Estruturas de Edifícios

Melhores Práticas, Alternativas Tecnológicas e Cuidados de Projeto, Execução e Fiscalização

Programação
  • 24/11

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • CUIDADOS NO PROJETO E EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

    Vendas
    encerradas

    Recomendações Técnicas no Projeto e Execução de Estruturas de Concreto para Edifícios

    Eng. Ricardo França

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado também pela Poli-USP, onde foi professor na graduação e pós-graduação. É diretor da França e Associados Engenharia, empresa vencedora do Prêmio BIM, do SindusCon-SP, em 2016, e do Prêmio Talento Engenharia Estrutural em 2006 e 2018 e conselheiro da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). Possui vasta e notória experiência em estruturas, principalmente sobre pilares, efeitos de segunda ordem e concreto armado.

    Cuidados Técnicos de Execução e Fiscalização de Estruturas de Concreto para Edifícios – Cases Lucio Engenharia

    Eng. Roberto Clara

    Engenheiro civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é diretor da Lucio Engenharia, incorporadora e construtora com forte atuação em São Paulo. Com 37 anos de experiência na execução de edificações residenciais, industriais e comerciais, é membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

  • 25/11

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • SISTEMAS DE FÔRMAS E PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS

    Vendas
    encerradas

    Sistemas de Fôrmas para Edifícios: Cuidados de Especificação, Dimensionamento e Execução

    Eng. Nilton Nazar

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá, é mestre em habitação pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). Possui também graduação em administração de empresas pela Universidade Mackenzie (1979) e foi professor da Escola de Engenharia Mauá. Sócio-diretor da Hold Engenharia, é autor do livro “Fôrmas e Escoramentos Para Edifícios – Cuidados para Dimensionamento e Escolha do Sistema.”

    Execução de Estruturas de Concreto Armado no Brasil: Produtividade Atual e Caminhos para sua Melhoria

    Eng. Ubiraci Espinelli Lemes de Souza

    Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é diretor das empresas de consultoria Produtime e Indicon Gestão e Tecnologia. Autor dos livros “Como Reduzir Perdas nos Canteiros” e “Como Aumentar a Eficiência da Mão-de-Obra”, além do “Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil – Volume 1 – Estruturas de Concreto Armado Convencional e Estrutura em Paredes e Lajes de Concreto Moldadas com Uso de Fôrma de Alumínio”, publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

  • 26/11

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • ALVENARIA ESTRUTURAL E PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS IN LOCO

    Vendas
    encerradas

    Alvenaria Estrutural: Cuidados de Projeto e Execução

    Eng. Cláudio Puga

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, cursou pós-graduação em estruturas também na Poli-USP. Sócio-fundador da Cláudio Puga & Engenheiros Associados, é especialista em projetos estruturais em concreto armado e protendido, moldado no local e pré-moldado, parede de concreto e alvenaria estrutural. Participa da comissão de estudos da norma ABNT NBR-16055, que estabelece requisitos e procedimentos para as paredes de concreto moldadas no local para a construção de edificações.

    Paredes de Concreto Moldadas In Loco: Cuidados de Projeto e Execução

    Eng. Augusto Pedreira de Freitas

    Conselheiro e ex-presidente da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é diretor da Pedreira de Freitas Engenharia, especializada em projetos estruturais no sistema tradicional, parede de concreto e pré-moldados. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, recebeu do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), em 2016, o Prêmio Emílio Baumgart, criado em 1978 e destinado aos profissionais de destaque na área de Engenharia Estrutural.

    Tópicos
  • Variantes de paredes de concreto: quantas paredes considerar como estruturais?
  • Projetando a arquitetura pensando na parede de concreto
  • Interface das paredes de concreto com instalações
  • Concreto: como cuidar do insumo principal da parede de concreto?
  • Detalhes de execução que podem fazer a diferença
  • Cuidados com logísticas de canteiro
  • 27/11

  • 15h às 17h

  • ao vivopela internet
  • ESTRUTURAS METÁLICAS E STEEL FRAMING

    Vendas
    encerradas

    Estruturas Metálicas: Projeto, Dimensionamento e Cuidados de Execução

    Eng. Jary de Xerez Neto

    Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é especialista em estruturas e possui um acervo técnico com mais de 450 projetos já executados. É um dos autores do livro “Estruturas Metálicas – Manual Prático para Projetos, Dimensionamento e Laudos Técnicos” (Editora Oficina de Textos). Finalista do Prêmio Talento Estrutural de 2018, atuou em diversas obras e projetos da Petrobras.

    Projeto Estrutural e Execução de Steel Framing

    Eng. Riberto Carminatti Júnior

    Engenheiro civil pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em construção civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor da Tecnobra – Tecnologia em Construção a Seco, é especialista no sistema construtivo Steel Framing. Atua desde 2008 nessa área com desenvolvimento de projeto estrutural, execução de edificações, cursos e consultoria técnica.

    Vantagens
    4 dias de evento
    8 palestras
    Perguntas e Respostas ao vivo
    Grandes nomes do mercado
    Seleção exclusiva de conteúdo multimídia (e-books, matérias, lives, podcasts, manuais técnicos e muito mais!)
    Avaliação online
    Certificados de participação
    Acesso às gravações – assista quantas vezes quiser por 90 dias após o evento
    Oferta imperdível
    MELHOR COMPRA

    Jornada
    completa

    (4 módulos)

    Vendas encerradas

    Módulo 1 - 24/11


    Vendas encerradas

    Módulo 2 - 25/11


    Vendas encerradas

    Módulo 3 - 26/11


    Vendas encerradas

    Módulo 4 - 27/11


    Vendas encerradas
    Como será a transmissão
    Conteúdo especializado ao vivo no conforto da sua casa ou escritório

    Essa jornada será transmitida ao vivo, exclusivamente pela internet, permitindo que você acesse conteúdo de qualquer computador conectado à rede.

    É uma experiência completa que garante áudio de qualidade, vídeo do apresentador em alta definição e visualização de todo o material de apoio.

    Além de tudo, você participa com perguntas em tempo real, o que garante maior interação.

    Cada módulo será transmitido em um dia, terá 2h de duração, com duas palestras de 45 minutos. Ao final, haverá uma sessão de perguntas e respostas de 30 minutos.

    Caso não consiga participar do evento ao vivo, assista à gravação (disponível durante 90 dias).

    Sobre o evento
    Por que participar?

  • Atualizar-se em relação aos principais cuidados técnicos no projeto, execução e fiscalização de estruturas de concreto armado em edifícios;
  • Conferir os principais sistemas de fôrmas para concreto disponíveis no mercado, critérios de escolha e os principais cuidados no dimensionamento e execução;
  • Conhecer indicadores de produtividade na execução de estruturas de concreto armado: fôrmas, armação e concretagem;
  • Informar-se sobre os principais cuidados de projeto e execução de alvenaria estrutural;
  • Atualizar-se em relação às melhores práticas de projeto e execução de paredes de concreto moldadas in loco;
  • Conhecer os principais cuidados no projeto, dimensionamento e execução de estruturas metálicas;
  • Saber quais são as principais recomendações técnicas e cuidados no projeto estrutural e execução do sistema steel framing.
  • Público-alvo

    Engenheiros civis, arquitetos, técnicos, tecnólogos e estagiários que trabalham ou pretendem atuar com projeto e execução de edifícios. Profissionais de construtoras e incorporadoras que se relacionam com os canteiros, contratantes de obras privadas e públicas, além de projetistas e fornecedores de materiais, tecnologias e serviços para o setor.

    Sobre o evento

    O objetivo deste evento online é atualizar os profissionais do meio técnico da construção civil sobre as principais alternativas tecnológicas e as tendências de projeto e execução de estruturas para edifícios.

    Projetistas, construtores, especialistas e consultores vão compartilhar experiências de otimização de custos, aumento de produtividade, melhoria de desempenho e durabilidade, resolução de problemas de projeto e/ou execução e prevenção de erros, anomalias e patologias.

    A construção civil, especialmente na área residencial, tem sido um dos setores menos afetados em sua produção pela crise da pandemia do novo coronavírus. Isso vai exigir dos profissionais e das empresas uma renovada capacidade técnica e de gestão para enfrentar os desafios de uma demanda crescente.

    Serão 4 encontros virtuais (módulos), transmitidos pela internet, cada um com duração de duas horas. Cada dia terá duas palestras e uma sessão de perguntas e respostas, na qual os participantes poderão interagir, ao vivo, com os palestrantes. Os participantes terão acesso, além das palestras e da sessão interativa de perguntas e respostas, a conteúdos adicionais que separamos em nossa plataforma de ensino: vídeos, livros, cartilhas digitais, artigos, reportagens e materiais didáticos relacionados aos temas abordados.

    Realização: Curadoria:
    Patrocínio:
    Apoio institucional: