Ir para o portal

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Ir para a galeria

O maior acervo nacional de imagens e informações sobre as realizações da arquitetura brasileira.

Ir para o portal

Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística.

Ir para o site

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Ir para o site

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Ir para o site

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

Soluções de marketing para fornecedores
Palestrante

Oswaldo Cascudo

Professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG), faz parte da equipe pioneira nos trabalhos em durabilidade do concreto no Brasil, coordenando importantes projetos de pesquisas e trabalhos de consultoria na área de tecnologia dos materiais cimentícios (concreto e argamassa) e da patologia e terapia das construções – corrosão das armaduras, diagnóstico e prevenção de manifestações patológicas, recuperação estrutural, entre outros. Atualmente, dedica-se ao estudo dos indicadores de durabilidade no concreto e aos modelos preditivos de vida útil para as estruturas. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (1987), com mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da USP e pós-doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées (Laboratoire Matériaux et Durabilité des Constructions), em Toulouse, na França. Possui 338 publicações técnicas e científicas contabilizadas, é autor do livro “O Controle da Corrosão de Armaduras em Concreto – Inspeções e Técnicas Eletroquímicas” e coeditor, no Brasil, da obra "Durabilidade do Concreto".

Web Seminário

Saiba como usar o Concreto de Alto Desempenho para atender aos requisitos de durabilidade e vida útil das estruturas da NBR 15.575/2013

A palestra enfoca os conceitos contemporâneos do desempenho aplicado às estruturas de concreto, baseado nas premissas dos aspectos funcionais e de durabilidade e vida útil. O conteúdo versa sobre o cimento Portland, com destaque para o Concreto de Alto Desempenho (CAD) e seus requisitos básicos de elevadas trabalhabilidade, resistência e durabilidade. Em meio às exigências atuais da norma “NBR 15575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho”, que pede uma Vida Útil de Projeto (VUP) mínima de 50 anos para os sistemas estruturais, a palestra tece considerações sobre os indicadores de durabilidade e sobre os modelos preditivos de vida útil, como ferramentas fundamentais voltadas à garantia do desempenho das estruturas de concreto.

Assista à gravação da palestra
  1. Programação:
    Concreto de Alto Desempenho: evolução e tendências na aplicação estrutural
    • Palestrante: Oswaldo Cascudo, professor da Universidade Federal de Goiás


      • Tópicos:

      • Conceitos, definições e histórico dos concretos de cimento Portland;
      • Concreto de alta resistência (CAR) versus concreto de alto desempenho (CAD);
      • Requisito da alta trabalhabilidade para os CAD e mecanismos de ação dos aditivos superplastificantes;
      • Requisito da alta resistência para os CAD e o papel das adições minerais, com efeito na microestrutura e zona de transição dos concretos;
      • Requisito da alta durabilidade para os CAD;
      • Indicadores de durabilidade e modelos preditivos de vida útil;
      • Exemplos de CAD no Brasil e no mundo;
      • Exemplos de grandes obras com concretos formulados e estruturas concebidas sob a ótica do desempenho, para VUPs iguais ou superiores a 100 anos.
  1. Apresentação do patrocinador: Como Concretos Especiais tornam-se economicamente viáveis a partir do desempenho técnico
    • Palestrante: Engº MSc. Marcus Coimbra Israel – Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos
    • As construtoras no Brasil começam a enxergar a racionalização como um diferencial competitivo alcançado através da industrialização dos canteiros. A mudança começa no entendimento do custo do metro quadrado aplicado, forçando as empesas a olharem não mais o preço isolado de produtos e insumos, mas os ganhos proporcionados pelo uso de soluções construtivas que permitem diminuir perdas e desperdícios, otimizar o uso da mão de obra, reduzir tempo de obra, além de melhorar o desempenho e vida útil das edificações reduzindo o custo pós obra. Nessa linha, os concretos especiais vêm ocupando espaço mesmo em construções populares.

Público-alvo

Todos os profissionais relacionados direta ou indiretamente com projeto e execução de obras interessados em aprimorar seus conhecimentos e otimizar o desenvolvimento de seu trabalho.

O que é um Web Seminário
Conteúdo especializado ao vivo no conforto do seu escritório

Web seminário é um evento transmitido via Internet que permite que você acesse conteúdo especializado ao vivo, de qualquer computador conectado à rede.

É uma experiência completa que garante áudio de qualidade, vídeo do apresentador em alta definição e visualização de todo o material de apoio.

Além de tudo, você participa com perguntas em tempo real, o que garante maior interação.

  1. Recomendações
    • Faça sua inscrição com antecedência.
    • No dia do evento, acesse o link (que será enviado ao seu e-mail) com, pelo menos, 20 minutos de antecedência.
    • Aproveite a oportunidade! Junte os seus colaboradores e atualize toda a sua equipe.