consultora técnica da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do SindusCon-SP, coordena o Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade e o grupo de trabalho de Pós Obra da entidade paulista. Foi coordenadora técnica das publicações “Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóvel, das Áreas Comuns e do Proprietário”, do “Guia Nacional para Elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações” e do guia “Boas Práticas para Entrega do Empreendimento desde a sua Concepção”.

    Tópicos
  • Entrega do empreendimento:
    • Entrega interna – final de obra (construtora)
    • Entrega para o cliente / síndico
    • Manual do proprietário e das áreas comuns
    • Programa de Manutenção – Modelo
    • Prazos de Garantias
  • Pós entrega
    • Assistência Técnica – atendimento
  • Como será a transmissão
    Conteúdo especializado ao vivo no conforto do seu escritório

    Essa jornada será transmitida ao vivo, exclusivamente pela internet, permitindo que você acesse conteúdo de qualquer computador conectado à rede.

    É uma experiência completa que garante áudio de qualidade, vídeo do apresentador em alta definição e visualização de todo o material de apoio.

    Além de tudo, você participa com perguntas em tempo real, o que garante maior interação.

    Cada módulo será transmitido em um dia, terá 2h de duração, com duas palestras de 45 minutos. Ao final, haverá uma sessão de perguntas e respostas de 30 minutos.

    Caso não consiga participar do evento ao vivo, assista à gravação (disponível durante 90 dias).

    Sobre o evento
    Por que participar?

  • Ter uma visão ampla sobre as principais patologias em edificações e suas origens nas fases de planejamento, projeto, especificação de materiais e sistemas construtivos e na execução das obras;
  • Compreender o impacto da Norma de Desempenho em relação à prevenção, detecção e tratamento das patologias, considerando aspectos de garantia, manutenção e assistência técnica;
  • Informar-se e tirar dúvidas sobre problemas executivos e soluções para anomalias em fundações e contenções;
  • Conhecer técnicas de prevenção, diagnóstico e recuperação de estruturas de concreto armado;
  • Entender as origens e as causas imediatas de anomalias em alvenarias, as medidas preventivas e as soluções indicadas;
  • Conhecer as principais causas de patologias em revestimentos para fachadas e listar recomendações para evitar a necessidade de ações corretivas de alto custo;
  • Saber como evitar a ocorrência de vazamentos, infiltrações, entupimentos, mau cheiro, retorno de espuma e outros problemas recorrentes em instalações hidrossanitárias;
  • Ter ciência das manifestações patológicas causadas pela ausência ou falhas de impermeabilização.
  • Público-alvo

    Engenheiros de obras, reformas e recuperações, coordenadores, diretores técnicos, projetistas, arquitetos, tecnólogos, professores, pesquisadores, estudantes, fornecedores de materiais e serviços e todos os profissionais envolvidos nas áreas de projeto, execução, recuperação, reparos, reformas e manutenção de obras de edificações.

    Sobre o evento

    O principal objetivo deste evento online é capacitar os profissionais da construção civil para a prevenção, detecção e tratamento de manifestações patológicas em edificações.​

    Com as empresas e os profissionais do setor ainda lutando para sair da crise, é imprescindível garantir a segurança técnica dos empreendimentos e evitar prejuízos capazes de reduzir as margens, já apertadas, de construtoras e incorporadoras.​

    Especialistas vão apresentar, a partir de casos reais, as causas e as decorrências de patologias em fundações, estruturas, vedações, revestimentos e instalações hidrossanitárias.​

    Serão 4 encontros virtuais (módulos), transmitidos pela internet, cada um com duração de duas horas. Cada dia terá duas palestras e uma sessão de perguntas e respostas, na qual os participantes poderão interagir, ao vivo, com os palestrantes.​.

    Realização: Curadoria:
    Patrocínio:
    Apoio institucional: